Para dormir tranquilo

Decoração

Cuidando do seu sono: saiba como higienizar travesseiros

Click Textos
05/08/2022 14:36
Thumbnail
Sabia que higienizar os travesseiros da forma correta pode fazer toda a diferença para a sua saúde? Afinal, passamos um terço de nossas vidas na cama e dormimos, em média, oito horas por dia.
Desse modo, garantir que os travesseiros que você usa estejam livres de ácaros, mofo e outros elementos prejudiciais à saúde tem impacto direto no bem-estar, principalmente para quem já tem problemas respiratórios ou alergias.
Para te ensinar como higienizar travesseiros e escolher os melhores modelos, conversamos com João Pedro Lúcio, técnico de operações da rede de franquias de limpeza Maria Brasileira. Confira!

Travesseiros de plumas ou poliéster

Higienizar travesseiros de pluma ou fibras de poliéster é bastante prático, já que, em razão de serem mais leves, eles podem ser colocados diretamente na máquina de lavar.
Antes disso, entretanto, preste atenção: cheque para ver se existem furos ou rasgos na superfície do tecido, já que eles podem aumentar por causa do uso da máquina. Também não se esqueça de retirar a fronha e/ou capa protetora do travesseiro, já que elas devem ser lavadas separadamente.
De acordo com João Pedro Lúcio, o correto é fazer uso de um sabão líquido ao invés do sabão em pó, para evitar que sobrem resíduos nos travesseiros. Não se esqueça de selecionar o ciclo de roupas delicadas e colocar o travesseiro na máquina em posição vertical. Verifique se não ficou nenhuma sobra de sabão durante a etapa de enxágue e coloque para lavar novamente, caso necessário.
Fique tranquilo na hora de centrifugar e não deixe de colocar o travesseiro para secar até que a umidade tenha saído por completo.

Travesseiros de espuma

Os modelos de espuma são um dos mais delicados. Por isso, na hora de higienizar os travesseiros, passe longe da máquina de lavar e faça a lavagem à mão.
Em primeiro lugar, retire a fronha e a capa protetora. Em seguida prepare uma bacia com água, vinagre e bicarbonato de sódio para mergulhar o travesseiro por alguns minutos.
Passado o tempo, retire o travesseiro da mistura e use um sabão em barra para esfregar a parte de fora. Enxágue bem e deixe secar completamente.

Travesseiro de viscoelástico

O travesseiro de viscoelástico, também conhecido como travesseiro da NASA, é um modelo bastante sensível.
Para higienizar os travesseiros deste tipo, o mais recomendado é buscar uma boa lavanderia, com um time especializado. Devido ao seu material macio e elástico, lavar na máquina ou mesmo à mão pode acabar danificando o travesseiro. Outra possibilidade é apostar na limpeza a seco.
“Polvilhe bicarbonato de sódio no travesseiro e deixe o pó agir por 30 minutos. Depois, use um aspirador para retirar o bicarbonato e os resíduos de sujeira que ele absorveu”, explica Lúcio.

Manchas amareladas no travesseiro

Notou a presença de manchas amareladas no travesseiro? Nesse caso, saiba que higienizar os travesseiros com este aspecto é mais simples do que você imagina.
Estas manchas são bastante comuns e, normalmente, são causadas pela oleosidade e pelo suor da pele.
Para realizar a limpeza, faça uma mistura de 500 ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre branco de álcool. Com o uso de um borrifador, aplique a mistura em todas as manchas e deixe agir por, pelo menos, 10 minutos. Em seguida, faça o passo a passo adequado para higienizar os travesseiros de acordo com o modelo em questão.
Quando se trata de manchas, saiba que quanto mais você demorar para limpar, mais difícil será removê-las. Por isso, não se esqueça de incluir a tarefa de “higienizar os travesseiros” na sua lista de coisas para fazer ao organizar o seu cronograma de faxina.

Mofo no travesseiro

Para higienizar travesseiros mofados, misture uma parte de sal e duas partes de suco de limão em uma tigela. Com o uso de uma esponja, esfregue a mistura nos travesseiros, de modo a cobrir as manchas de mofo e bolor completamente.
Em seguida, coloque os travesseiros no sol por algumas horas. Depois de passado este tempo, aplique água fria, pura, com uma esponja limpa para remover a mistura de suco de limão e sal dos travesseiros.
“Lave a esponja com frequência e, em seguida, continue a remover o mofo e o bolor. Coloque os travesseiros em um local ensolarado para secar completamente. A luz do sol vai eliminar todos os esporos minúsculos de mofo ou bolor que permaneceram nas fibras”, destaca o especialista.

É bom colocar o travesseiro no sol: mito ou verdade?

Essa afirmação é um mito! A não ser que esteja lidando com mofo, o ideal é colocar os travesseiros para secar em um local sombreado e bem arejado, mesmo que a secagem leve mais tempo.
Apesar de ser um excelente agente de sanitização superficial, o técnico de operações da Maria Brasileira explica que a exposição solar não serve na hora de higienizar os travesseiros. Isto porque a moradia dos ácaros e microrganismos não é a superfície, e sim o interior do material.
“A elevação de temperatura causa aumento acentuado da proliferação de ácaros, fungos e bactérias, além de acelerar a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alergênicos”, explica João Pedro.
Além do problema com os agentes vivos, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, o que também contribui para que passe a ter um aspecto amarelado.
Se quiser arejar e ventilar o travesseiro, sempre o proteja com uma fronha, recebendo apenas luz indireta. Assim, é possível aumentar a saúde e a durabilidade do material.
Como dica final de como higienizar travesseiros, Lúcio destaca a seguinte informação: “É fundamental evitar produtos muito abrasivos, como água sanitária e amaciantes, que deixam resíduos nos tecidos e que, no caso dos travesseiros, não são bons. O travesseiro tem que ficar o mais neutro possível”.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!