Decoração

As 7 decorações de Natal mais estranhas do mundo. Tem até escultura de rabanete

Stephanie D'Ornelas*
10/12/2018 11:58
Thumbnail

Esconder um enfeite de picles de pepino na árvore para as crianças acharem é uma das tradições natalinas curiosas pelo mundo. Reprodução: Fotolia

Cada país tem seus próprios costumes curiosos na hora de decorar a casa – pelo menos vistos por olhares estrangeiros. Tradições que envolvem a decoração de Natal ao redor do mundo são um exemplo disso e vão desde desde um bode gigante que sofre “ataques terroristas” todos os anos até verduras que, em vez de salada, viram enfeites. Há também troncos enfeitados que “defecam” presentes para as crianças. HAUS selecionou algumas dessas decorações natalinas estranhas. Confira:

Pepino natalino

Foto: Christbaumschmuck der Firma Inge-Glas, Neustadt bei Coburg, Deutschland/WikiCommons
Foto: Christbaumschmuck der Firma Inge-Glas, Neustadt bei Coburg, Deutschland/WikiCommons
Na Alemanha, uma antiga tradição que persiste até hoje consiste nos adultos esconderem um ornamento em forma de pepino na árvore de Natal da família na véspera da celebração. A primeira criança que encontra o picles pela manhã recebe um presente especial – do Papai Noel, é claro.

Esculturas em rabanetes

Foto: Drewleavy/WikiCommons
Foto: Drewleavy/WikiCommons
“A Noite dos Rabanetes” é uma tradição natalina na cidade de Oaxaca, no México, desde o fim do século 19. Todos os anos, no dia 23 de dezembro, há um mercado de Natal na cidade. Tudo começou quando, no passado, talentosos escultores vendiam suas obras no local. Notando a popularidade das peças, um grupo de agricultores resolveu esculpir suas próprias figuras em frutas e verduras.
O sucesso foi tão grande que, mais de um século depois, a atração continua, com foco nas esculturas de rabanete. Mais de 100 comerciantes participam da feira e milhares de visitantes se reúnem para conferir as exposições anuais. Agricultores cultivam rabanetes especialmente grandes para o evento, e o autor da escultura eleita como a mais bonita leva 12 mil pesos (cerca de R$ 2 mil) para casa.

Número dois

Foto: lamoix/Flickr
Foto: lamoix/Flickr
Ao lado de Maria, José, o Menino Jesus, ovelhas e os Reis Magos, uma figura peculiar compõe o presépio tradicional da Catalunha. É o “El Caganer” – literalmente, “o cagão” -, figura que aparece defecando no cenário. A estranha tradição também pode ser observada em outras partes da Espanha, como em Andorra, Ilhas Canárias e algumas partes de Portugal.

Tronco

Foto: Greg Gladman/Flickr
Foto: Greg Gladman/Flickr
Os catalães também têm o “Tronco de Natal” (em catalão, “Tronco de Navidad”, ou “Caga Tió”). Todos os anos, famílias enfeitam um tronco com pernas de galhos, um rosto sorridente e uma manta vermelha em referência à festa da Imaculada Conceição, comemorada no dia 8 de dezembro. O tronco enfeita a casa até o Natal, e, a cada noite, as crianças devem “cuidar” dele, o alimentando com frutas secas e nozes.
Foto: Reprodução/Restaurante Kaialde/Flickr
Foto: Reprodução/Restaurante Kaialde/Flickr
Alguns pais inclusive vão trocando os troncos menores por maiores, como se ele estivesse crescendo. Na véspera do Natal, é a hora do tronco… defecar. Enquanto as crianças atiram paus contra o tronco, recitam músicas tradicionais exigindo que ele excrete doces. No dia do Natal, elas esperam encontrar doces e presentes – o “cocô” do tronco – embaixo do objeto decorativo.

Teias de aranha

Foto: Marty Gabel/Flickr
Foto: Marty Gabel/Flickr
Natal ou Halloween? Na Ucrânia, as árvores de Natal são adornadas com aranhas e teias feitas de materiais simples, como papel e glitter, ou refinados, como cristais, prata e ouro. A explicação da decoração improvável está enraizada no folclore. Uma lenda da Europa Oriental conta que uma viúva descobriu que um pequeno pinheiro crescia no chão de sua cabana. Como era muito pobre, ela não podia decorar a árvore para a família, e, na véspera de Natal seus filhos foram para a cama tristes. Quando acordaram, encontraram a árvore adornada com teias de aranha, que se transformaram em ouro e prata com a luz solar da manhã.

Bode de Gävle

Foto: Stefan/WikiCommons
Foto: Stefan/WikiCommons
Desde 1966, uma versão gigante do julbock, um bode sueco de Natal, é erguido anualmente no centro da cidade de Gävle, na Suécia. A tradição natalina gerou outra “tradição”, para o horror das autoridades locais: todos os anos, parte da população tenta colocar fogo no bode de palha. A decoração já foi incendiado 29 vezes, mais recentemente em 2016. Será que o bode sobrevive em 2018?

Sem limpeza

Foto: PixaBay
Foto: PixaBay
Na Noruega, as vassouras são escondidas na véspera de Natal. De acordo com a antiga tradição, neste dia bruxas e espíritos malignos saem em busca de vassouras para voar. Melhor garantir, né?
*Especial para a Gazeta do Povo
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!