Decoração

Décor gringa: cores trazem mais personalidade para sua casa

Luan Galani
10/08/2015 20:25
Thumbnail

Projetos em Barcelona ( foto à esquerda) e em Atenas (à direita) mostram como é possível aliar cores e elegância. Fotos: Colombo and Serboli Architects, Margherita Serboli Arquitectura, Yannis Drakoulidis, Point Supreme e Efi Gousi

Ter uma casa com personalidade não é difícil. Entre as inúmeras dicas para imprimir o seu estilo à decoração, dê uma chance a esta: use mais cores. Dois projetos europeus bem diferentes seguem a mesma linha e provam que elegância e cores são um binômio possível.
LEIA MAIS
Em Barcelona, na Espanha, um apartamento do início de 1900 foi restaurado e reformado para ser a casa de viagem de uma família italiana. O desejo dos donos era resgatar a linguagem arquitetônica Art Nouveau do prédio, mas sem abrir mão de uma decoração contemporânea. Os escritório CaSA (Colombo and Serboli Architects) e Margherita Serboli Arquitectura optaram por uma decoração minimalista pontuada por algumas cores.
O chão geométrico colorido no living é uma das heranças mais fortes do Art Nouveau em Barcelona. “Os elementos coloridos são bastante utilizados na linguagem contemporânea. Não tentam imitar o estilo da Art Nouveau, apenas sugeri-lo sutilmente”, explicam os arquitetos responsáveis pelo projeto. Na sala, predomínio de amarelo, berinjela e turquesa. No restante dos ambientes, candy colours e novamente minimalismo no mobiliário.
No projeto de Atenas, na Grécia, dois apartamentos de um mesmo prédio foram renovados e conectados por uma escada. Todo o conceito trabalha com as cores. O responsável foi o escritório grego Point Supreme.
Foto: Yannis Drakoulidis/Divulgação
Foto: Yannis Drakoulidis/Divulgação
Por meio das pastilhas turquesa, a área de baixo lembra um ambiente marinho. Cozinha, sala de jantar e sala de estar são integradas, com somente uma separação em vidro e uma estrutura vazada de madeira. E o chão do lavabo é revestido por pedras típicas de rios e lagos.
A escada amarela leva ao andar de cima, com uma pegada mais terrestre, explorando tons terrosos. Logo na subida, dá para notar um semicírculo rosa que faz referência ao nascer do sol.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!