Decoração

Como planejar e organizar closets e armários

Gazeta do Povo
06/04/2018 18:00
Thumbnail

Crédito: Todeschini / divulgação.

Deixar o closet bem organizado pode facilitar o dia a dia. E mesmo que você não tenha esse espaço dedicado exclusivamente ao vestuário, as dicas também valem para planejar o armário e o guarda-roupa. Logo abaixo, as arquitetas Thalita Miyawaki e Erika Fukunishi, da EFTM Arquitetura, explicam como promover a organização desses espaços sem muito trabalho.
Uso frequente
Em primeiro lugar, é preciso saber o que será guardado no espaço, a fim de planejar a ordem das roupas e acessórios em cada mobiliário. As peças de uso frequente precisam estar em acesso fácil. Também não deve ser descartada a preferência de organização de quem usa o guarda-roupa, pois cada um tem uma particularidade.
Closet feminino. Crédito: Nenad Radovanovic.
Closet feminino. Crédito: Nenad Radovanovic.
Mobiliário
Quando o closet é um espaço fechado anexo ao quarto, ele pode ser projetado ou mesmo criado com mobiliário solto. A mesma coisa vale para quem quer organizar o guarda-roupa. O importante é que, se for um espaço pequeno, é preciso de uma área suficiente para que as roupas fiquem arejadas. “É muito importante que cada pessoa tenha seu próprio armário ou, pelo menos, uma quantidade de portas delimitada para cada um”, sugere a arquiteta Erika Fukusishi.
Soluções funcionais
Tudo deve estar ao alcance de quem usa o espaço. “É interessante colocar corrediças deslizantes, principalmente nas prateleiras profundas, pois assim fica mais fácil visualizar o que há na segunda fileira”, explica Erika. Para você ver o que há nos espaços, são indicadas portas de vidro. As de espelho ajudam a ver como ficou o look.
Closet masculino. Crédito: Nenad Radovanovic.
Closet masculino. Crédito: Nenad Radovanovic.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!