Decoração rápida e fácil

Decoração

12 ideias para receber o ano novo com estilo

HAUS
27/12/2019 12:40
Thumbnail
O ano de 2020 está quase acabando e, para receber 2021 em grande estilo, nada melhor do que uma festa, mesmo que só com o pessoal de casa, ainda mais em tempos de pandemia. Jantar, fazer a contagem regressiva e brindar a chegada da meia-noite em meio a quem a gente gosta são algumas das coisas que tornam a data especial.
Se você ainda não começou a pensar no décor para sua festa de fim de ano, corra que ainda dá tempo. Para ajudar, a HAUS fez uma seleção de 12 ideias simples que vão fazer a diferença. As opções vão desde balões até o reaproveitamento do pinheirinho de Natal, passando por dicas para entreter as crianças. Confira!

Decoração da sala e da mesa

Balões são sempre uma opção fácil, rápida e barata para decorar uma festa. No Ano Novo não é diferente. Com opções das cores tradicionais do fim de ano, como o prateado e o dourado, dá para montar uma recepção criativa para seus convidados.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Já pensou em ter um relógio interativo para a contagem regressiva? Com balões, papel e fita adesiva, é possível. É só colar os números em cada balão e os balões na parede. Conforme as horas vão passando, você poderá mover os ponteiros de papel ou estourar as bexigas.
Foto: The Suburban Mom/Reprodução
Foto: The Suburban Mom/Reprodução
Como um dos pedidos mais recorrentes para o ano que chega é a presença de boas energias, nada melhor do que velas para espalhá-las pelos ambientes da casa durante a festa. Uma forma criativa, simples e barata de fazer isso é colocá-las em castiçais improvisados. Insira correntes de bolinhas prateadas dentro de cada taça e encaixe a vela.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Bandeirinhas não são coisa apenas de festa junina. Na festa de Ano Novo, elas dão um toque especial e irreverente à decoração. Tons de dourado e prateado reforçam o clima.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
A sobremesa pode ser parte da decoração na mesa de Ano Novo. Uma opção simples é dispor bombons dourados dentro de taças e complementar com fitas e bandeirinhas.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Se você quer mudar um pouco a decoração da mesa neste ano, ou se simplesmente não gosta muito dos tons dourado e prateado, o estilo navy pode ser uma boa opção. Tire as louças, copos, toalhas, vasilhas e bandejas das cores vermelha, azul e branca do armário. A combinação entre esses tons e elementos que remetem ao mar – características da estética – tem tudo a ver com o clima de Ano Novo, segundo a arquiteta Flávia Bonet. “O vai e vem das ondas do mar remete à limpeza, tranquilidade e recomeço, que tanto pedimos na passagem de ano. Além disso, muitas pessoas celebram a virada na praia, o que faz o tema ser ainda mais adequado para a ocasião”, afirma.
Foto: Divulgação/Bergerson Presentes
Foto: Divulgação/Bergerson Presentes

Festa criativa

A decoração da festa de ano-novo pode e deve ser interativa, para que os convidados possam fazer os desejos e pedidos para um novo ciclo. Para isso, monte espaços que possibilitem essas reflexões. Uma boa pedida é criar uma cortina com fitas de papel cintilante no batente da porta, na esquadria da janela, em uma estante ou prateleira. Nela, deixe disponíveis vários grampos e, ao lado, papéis e canetas. As pessoas poderão escrever seus desejos e pendurar na cortina, deixando a decoração ainda mais bonita. Para deixar tudo com mais cara ainda de Ano Novo, aposte nas cores metálicas dourada e prateada.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Os pedidos também podem ser depositados em um recipiente, como um pote transparente, uma caixa ou algo similar. Para deixar tudo mais colorido e festivo, coloque papéis cintilantes de diversas cores.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
E como as fotos são parte importante de uma festa, que tal criar um cantinho divertido para as selfies? Com cartolina e papéis coloridos, dá para criar uma “cabine” própria, que também deixará a decoração mais divertida. Não se esqueça de colocar o ano que está chegando. Seus convidados só vão precisar se posicionar em frente à cartolina e eternizar o momento.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Diversão para os pequenos

Para entreter os pequenos e deixá-los acordados até a meia-noite, crie algumas atividades simples que também vão ajudar na decoração. Uma ótima pedida é criar kits que eles poderão abrir de hora em hora, até a chegada do novo ano. Essa contagem pode começar, por exemplo, às 18 horas, e os kits podem ter coisas simples, como óculos divertidos de plástico, chocolates e balas, pequenos brinquedos, entre outros.
Foto: Pretty My Party/Reprodução
Foto: Pretty My Party/Reprodução
Outra atitude simples que vai deixar a festa mais colorida e divertida para as crianças é manter o pinheirinho de Natal, mas com uma nova decoração. Troque as bolas brilhantes, estrelas douradas, anjos e duendes por balões, serpentinas, apitos, enfeites com os algarismos do novo ano, entre outros.
Foto: Our Best Bites/Reprodução
Foto: Our Best Bites/Reprodução
Os pequenos também podem participar do brinde da meia-noite. Monte uma mesa com taças de leite e biscoitos coloridos, que vão funcionar como tampas para elas. Assim, as crianças poderão brindar a chegada do novo ano e a decoração ficará mais divertida.
Foto: Pretty My Party/Reprodução
Foto: Pretty My Party/Reprodução

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!