Infantil

Decoração

Soluções para quartos de irmãos é destaque em nova mostra da BBDecora

HAUS
04/08/2022 18:58
Thumbnail

Mezanino acima da cama abriga espaço para o cantinho da leitura e vista do berço do irmão ou irmã menor

A loja BBDecora – A Casa, no Bigorrilho, lançou na quarta (3), quatro ambientações com tendências de decoração para quartos infantis. Afinados ao movimento "slow childhood", os profissionais que assinam os ambientes trazem soluções para irmãos de idades e/ou gêneros distintos que dividam o cômodo e que incentivem o desenvolvimento das crianças.
O quarto "Amor de Irmãos" é assinado pelos escritórios Cecilia Cavalcanti Arquitetura e Giorgino Arquitetura e tem no mobiliário escolhido as principais soluções para acomodar uma criança mais velha e um bebê. Já o escritório Roberta Toigo Arquitetura apostou em uma paleta de cores para solucionar a decoração de um quarto para dois irmãos de gêneros diferentes em "Quarto Neutro".
Os outros dois ambientes são showroom da marca e têm como tema o tom lavanda no quarto "Retorno do lilás" e os móveis divertidos no "Quarto Brincante". A mostra segue por um ano.
Por causa da pandemia de coronavírus, nos últimos dois anos as famílias se encontraram mais tempo dentro de casa. Ambientes que antes eram apenas para descanso tiveram de se transformar em espaço de estudos, de brincadeiras e de socialização. A valorização da qualidade desses espaços virou, então, prioridade, e espaços "ociosos", como debaixo da cama e acima da cama, passaram a ser usados como lugar de brincadeira.
Confira imagens dos ambientes da BBDecora:

Amor de Irmãos – Cecilia Cavalcanti Arquitetura e Giorgino Arquitetura

Pensado para irmãos de idades diferentes, este quarto traz elementos lúdicos que estimulam a brincadeira da criança mais velha e garantem a segurança do bebê.
Um mezanino, acima da cama, protegido por uma tela de segurança, é o destaque para as brincadeiras da criança mais velha, que pode ver o irmão ou irmã mais nova em seu berço ou no colo da mãe, na poltrona de amamentação.
Quarto Amor de Irmãos, assinado pelos escritórios Cecilia Cavalcanti Arquitetura e Giorgino Arquitetura
Quarto Amor de Irmãos, assinado pelos escritórios Cecilia Cavalcanti Arquitetura e Giorgino Arquitetura
O acesso ao mezanino é por uma escada com quatro degraus largos, que acomodam crianças sentadas. Um círculo vazado entre o último degrau e a cama permite uma comunicação entre quem está na cama e quem usa o pequeno escorregador. No "segundo piso" há ainda um futon que compõe o cantinho da leitura.
O estilo do quarto segue uma linha atemporal, em cores claras para o acabamento de madeira, um painel com formas arredondadas que circunda o quarto, e uma parede pintada com as cores que ditam a paleta do quarto, mesclando tons de azul acinzentado com salmão esmaecido.

Quarto Neutro – Roberta Toigo Arquitetura 

Para o quarto de dois irmãos de gêneros diferentes, a solução foi apostar em uma paleta neutra, em tons de cinza e detalhes em madeira. A iluminação indireta dos painéis em forma de árvore mantém a luz baixa para momentos de relaxamento.
Quarto Neutro traz tons de cinza e verde, com iluminação indireta
Quarto Neutro traz tons de cinza e verde, com iluminação indireta
Pensando em irmãos que nasceram com poucos meses de diferença, o quarto apresenta duas unidades do Berço 3 em 1, um móvel que acompanha o crescimento da criança até os quatro anos, em média, em sua forma de mini cama. O ambiente tem ainda uma poltrona de amamentação e uma cômoda sapateira com altura para acomodar o trocador.

Quarto Brincante – showroom

O Quarto Brincante é um dormitório individual, mas com espaço para brincar com os irmãos e amigos. O ambiente traz uma cama alta, que acomoda uma cabaninha debaixo e um escorregador. O móvel é de MDF e comporta até 50 quilos.
Quarto Brincante combina lazer e descanso com cama alta que acomoda uma cabana abaixo
Quarto Brincante combina lazer e descanso com cama alta que acomoda uma cabana abaixo
O ambiente tem ainda uma mesinha para desenho e brincadeiras e uma estrutura de madeira na parede ao lado da cama com um quadrinho e elementos que decoram o espaço, podendo receber mais ou menos itens, de acordo com os interesses da criança. Uma régua em forma de dinossauro acompanha os registros de altura na infância.

Retorno do Lilás – showroom

O crescimento na procura por produtos no tom de lavanda inspirou o quarto "Retorno do Lilás", em que a cor é combinada com verde claro e branco. O papel de parede traz delicadas ilustrações botânicas de ervas e plantas e a decoração sugere o uso de plantas pendentes acima da cômoda.
Clássico e clean, o quarto Retorno do lilás tem estampas delicadas e aposta em cores suaves
Clássico e clean, o quarto Retorno do lilás tem estampas delicadas e aposta em cores suaves
No berço, um tom de rosa compõe com o lilás e verde, e a lavanda aparece como cor e como ilustração em uma almofada. A decoração sugere um quarto feminino, de estilo clássico e clean.
Serviço
BB Decora – A Casa. Rua Euclides da Cunha, 564, Batel – (41) 99161-4461. Abre às segundas das 11 às 18h; de terça a sexta das 10 às 18h e aos sábados das 10 às 15h. Instagram: @bbdecora
Cecília Cavalcante Arquitetura
@ceciliacavalcantiarquitetura
Giorgino Arquitetura
@giorginoarquitetura
Roberta Toigo Arquitetura
@robertatoigo.arch

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!