Decoração

Como usar tapetes do jeito certo em diferentes cômodos

Sharon Abdalla
10/12/2019 18:53
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Redondos, quadrados, retangulares. Lisos, listrados, estampados. De veludo, com pelo alto, de sisal. O universo dos tapetes é praticamente infinito, o que faz com que a escolha do modelo adequado para cada ambiente não seja tão fácil quanto pode parecer.
Isso porque, mais do que apenas um item decorativo, a peça cumpre funções, que são as de contribuir com o conforto térmico, acústico e até espacial do ambiente. Afinal, um tapete com dimensões desproporcionais às do local onde foi instalado pode torná-lo visualmente menor ou grande demais, contribuindo para a sensação de aperto ou de que há espaços vazios no cômodo.
Isto não significa, entretanto, que não se possa brincar com modelos, texturas, tamanhos e até mesmo com a mescla deles nos ambientes. “Em uma sobreposição, por exemplo, você pode ter dois modelos quadrados, um com franja e outro sem”, sugere a arquiteta Ana Sikorski, da Moca Arquitetura. Ou seja, o que vale mesmo é dar asas à criatividade, tendo a harmonia da composição como objetivo, como lembra a arquiteta Francesca Alzati, diretora da By Kamy, uma das principais grifes de tapetes decorativos.
“Tenha tapetes em casa, mas não os use somente como forração, pois assim vai parecer uma loja de mobiliário. Use o tapete como obra de arte, misture desenhos geométricos, use uma base lisa e sobreponha tapetes antigos. O tapete foi a primeira [área do] design têxtil, ele tem que ser respeitado”, completa a diretora.
Confira no vídeo as dicas das especialistas para acertar na escolha e aproveitar todo o potencial que os tapetes têm a oferecer.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!