Decoração

Da mata para dentro de casa

Mariana Sanchez
25/03/2015 14:29
Thumbnail
Quem já parou para contemplar o traçado geométrico de uma folhagem ou as linhas irregulares de um tronco retorcido entende por que a natureza é uma fabulosa fonte de inspiração. Sobretudo quando aliada ao talento e à criatividade dos designers de móveis e objetos.
Especialista em garimpar madeiras descartadas pela natureza ou pela ação do homem, o artesão Ugo Guttierrez Neto chegou a interromper uma queimada ao perceber que havia ali uma mesa pegando fogo. Ainda não era propriamente uma mesa, mas uma raiz de imbuia, que se salvou de virar cinzas para se transformar em móvel com ares de obra de arte. “Minha maior preocupação é interferir o mínimo em seus aspectos naturais. Nas raízes, tento manter ao máximo a cor dos desgastes originais. Quando faço projetos mais ousados, procuro utilizar materiais como bronze e inox, para harmonizar com o produto”, explica Ugo, fundador da Boulle Móveis de Fundamento. Segundo ele, a maioria dos materiais naturais pode ser transformada em móvel ou peça decorativa, mas 80% da matéria-prima usada pela Boulle é imbuia, madeira abundante no Paraná, que não tem problemas com cupim e garante um bom acabamento.
Nem tudo, porém, precisa ser rústico ou ter ar campestre quando se trata de design ambiental. A produção do mato-grossense Sérgio Matos, por exemplo, exala contemporaneidade e minimalismo, enquanto incorpora elementos regionais e a tradição do artesanato brasileiro. Cascas de mariscos, piscinas de corais, ramalhetes de flores, artefatos indígenas e cactos do sertão nordestino são alguns dos temas que o designer transformou em móveis e objetos extremamente originais e modernos, utilizando corda de poliéster, MDF, aço carbono e fio de polipropileno entrelaçado.  Na foto, fruteira Centopeia, da Desfiacoco (R$ 650) sobre mesa de centro composta por duas bolachas de rádica de imbuia – uma com pés de ferro de fogão à lenha, outra com rodízios de silicone, da Boulle Móveis de Fundamento (R$ 8.900)
Design eco-sustentável
“A natureza é o design mais perfeito que existe, pois cada curva, cada textura tem um porquê”, define o curitibano Gustavo Engelhardt, um dos criadores da marca Desfiacoco. Com sua fruteira Centopeia – que, articulada, pode assumir diferentes formas e funções –, Gustavo e os designers Diego Costi e Daniel Castelo receberam um dos prêmios mais importantes da área, o europeu IF Product Design Awards, tendo participado ainda da exposição Destination Brazil no MOMA, em Nova York. Além de combinar decoração e funcionalidade, a peça é feita com materiais 100% recicláveis, à base de fibras naturais de coco, cana-de-açúcar ou de madeira reflorestada.
“O design eco-sustentável deve seguir alguns pressupostos, como usar materiais recicláveis ou reciclados, evitar desperdícios e não gerar resíduos ou contaminação em nenhuma etapa do processo de produção”, enumera a arquiteta londrinense Rose Guazzi, coordenadora da Mostra Mueller Ecodesign, que desde 2003 pesquisa materiais sustentáveis para arquitetura de interiores. Após desenvolver um móvel com painéis de capim dourado para a Casa Cor Paraná 2006, passou a trabalhar o couro da tilápia – descartado após a extração da carne do peixe nos tanques do norte do Paraná – para revestimento de sofás e poltronas.
A arquiteta afirma notar uma grande transformação no setor na última década: há um entendimento maior da indústria sobre este nicho, mais fornecedores e produtos disponíveis e um amadurecimento do mercado, já que hoje a certificação de madeira é algo consolidado.
Para Ugo Guttierrez Neto, as pessoas vêm se interessando mais por este tipo de produto não apenas pela preocupação crescente com o meio ambiente, mas porque há uma busca cada vez maior por peças únicas e exclusivas. “Quando a matéria-prima direta é a natureza, não existem peças gêmeas”, garante. A seguir, veja uma seleção de peças incríveis inspiradas na natureza.
Serviço | Boulle Móveis de Fundamento, Avenida Manoel Ribas, 4.824, Santa Felicidade, fone (41) 3501-5996. Desfiacoco, fone (41) 3027-5239. Klee Iluminação, Rua Francisco Torres, 35, Centro, fone (41) 3095-8088. Monica Cintra, fone (11) 3815 0488. Saccaro, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1.024, Batel, fone (41) 3222 6566. Sérgio Matos Stúdio Design, fone (83) 3066-4390. Simmetria Ambienti, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1.707, fone (41) 3027-3100.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!