Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Espaço da Castelatto na Cersaie 2019. Foto: Divulgação
Espaço da Castelatto na Cersaie 2019. Foto: Divulgação| Foto:

A maior feira de cerâmicas do mundo acontece anualmente na cidade italiana de Bolonha. A 37 ª edição da Cersaie — também conhecida por Bologna Design Week — aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019 e contou com 161 mil m² de área expositiva e 840 marcas expositoras.

Destas, três quatro brasileiras marcaram presença na feira: as marcas Portinari, Eliane e Castelatto e a revista especializada em arquitetura Tile Brasil. Abaixo, confira as novidades apresentadas pelas marcas no evento.

Portinari

Foto: reprodução/Instagram @ceramicaportinari
Foto: reprodução/Instagram @ceramicaportinari

No stand batizado de Petit Galeria e assinado pela arquiteta Juliana Medeiros, a Portinari apresentou o conceito das Color Connection, que concentram cinco tonalidades de revestimentos que podem ser combinados entre si. A ideia está presenta na marca durante o catálogo de 2019, inaugurada durante a gigante feira Expo Revestir, em São Paulo.

Na Cersaie, foram 99 produtos lançados, divididos em 20 coleções: Blues, Cappuccino, Città, Gales, Geographic, Live, Nordic, Quadra, Realce, Sicília, Six, Solo, Timeless, Versalhes, Vibrato, Love, Orquestra, Monumental, Apollo e Sinfonia.

O destaque vai para o revestimento Carmen, uma das últimas criações assinadas pelo mestre do design italiano Alessandro Mendini. A linha foi criada em parceria com a A Lot Of Brasil.

Foto: reprodução/Instagram @ceramicaportinari
Foto: reprodução/Instagram @ceramicaportinari

Castelatto

Revestimentos que criam mosaicos e valorizam volumetria, cores e texturas foram os destaques da Castelatto em sua estreia na Cersaie. A marca levou lançamentos apresentados na Expo Revestir para apresentar ao mercado europeu. As linhas Oxyden (que imita aço oxidado) e Etrusco (foto abaixo) integraram o stand mostrando as possibilidades de combinação das peças.

Foto: reprodução/Instagram @castelatto
Foto: reprodução/Instagram @castelatto

Os geométricos e tridimensionais também marcaram presença, com as linhas Polygon, Scaleno, Origami, Tribu e Rigatto. 

O stand tem projeto do escritório GRBX Arquitetos e ambientação de Anna Maria Gabetta.

Eliane Revestimentos

Porcelanato Onix Dark, um dos destaques da Eliane na Cersaie. Foto: divulgação
Porcelanato Onix Dark, um dos destaques da Eliane na Cersaie. Foto: divulgação

O grupo que engloba as marcas Eliane e Decortiles já é habitué da Cersaie: participa há 30 anos do evento. Os destaques deste ano incluíram coleções das duas marcas. Entre eles, estão o porcelanato Onix Dark, da marca Eliane, Filetto Camel e Eco Cinza, da Decortiles.

Os grandes padrões estão em alta: porcelanatos técnicos e esmaltados foram apresentados nos tamanhos 80 x 80 cm e 120 x 120 cm, e outras linhas foram expostas nas medidas de 45 x 120.

Neste ano, a inspiração dos lançamentos da Eliane foi a geração Z, trazendo à marca um espírito de liberdade de auto-expressão. Isso resultou em linhas sinuosas e cores fortes como amarelo, verde e coral.

LEIA MAIS

15 lançamentos do maior evento de design do país que você vai querer na sua casa

Marca de mobiliário brasileira lança coleção assinada exclusivamente por mulheres

6 dicas para usar portas coloridas em projetos de decoração

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]