Na parede

Decoração

Equilíbrio e futuro são bases dos conceitos para as cores do ano para 2021

HAUS
14/09/2020 11:00
Thumbnail

Foto: Divulgação/Tintas Coral

Conforme nos aproximamos do fim do ano, as marcas de tintas apresentam suas apostas para os tons que deverão reinar nos ambientes residenciais. E eles não são escolhidos ao acaso. Para a definição de cada uma das cores, um grupo multidisciplinar de especialistas investiga e traduz tendências e comportamentos globais que são refletidos tanto na cor eleita a do ano, como em suas paletas complementares.
A tintas Coral, por exemplo, aposta na Pedra Esculpida como sua representante para 2021. Com base neutra, quente e natural, ela busca conectar as pessoas de volta à natureza e às coisas simples, como explica Fernanda Figueiredo, gerente de Comunicação e Colour Design de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul. "Ela permite que outras tonalidades brilhem e fornece uma base sólida para a vida. É uma cor forte e da terra, que evoca estabilidade, crescimento e potencial, ajudando a criar um ambiente e a dar a coragem necessária para se abraçar as mudanças que vem por aí”, completa, em nota. "Nossa Cor do Ano é uma tonalidade que fala sobre equilíbrio, estabilidade e potencial”, acrescenta Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel, também em nota.
Cor Pedra Esculpida muda de tom dependendo da hora do dia, de onde é usada e de quais outros tons a acompanham. Foto: divulgação/Tintas Coral
Cor Pedra Esculpida muda de tom dependendo da hora do dia, de onde é usada e de quais outros tons a acompanham. Foto: divulgação/Tintas Coral
Segundo ela, esta foi a temática que permeou o estudo e que, além da cor do ano de 2021, vem acompanhado de quatro paletas complementares, inspiradas em quatro tendências. A paleta Cores Expressivas, baseada na autoconfiança, traz variações de tons de rosa e vermelho. A Cores para Unir, que traduz a solidariedade social, mescla cinzas suaves e marrons neutros. A reavaliação do passado inspira a paleta Cores Atemporais, que destaca amarelos e ocres. Já a Cores do Planeta reforça as questões referentes à consciência ambiental em tons de azuis, verdes e marrons.
As quatro paletas que acompanham a cor do ano 2021 da Tintas Coral. Imagem: Reprodução
As quatro paletas que acompanham a cor do ano 2021 da Tintas Coral. Imagem: Reprodução

Coleção

A Sherwin-Williams, por sua vez, não aposta em uma cor do ano, mas sim em uma coleção que reúne 40 tonalidades segmentadas em quatro paletas: Santuário, Encontro, Continuidade e Fusão.
Sherwin-Williams aposta em coleção do ano para 2021. Foto: Divulgação
Sherwin-Williams aposta em coleção do ano para 2021. Foto: Divulgação
“Começamos a contar uma história no ano passado sobre o uso da cor para nos ajudar a nos sentirmos seguros quando estávamos entrando em uma nova década. Agora, continuamos essa jornada interior, explorando o passado, examinando o presente e olhando o que tudo isso significa para o nosso futuro”, explica Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-Williams, em nota.
As 40 tonalidades contempladas nas quatro paletas da marca. Imagem: Reprodução
As 40 tonalidades contempladas nas quatro paletas da marca. Imagem: Reprodução
Na primeira delas, Santuário, o design escandinavo e a biofilia estão entre as influências, em uma aposta sobre como o "mundo natural" nutre o bem-estar e a calma, com tons de branco e neutros entre os selecionados. A paleta Encontro, por sua vez, destaca as histórias, heranças e narrativas, em tonalidades que contemplam verdes e terrosas. Na Continuidade, o destaque se volta à vida inteligente e à tecnologia e nas formas como elas se relacionam com a vida cotidiana, o que é refletido em tons que incluem brancos e azuis. Por fim, a paleta Fusão refere-se à expressão criativa e traz cores vibrantes em tons como de rosa, roxo e verde.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!