Celebração

Decoração

Decoração para o Halloween: inspire-se e prepare a sua!

HAUS
26/10/2021 13:28
Thumbnail
Preparar a casa para festejar o Dia das Bruxas parece coisa de quem mora nos Estados Unidos, mas não há como negar que a tradição já chegou com força no Brasil. Se você é do time que já abraçou a brincadeira, separamos algumas dicas de decoração para o Halloween com diferentes estilos e para os mais variados gostos.
Mas, antes, um pouco de História!

A tradição (não americana) do Halloween

Quem é fã da franquia de filmes de terror que retrata a história do serial killer ficcional Michael Myers já sabe de cor a lenda do Halloween. Embora seja, hoje, associada com os Estados Unidos, não foi lá que a tradição do Dia das Bruxas nasceu. A festividade começou com um ritual celta chamado “samhain”, que marcava o fim da colheita e começo de um novo ano. Os praticantes do ritual acreditavam que no dia anterior à virada de ano, o véu entre a vida e a morte ficava mais tênue.
Segundo as crenças, e de maneira muito similar ao mexicano Dia de Los Muertos, os espíritos voltavam para visitar os vivos. Para afastar espíritos maus, eles esculpiam rostos assustadores em nabos. Só que o vegetal não era tão abundante e, logo, os celtas passaram a usar abóboras, muito mais comuns.
Mais tarde, os católicos aderiram à prática e, alguns vestidos de santos, iam de porta em porta pedir doações para os pobres e rezar por suas almas. Conhecida como “souling”, essa prática é possivelmente uma raiz do ‘trick or treat?’ (‘gostosuras ou travessuras?’) — aquela ação em que as crianças saem de porta em porta pedindo doces.
Contudo, Martinho Lutero abandonou essa tradição entre os protestantes com sua Reforma Protestante, em 1517, mas ela continuou a ser celebrada entre anglicanos e católicos. Com a imigração massiva de irlandeses e escoceses para os Estados Unidos no século 19, ela começou a se espalhar mundo afora.
Nessa volta ao mundo, também nascem diferentes inspirações decorativas para a data. Vamos a elas!

Abóbora com lanterna

Esta é um verdadeiro clássico e remete diretamente à tradição do samhain: a abóbora com lanterna. E é fácil de fazer!
Você vai precisar de: uma abóbora moranga grande, uma vela pequena, papel, lápis e borracha, caneta preta, álcool em gel, uma faca pequena e afiada, colher e uma tigela para colocar o miolo do legume.
Corte e retire com cuidado para evitar danificar a abóbora e se machucar.
Corte e retire com cuidado para evitar danificar a abóbora e se machucar.
Com a caneta preta, desenhe a careta na abóbora. Depois trace e corte a tampa da abóbora. Com a colher, retire todo o miolo do legume. Corte os olhos, o nariz e a boca, cuidando para não ultrapassar o desenho. Por fim, retire com o álcool em gel a marca dos traços feitos com a caneta. Para finalizar a peça, acenda uma vela pequena em seu interior.
Aliás, você também pode brincar com outros desenhos e caretas nas abóboras!

Fantasminhas camaradas 

Lojas de artigos para festas e de itens decorativos ou presentes oferecem possibilidades infinitas para preparar decorações. Entre morcegos, aranhas (com direito a teia e tudo!), bruxinhas e monstrinhos, o que não faltam são opções. Mas, se você é fã de um do it yourself, uma ideia é montar fantasminhas a partir de gaze.
Vinda do Pinterest, essa dica é fácil de fazer e o resultado fica superoriginal. Uma bolinha de isopor, uma garrafa pet, gaze e um pouco de cola branca é tudo do que você vai precisar.
Direto do Pinterest, a dica também tem vários tutoriais no Youtube com modos alternativos de fazer.
Direto do Pinterest, a dica também tem vários tutoriais no Youtube com modos alternativos de fazer.
Misture um pouco de água na cola branca e mergulhe a gaze nesta mistura. Com a bolinha branca sobre a garrafa pet pequena, coloque a gaze sobre a bolinha e molde para que fique com o formato desejado. Deixe secar de um dia para o outro, tomando cuidado com a superfície onde estará seu fantasminha, para evitar sujeira! Depois, é só retirar a garrafa e fazer os olhinhos!
Depois, você pode iluminar os fantasminhas com luzinhas de Natal.
Depois, você pode iluminar os fantasminhas com luzinhas de Natal.

Decoração para o Halloween: lanternas

Brincar com luzes e sombras é sempre uma boa ideia, já que há uma infinidade de possibilidades de lanternas e luminárias que podem ser feitas com objetos que você tem em casa.

O dia é delas!

Elas estão por todos os lados e deixam a decoração mais divertida, afinal de contas, a festa é toda delas: as bruxas!
Nem só de chapéus e vassouras, no entanto, se fazem as referências. Os sapatos e meias dessas personagens clássicas do Halloween podem ser formas de inovar na decoração!

Das telas para o Halloween

Nem toda decoração de Halloween precisa ser assustadora!
Ou seja, há quem prefira ideias mais simpáticas ou leves, focadas somente na diversão. Seja com este objetivo ou não, uma boa saída é homenagear personagens ou franquias inteiras de cinema ou da televisão. E aqui as opções são praticamente infinitas, indo das franquias jovens, como "Harry Potter", aos clássicos do cinema, como "O Iluminado". Basta soltar a imaginação e se divertir!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!