Decoração

Confira em primeira mão os ambientes da Mostra Artesanal Mais

Gazeta do Povo
09/09/2015 21:46
Thumbnail

Ambiente assinado pela arquiteta Gislaine Tourinho, que se inspirou nas tardes de primavera, motivos florais e pássaros. Fotos: Nenad Radovanovic/Divulgação | Nenad Radovanovic

A loja Artesanal Mais, presente há mais de 20 anos no mercado de móveis e design, abriu sua primeira mostra de decoração na última quarta-feira (2). São 21 ambientes assinados que resgatam o aconchego e a elegância de uma decoração mais artesanal, com o tema “os melhores momentos do dia”.
“A proposta é que os ambientes sejam nomeados conforme os momentos do dia, refletindo o cotidiano das pessoas, dos horários de convívio em família ou com amigos”, conta o arquiteto Dalton Vidotti, que realizou a curadoria da exposição.
Veja os ambientes em exposição!
LEIA MAIS:
Happy Hour do Jornalista
Ambiente criado pela decoradora Adriana Collita com inspiração nos jornalistas. O amarelo Veuve Clicquot, cor predominante no ambiente, foi escolhido para descontrair, estimular, aumentar a criatividade, despertar e encher de otimismo quem acaba de sair do trabalho.
Casa do Lago
O conceito do espaço da arquiteta Andréa Benthien foi criar a atmosfera de uma casa no lago, onde se preza por momentos de relaxamento e máximo de conforto. As salas de estar e jantar contam com um toque rústico por meio da fibra sintética e madeira de demolição. A sala possui uma tela que reflete a água, trazendo um pouco da natureza para dentro de casa. Os tons são repetidos nos tecidos escolhidos para as almofadas que compõem o ambiente. O grande desfecho é a vista para o lago: o deque em madeira recebe móveis externos que convidam as pessoas a usufruírem ao máximo a paisagem.
Sala de Almoço e Sollarium
Uma sala de almoço rústica mesclada ao contemporâneo. O ambiente dos arquitetos Karla e Filipe Bender busca mostrar o lado mais rudimentar da arquitetura de interiores, algo que se distancia um pouco da cultura curitibana. Sempre trabalhando a funcionalidade aliada à estética, o ambiente utiliza a madeira de diversas maneiras. O tapete bem colorido e os adornos nas prateleiras vestem o jantar. Nas escadas, um espaço neutro de passagem, que valoriza o pé direito e a comunicação entre o térreo e o segundo pavimento.
Sala Café da Manhã
A proposta da arquiteta Caroline Bollmann para a Sala Café da Manhã foi transformar o espaço numa sala alegre e convidativa, para começar o dia de bem com a vida, de forma leve e colorida. O destaque principal do ambiente é o verde que se destaca tanto na parede do hall de entrada quanto nas peças decorativas e na releitura da cômoda clássica. A simetria do projeto que enquadra a mesa de jantar juntamente com o buffet deixa o espaço linear, bem organizado e delicado.
Relax Time
Assinado pela arquiteta Cindy Maia, o ambiente foi idealizado para uma pessoa viciada em viagens. Alguém que ama estudar sobre suas aventuras futuras e necessita de um local para guardar os objetos que traz de cada lugar que visita. Relaxante e divertido, o projeto mantém um ar moderno com um requinte rústico. As cores fortes trazem vida e os objetos decorativos remetem a viagens, como malas, baús e mini container utilizado como mesa lateral. O papel de parede com desenhos de pontos turísticos europeus é ousado e divertido, assim como o pórtico que marca o ambiente.
Estar da Noite
Um espaço aconchegante para proporcionar o descanso sem perder o toque de sofisticação: esse foi o ponto de partida das arquitetas Clarice Volpi e Simone Volpi. Materiais como o couro levam o conforto e o veludo e cristais remetem à elegância, harmonizando o ambiente com muito requinte.
Estar Happy Hour
Um ambiente para receber os amigos, brindar a vida, saborear um licor. A ideia da arquiteta Claudia Romano foi transmitir aconchego e funcionalidade. A cor cinza traz a sobriedade que o estar pede, a madeira proporciona o aconchego e o tijolo quebra a austeridade, dando um pequeno toque de descontração.
Home Office
A aliança entre o trabalho e a leitura é o pano de fundo do Home Office desenvolvido com mobiliário que une os estilos clássico e contemporâneo. A mistura de materiais como madeira, vidro, tecido e fibras naturais confere movimento ao ambiente da arquiteta Dora Peixoto.
Hall e Lavabos
Por se tratar de um hall do antigo paiol, o ambiente rústico foi preservado, com toques de modernidade, criando um espaço contemporâneo. O jogo de contrastes entre a atmosfera campestre e o egocentrismo urbano se mescla no ambiente, com o uso de objetos de decoração rústicos e a permanência dos revestimentos existentes em composição com os espelhos, as cores vibrantes e o lustre imponente. O ambiente é das arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki.
Sala de Jantar
O ambiente concebido pelas designers de interiores Gisele Busmayer e Carolina Reis possui um conceito contemporâneo com detalhes elegantes e clássicos. Prevalecem as cores neutras para dar a sensação de leveza. A novidade do projeto é o painel recortado à laser em dois níveis diferentes.
Estar da Leitura
O projeto de interiores da arquiteta Isabela Pilagallo foi desenvolvido baseado no mobiliário despojado e elegante da loja, misturando o estilo rústico da madeira, o moderno dos espelhos e o clássico do mobiliário e objetos de decoração. Com cores fortes para esquentar o clima de inverno, o ambiente visa proporcionar o aconchego inspirado nas salas de leitura europeias.
Praia
A proposta da arquiteta Luciana Glock Gusso para o espaço com tema praia é um grande living para área externa com layout descontraído e integrado. O ambiente tem a cor do mar como principal referência e os tons de azul estão presentes em diferentes estampas geométricas que contrastam com o branco e cobre.
Piscina
O ambiente das arquitetas Marina Canhadas e Sabina Bottarelli foi todo pensado em função do tema proposto: piscina. Alguns mobiliários foram essenciais, como um ombrelone para proteção contra os raios solares, um deque de madeira que remete muito à uma superfície molhada antiderrapante e com aspecto natural, as espreguiçadeiras, o mais confortável possível para um momento de relaxamento, bem como uma área de estar bem refrescante e aconchegante. As cores de destaque são o branco, presente no mobiliário da linha Napoli, e detalhes complementares em marsala, cor Pantone do ano.
Chá das Cinco
Inspirado na Inglaterra, o ambiente da arquiteta Rafaella Busatto retoma os conceitos mais clássicos referentes à tradição do “Chá das Cinco”, iniciada no século XIX, com a duquesa de Bedford. O mobiliário escolhido em tons mais neutros e sóbrios contrasta com os objetos de decoração nas cores dourado e azul. A sofisticação e o requinte do espaço retratam um antigo costume que até hoje é realizado, não só na Inglaterra, mas em diversos países.
Casa de Campo
As designers de interiores Raquel e Camila Frizzas optaram pelo mix de móveis em fibra e madeira, misturando o rústico com o moderno. As cores utilizadas foram predominantemente escuras, como o preto e tons amadeirados, em conjunto com alguns objetos decorativos em tonalidades contrastantes. O espaço foi projetado para que a pessoa sinta-se em casa, perto de sua família, um lugar perfeito para relaxar.
Espaço Confraria
O espaço remete a um local agradável para degustar um bom vinho ou desfrutar de um jantar com amigos. O ambiente, assinado pela arquiteta Renata Sguario, é ideal para uma residência ou até um charmoso haras.
Home Theater
O ambiente para ver filmes foi concebido pela arquiteta Sabrina Paciornik e pela designer de interiores Salete Borba como um espaço tranquilizante. As texturas foram exploradas de forma intensa para estimular a sensação de aconchego e bem-estar. Painéis de treliça conferem privacidade sem tirar a integração com os demais espaços. Os tons neutros com leves toques de cor e o uso estratégico de vegetação complementam e criam o desfecho ideal para um local sofisticado e acolhedor.
Estar da Tarde
Na concepção deste projeto, a arquiteta Suelen Parizotto integrou sala de estar e varanda. A mistura de elementos como vidro, madeira e inox cria um contraste necessário para um projeto com conforto e sofisticação.
Almoço na Cantina
As cantinas italianas foram o ponto de partida para o ambiente da arquiteta Viviane Tabalipa. Anteriormente, o espaço foi uma cozinha pertencente à Sra. Anastácia Jacoski e, mais tarde, esta casa tornou-se uma loja, a atual Artesanal Mais. Ao reformá-la, o proprietário manteve alguns elementos, como o piso em tijolo de demolição e o fogão a lenha, que remete às deliciosas lembranças da família. Estes detalhes tão marcantes na história do imóvel influenciaram na escolha dos materiais: o lambril amadeirado nas paredes, os móveis em madeira de demolição e a parede na cor Red Wine, da Renner, criando um ambiente rústico, porém acolhedor. O novo layout proporciona uma área para jogar conversa fora, saboreando um bom café ou até mesmo escolhendo excelentes vinhos, que estarão à venda no espaço.
Pôr do Sol na Varanda
A proposta do paisagista Wolfgang Schlögel foi criar um ambiente com o aconchego de um quintal de casa. O mobiliário escolhido é todo adaptado para resistir às intempéries, com estrutura em alumínio, tecidos e pinturas especiais. O elemento mais forte do espaço é a lareira, que promove a união das pessoas ao seu redor e foi inserida para que todos permaneçam pelo maior período de tempo possível no ambiente. Além disso, há ainda o fato de a loja ter sido uma casa e alguns elementos característicos foram mantidos pelo profissional.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!