Casa Cor Paraná 2022

Decoração

De loft relaxante a cozinha gourmet: 18 ambientes para inspirar a decoração de casa

Luan Galani
29/06/2022 23:08
Thumbnail
Uma das maiores e mais tradicionais mostras de decoração do estado, a Casa Cor Paraná 2022 está em pleno funcionamento em Curitiba com 40 ambientes assinados pelos principais nomes da arquitetura, design de interiores e paisagismo da região. A exposição de arquitetura e interiores vai até 14 de agosto nas dependências de 6 mil m² do edifício Aqua (antigo Aquacenter Batel), um famoso centro poliesportivo que foi completamente revitalizado na Rua Álvaro Alvim, 91.
HAUS visitou a mostra nesta terça-feira (28) e selecionou alguns ambientes e destaques. O evento acontece de terça a sexta-feira, das 15h às 21h; sábado, das 13h às 21h; domingo, das 13h às 19h. Segunda-feira é sempre reservada para realização de festas especiais, das 19h às 22h.

Loft Soul Natuzzi, por Alessandra Gandolfi

O espaço assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi propõe uma verdadeira imersão em memórias afetivas, remetendo à infância na casa da vó, quando a profissional aprendeu a se relacionar diretamente com a natureza no quintal, deixando-se envolver pelos aromas das frutas e pelas texturas das folhas.
Ponto de partida do projeto, a paleta de cores tem inspiração nas folhas que caem pelo quintal durante o outono, trazendo os tons terrosos para dentro do projeto. O tapete Espiral, assinado por Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto para Botteh Handmade Rugs, é responsável por aquecer o ambiente com a junção de cores e texturas que criam um efeito de profundidade – suas tonalidades são frutos de pigmentos vegetais, feitos à mão em lã.
Entre os destaques do ambiente, está o paisagismo feito com seixos, vasos e folhagens largas; a estrutura em mármore que recebe as cubas, com acabamento artesanal nas bordas, conferindo um ar rústico e bruto à peça; e o mural em madeira do artista André Mendes, logo acima da cama Piuma, da Natuzzi Itália, em verde musgo. O colchão é da marca catarinense Reveev, feito sob medida em um tamanho que se aproxima do king, mas em uma espessura menor e mantendo a qualidade do alto padrão.
O bonsai também é uma boa pedida para trazer a natureza para dentro de casa. Já a adega é composta por manilhas de cerâmica vindas diretamente da chácara da família, formando um cantinho charmoso e natural para as bebidas.

Bar Lounge, por André Henning

O arquiteto André Henning transformou uma das áreas da antiga piscina do Aquacenter em uma praça com um bar to go. É o Matiz, que logo depois da Casa Cor Paraná 2022 continuará a existir em algum lugar de Curitiba como marca própria de mais um empreendimento do arquiteto.
A nostalgia fica por conta das bolhas flutuantes que remetem às bolhas de sabão que as crianças fazem nas praças. No centro do espaço, plantas Orelhas de Elefante com vasos bem espessos que servem de apoio para as bebidas com glitter em saquinhos.
Na linguagem, o ambiente brinca com diferentes cores que vão se alternando em uma base branca, permitindo dinamicidade ao espaço e múltiplas sensações. E em um cubo totalmente fechado, com uma piscina de bolinhas, um dos ambientes instagramáveis da mostra deste ano, com obra do artista Michel Davis, com spray neon e luz negra. O efeito é sem igual!

Living Breton, por Arquitetare, Elaine Zanon e Cláudia Machado

O ambiente é um verdadeiro oásis doméstico. A partir de cores neutras e claras, as arquitetas criaram um espaço de puro relaxamento e contemplação. Além do mobiliário todo em linhas arredondadas e do tapete com marcas contínuas que lembram desenhos na areia, destaca-se a superfície da lareira, toda feita com um compactado de pó de pedra com resina.
A textura é bem suave ao toque, mas visualmente assume um acabamento mais cru e rudimentar, em sintonia com as últimas tendências observadas na Expo Revestir 2022 e na Semana de Design de Milão 2022.

Cidade In Natura Pastilhart, por Arthur Calliari

O ambiente explora um grande espaço de natureza, como uma verdadeira mata, e brinca com a ideia do oceano (piso) que circunda as praias de areia (banco). Ao fundo, um grande painel pixelado instagramável feito de pastilhas.

Casa Refúgio, por Bruna Varhau Interiores e Raphael Meza Interiores

Conceito de experiência, felicidade, autodescoberta e bem-estar, inspirados nos nômades digitais, o espaço traz um design de calmaria e aconchego. Sensações que são percebidas pelas texturas apresentadas, desde o tecimento da lã e algodão indianos a peças de artesãos brasileiros, peças torneadas e esculpidas a mão, até as pinturas em cerâmica, em composições que enriquecem e qualificam a experiência. O design de linhas retas e curvas traz o equilíbrio necessário, de um dia a dia da cidade, onde o espaço está diretamente ligado ao descanso e relaxamento.

Loft de Praia, por Cinandra Geremia Arquitetura e Interiores

Um loft de praia com o décor embasado no Mar Mediterrâneo. O ponto de partida de todo o projeto foi a parede texturizada, uma clara alusão à arquitetura grega, que tem como característica marcante o uso de pedras vulcânicas e cal em suas construções. É abaixo dessa parede que Cinandra apresenta uma área de dormir contemporânea e super elegante.
Para separar sem cobrir, Cinandra apostou nos painéis pivotantes da linha Opus, um lançamento da Cinex Arch. Os perfis com acabamento Nero Industriale/ Vestirsi Coloniale Noce tem nuances cintilantes e receberam vidro e aplicação de textura em palha.

Home Theater, por Ediane Tramujas

O espaço foi projetado para ter uma atmosfera minimalista, com poucos elementos, mas muito conforto e tecnologia. Em um pé-direito amplo revestido por um painel de muxarabi e cores intensas, um aconchegante sofá em linhão com encosto elétrico juntamente com poltronas laterais em couro.

Suíte Resort Reveev, por Flávia Glanert e Moca Arquitetura

A linha criativa do projeto vem trazer a sofisticação hoteleira para casa com aconchego e conforto. Um momento de surpresa para o visitante, que é envolvido pelo toque cru de elementos naturais, com um mix de materiais urbanos. Partindo desta premissa o espaço se desenha com a organicidade dos mobiliários e da cama Reveev como protagonista, que celebra a forma icônica do sofá Togo, que ano que vem fará 50 anos, em conjunção com as linhas retas da marcenaria que dão ordem ao projeto, procurando formar um espaço funcional.

Bistrot, por Givago Ferentz

O Bistrot possui o conceito de trazer o universo para perto das pessoas de forma misteriosa. O projeto traz a união entre o conforto de um restaurante e o entretenimento de um lounge, usando elementos como planetas e estrelas para tornar o espaço cênico, como o piso de formas arredondadas, glitter no forro e nas bebidas, mesinhas que pendem do teto.
O ambiente traz espaços de convivência com texturas, sofás, mesas de diferentes tipologias, bar e núcleo para DJ, que permitem que o local se transforme em um lounge para eventos noturnos e, durante o dia, componha de forma sóbria, com iluminação clara e música ambiente.
O espaço instagramável é uma homenagem ao sol, em que as cores vão se alternando e criando diferentes efeitos nas pinturas abstratas e espaciais do nicho arredondado.

Manhattan Loft, por Griff Arquitetura, Roberta Lanza e Juliana Marques

Manhattan Loft foi inspirado nos amplos espaços abertos e integrados dos lofts de grandes cidades cosmopolitas. O espaço é destinado a um morador que aprecia as tendências contemporâneas sem abrir mão do conforto e funcionalidade. Com a premissa de poucos e bons revestimentos e com uma paleta neutra entre os materiais, foi garantido um resultado elegante e sofisticado.
Os materiais naturais como o Mármore Monte Vitta e o Pétrea adicionam textura ao projeto, em contraponto com o dourado dos metais que trazem a modernidade proposta para a identidade deste espaço.
A personalização é um destaque do ambiente. A pedido das arquitetas, a catarinense Reveev fez essa mesa de centro arredondada em couro, bem como a cama Barolo em couro conhaque e o painel da cabeceira em couro matte grey.

Memorabília, por Gustavo Scaramella

O espaço celebra a casa com cara de casa, com histórias, misturas e curadoria de ideias e peças, eclético e contemporâneo. É um projeto elegante e, ao mesmo tempo, despojado, sem pompa, ousado. Um convite para ser autêntico.

Quarto infantil, por Karolinna Venturi

Um espaço lúdico para possibilitar o uso de diversas formas: brincar, dormir e assim viver o espaço, possibilitando à criança desenvolver sua identidade e individualidade, e criando memórias afetivas com o ambiente. O espaço também foi projetado para atravessar os anos, acompanhando todas as fases do crescimento da criança.

Cozinha Metáforas Criare, por Larissa Lóh

O coração da casa, onde alimentamos corpo, mente e alma. Sentimentos, sabores e aromas que estão metaforicamente impressos neste espaço em uma releitura contemporânea, com uma essência elegante e ao mesmo tempo simples, revelando o lado visceral, sobretudo da mulher, das suas emoções e a conexão profunda com as origens, nas próprias palavras da arquiteta.
O ambiente explora o contraste entre linhas retas e curvas, criando espaços bem harmônicos. Destaque para o mármore vermelho da cozinha na bancada e no backplash.

Estar Íntimo do Casal, por Maristela e Julia Penkal

A proposta foi a versatilidade. Na técnica japonesa Kintsugi, as trincas do piso foram preenchidas com pó de ouro, na simbologia que cicatrizes da vida são curadas com conhecimento e aprendizado. As texturas rústicas das paredes sugerem a aceitação das imperfeições. As janelas levam à integração com a natureza. A estante em ferro é desconstruída em sua forma e função. Linhas irregulares no mobiliário e teto remetem ao movimento, com apelo orgânico nos acessórios. Ao centro, a multifuncionalidade na descontração das peças e bancada do home office.

Fashion Paraná, por Walkiria Nossol

Com um briefing focado em destacar a moda autoral paranaense, o ambiente surge explorando formas orgânicas. Cinco grandes arcos irregulares dispostos circundam o ambiente, iluminadas no dorso com cordões siliconados. A paleta de cores neutra forma um bloco coeso que funciona como pano de fundo, destacando as chapas de MDF na cor caramelo revestidas de couro natural. O conjunto de elementos proposto no projeto traz o conceito do hi-low tão comum no mundo da moda, também para o universo da arquitetura de interiores.
A linha Pelle, da Braspan, em caramelo, traz vida ao balcão, nichos orgânicos e provador. Os amadeirados Atacama e Chamois aparecem nas paredes e criam a base que abriga elementos imponentes como os cobogós, e molduras dos espelhos, todos no Evoke, outro revestimento em madeira. A composição destaca a fusão entre arquitetura e moda, de maneira excepcional.

Sunset Boulevard, por Wolfgang Schlögel

A ideia do projeto foi transformar a passarela de entrada do evento em um passeio envolvido por vegetações, som e aromas da natureza. O paisagista propôs balanços para confortavelmente observar o indescritível pôr do sol.

Loja de Aromas, por Priscila Mileke e Laryssa Rocha

Um ambiente envolvente e acolhedor inspirado na natureza, que com o passar do tempo delicadamente lapidou os seixos rosados. Um projeto repleto de formas orgânicas e linhas sinuosas que imprimem leveza e destacam as fragrâncias Mels Brushes e seus aromas. O ambiente em tons rosês torna-se um complemento à delicadeza dos produtos, tônica da marca.

Clube de Goumets Evviva, por Ary Polis Jacobs e Renan Mutão

O espaço que abrigava as antigas saunas do Aquacenter, bem como o depósito, recebeu a intervenção dos profissionais e ganha vida nova como uma grande área para receber, com áreas mais íntimas, vários lounges e espaços de permanência e convivência.
Esse é o maior espaço da Casa Cor Paraná 2022 e é materializado por meio de formas fluidas, claras, funcionais e cheias de bossa das linhas arredondadas. A Evviva apresenta o mobiliário da Linha Ino Doc, inédita e exclusiva, que mistura base em madeira com corpo em inox. Além de durável, o inox não deforma, é higiênico, de fácil manutenção e limpeza.
Parte do teto foi revestida com placas acústicas produzidas com micélio, por Mush
Parte do teto foi revestida com placas acústicas produzidas com micélio, por Mush
O paisagismo, assinado por Thiago Zoller, traz várias espécies adultas e os lançamentos da Organne, com a coleção Pandora, reforçam o conceito de biofilia. O mobiliário modernista brasileiro convive com outras assinaturas de designers nacionais atuais em perfeita harmonia.
Os objetos decorativos enaltecem a produção nacional e privilegiam artistas e artesãos locais. Já as obras de arte são capítulo à parte. Nesta edição, os Studio Architetonika contou com a curadoria do artista Eleuthério Netto que fez uma seleção que exibe uma grande pluralidade de trabalhos de diferentes artistas convidados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!