Projetos para inspirar

Decoração

Como trazer conforto, aconchego e calor para a decoração por meio da madeira

Luan Galani
09/02/2021 21:38
Thumbnail

Projeto de casa em penhasco, em Manhattan, nos Estados Unidos, pensado pela arquiteta e designer de interiores Carla Guilhem. | Divulgação

A madeira nunca perde sua majestade. Nos projetos de decoração, ela aparece em sua forma maciça ou em painéis decorativos. Seja sozinha ou misturada com outros revestimentos, em móveis e bancadas, ou como acabamento para paredes. E, independentemente do jeito que é empregada, ela é um dos materiais 'quentes' que garante conforto e aconchego para os ambientes.
Confira 9 projetos inspiradores que estão em destaque no Portfólio HAUS, plataforma inédita construída sob medida para inspirar os leitores e potenciais clientes, e conectá-los de forma rápida aos melhores profissionais da arquitetura, do design e da decoração. Esse novo espaço permite procurar inspirações por tipo de projeto, metragem, cômodo, entre tantos outros filtros.

Amadeirado clarinho

A arquiteta Giovanna Ataíde projetou um apartamento de 30 m² com integração total, focando em espaços para descanso, preparo de refeições e para receber amigos e familiares. Repare que a madeira clarinha, que ajuda a iluminar os ambientes com DNA neutro, aparece em diversos detalhes, como os nichos, os armários sob medida, a bancada e o ripado.

Painéis esculturais

Projeto de casa em penhasco, em Manhattan, nos Estados Unidos, pensado pela arquiteta e designer de interiores Carla Guilhem.
Projeto de casa em penhasco, em Manhattan, nos Estados Unidos, pensado pela arquiteta e designer de interiores Carla Guilhem.
Para uma residência sobre um penhasco com vista para Manhattan e um lago, em Nova York, a arquiteta e designer de interiores Carla Guilhem priorizou a vista e a iluminação natural por meio dos panos de vidro. No interior, destaque para o balé conceitual entre as formas geométricas e as orgânicas, como os painéis de madeira que figuram em diversas paredes da casa.

Bancadas e divisórias

A arquiteta Juliana Miranda projetou um escritório de advocacia sofisticado e com espaços amplos que mantiveram o pé-direito duplo da entrada, e que privilegiaram a bela vista da cidade. Nas mesas como revestimento e em alguns ambientes na forma de painéis lisos ou ripados, a madeira trouxe uma atmosfera prática, atemporal e elegante.

Decoração neutra

A arquiteta Ana Letícia Virmond pensou a decoração de um apartamento com amplo pé-direito duplo. O desejo do cliente era tornar os espaços leves e aconchegantes. Para isso, a aposta da profissional foi nos painéis de madeira com acabamento fosco e detalhes em laca off-white. Tons naturais foram empregados para tornar os ambientes agradáveis e calorosos, e a junção de materiais e texturas contribui para um toque contemporâneo. Assim, as cores neutras, branco e caramelo favorecem um cenário leve e acolhedor, que remete à ideia do bem-estar da família e amigos.

Modernidade e sofisticação

Um dos mais tradicionais hotéis de Curitiba, o Grand Hotel Rayon passou por uma reforma projetada pelo arquiteto Eduardo Mourão. O hotel oferece agora novas e exclusivas opções gastronômicas, de entretenimento e lazer. Entre elas, estão o restaurante asiático Hai Yo, do estrelado chef Kazuo Harada, e o Room 1424, um clube de música ao vivo.
Tudo foi pensado para receber os hóspedes e visitantes com conforto. Para enaltecer a elegância do espaço, foram utilizados materiais nobres e atuais, como mármores, porcelanatos, aço inox e veludo. No lobby do hotel, foi realizada uma grande intervenção, com a substituição do piso de granito cinza por um porcelanato bianco de grandes dimensões, e o revestimento das paredes com chapa de melamina.

Aconchego que abraça

Reformar a área total de 703 m², criar espaços distintos, porém integrados, e refazer a cozinha industrial padronizada para receber o chef italiano que comanda o restaurante. Esse foi o pedido do cliente para Daiane Moraes.
Na entrada, chama a atenção a pintura da artista visual Raquel Lima, com mais de 20 m². A marcenaria interna e as cores vibrantes e intensas lembram a força do vinho, principal bebida oferecida no estabelecimento. Além de promover efeitos de acústica, com iluminação geral e focada, que torna o ambiente extremamente agradável.

Mais rústico

O pedido foi reformar e dar nova vida à residência, depois de sete anos de uso. Entre as demandas, estava a transformação de uma sala de lareira em um ambiente destinado à degustação de vinhos. Embora o universo da bebida tenha sido o ponto de partida, o projeto incorporou a modernidade do casal. Sobre uma lareira a álcool em Onix Verde Paquistano iluminado, um revestimento em madeira tipo demolição com logo de vinhos em baixo relevo elevou-se pelo pé-direito duplo, com um jardim vertical e nichos de aço Corten, de fundo em acrílico, para abrigar grandes safras. O projeto é assinado pela arquiteta Viviane Busch.

Mobiliário

As arquitetas Tatiana Ravache e Laura Ribas projetaram um novo office para a Safegold, empresa de gerenciamento de capital. Na proposta, seriedade e credibilidade por meio de ambientes fluidos, sofisticados e integrados. O projeto alia sofisticação e funcionalidade.
Um armário do piso ao teto traz nichos iluminados, com frentes ripadas, além de mobiliários de madeira, que contrastam com os elementos modernos e conferem calor aos ambientes.

Texturas e piso

O home theater foi idealizado para atender a necessidade dos clientes de criar uma área mais íntima, que antecedesse os quartos, em um ambiente com todo o requinte e aconchego desejado pela família.
Inspirada no perfil dos moradores, a dupla de arquitetas Amanda Beê e Monique Mazurkievz, do escritório AMMO Arquitetura e Interiores, apresentou um estilo contemporâneo, atemporal e sofisticado, em composição harmônica de materiais e texturas, como o mármore e o couro. A mescla de tons partiu da escolha de itens, como o piso de madeira maciça, que traz o aconchego do revestimento natural.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!