Natal e Ano Novo

Decoração

Mesa posta para a ceia: confira três ideias para inspirar a decoração

Heloisa Nichele, especial para HAUS
14/12/2020 17:55
Thumbnail

Giovana e Beth Egas usaram a cozinha Efetto, da SCA Curitiba, como inspiração para uma autêntica decoração natalina. | Fernando Zequinão

É tempo de enfeitar a casa para partilhar com a família a tradição festiva do Natal e do Ano Novo. A decoração típica é tirada do armário, onde ficou guardada durante todo o ano, novas são adquiridas e outras, ainda, podem ser produzidas à mão com boas energias. Todo esforço é válido para servir com carinho e elegância os mais próximos para este encontro especial.
Selecionamos três opções de decoração para inspirar, adaptando peças que existem em casa, apostando em cores vibrantes, elementos naturais ou dando uma cara nova à tradição. Confira:

As cores natalinas com o que existe em casa

A decoração montada pela Bergerson Presentes aposta nas cores tradicionais do Natal para enfeitar a mesa. Diferentes tonalidades de verde, vermelho, dourado e prata podem ser distribuídas no cenário para conferir harmonia no décor, sem esquecer de elementos naturais típicos desse período, como as pinhas e a flor espírito santo, símbolo do Natal. Uma dica para montar uma mesa tradicional natalina, mas sem precisar adquirir apenas utensílios decorados da época, é combinar artigos que se tem em casa com louças temáticas para a ocasião. “Pode-se misturar uma louça de Natal e outra não, por exemplo. Aqui, fizemos uma composição com taças douradas e vermelhas, cores tradicionais de Natal, com peças neutras, que de repente você tem em casa e pode usar para compor”, explica o gerente de estoque e responsável pelas vitrines da loja, Michel Moraes.

Criatividade e tradição

Combinando elementos natalinos, como a predominância das cores típicas, e apostando na criatividade para conferir requinte a peças simples, as proprietárias da Amalfi, marca de table wear, Giovana Egas e a designer de interiores Beth Egas, usaram como inspiração a cozinha Efetto, da SCA Curitiba, para propor uma decoração autêntica para o Natal. Utilizaram elementos naturais, como begônia, espírito santo, antúrio, bromélia, ramos de cedros e pinhas para dar mais leveza à mesa, ordenando os vasos em alturas diferentes, para conferir um ar de mobilidade.
Uma opção mais econômica para a decoração é investir em arranjos naturais simples, que combinados a outros elementos que existem em casa, trazem sofisticação à decoração. Nesse modelo, as panelas serviram de cachepôs para as plantas, e combinaram com a rusticidade da madeira da mesa. “Sempre podemos usar o que temos em casa, mas é preciso ter criatividade, olhar e pensar como utilizar aquilo. Você não precisa comprar muitos enfeites, não precisa gastar muito dinheiro para fazer uma decoração bonita”, destaca Beth.

Inovação com peças brasileiras

Quem quer inovar na decoração da ceia de Natal, mas sem perder o encanto da confraternização, pode apostar na mistura de artefatos contemporâneos que remetam a uma ideia de brasilidade. A decoração proposta por Ticiana Martinez à frente da Ôda Design Club, loja que fomenta o design nacional, combina peças autorais de ceramistas, artesãos e designers brasileiros em diferentes texturas, cores, tamanhos e formatos. “A ideia desta mesa é homenagear o Brasil, o tropicalismo, as brasilidades, com elementos nossos”, destaca Ticiana. Não há regras para a combinação.
Nessa proposta, o importante é investir na originalidade, podendo mesclar mesmo elementos clássicos com contemporâneos. “Não precisa ter medo de misturar, o que você tem em casa pode colocar junto com uma peça mais contemporânea. Nessa mesa, não existe protocolo, mas existe o que você quer oferecer, seja através dos objetos, da comida, do que você vai servir”, completa.
A originalidade está também nas cores e no modo de servir. A dica para inovar na ceia é ousar no colorido e montar a mesa sem a formalidade de sentar para a refeição, mas propor outra experiência de convívio no espaço. “As cores trazem muita vida e é isso que eu quis propor, uma explosão de boas vibrações e boas energias. Uma mesa em que as pessoas possam circular, vivenciar com mais energia de convívio no espaço”, explica Ticiana.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!