Decoração

Design acessível e inclusivo será tema da Bienal Brasileira 2015

Luisa Nucada, especial para a Gazeta do Povo
17/10/2014 16:36
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Adélia Borges, curadora geral da Bienal Brasileira de Design 2015 | Fernando Willadino

Dar visibilidade internacional à criatividade brasileira e promover um design democrático são os objetivos da Bienal Brasileira de Design 2015, que acontecerá de 15 de maio a 12 de julho do próximo ano, em Florianópolis (SC), com palestras, workshops, mostras e seminários.
“O design é uma atividade cujo fim é a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse a curadora geral Adélia Borges, no lançamento internacional da bienal, que ocorreu na terça-feira (14), na capital catarinense. Para ela, o evento vai ajudar na percepção consciente de que o design está presente no dia a dia. “Como no desenho das cadeiras em que sentamos e do copo em que bebemos, por exemplo”.
Cinco eixos nortearão a bienal. “O enfoque será ligado à diversidade humana, ao design que contempla as bordas da população, que atende as demandas de grupos específicos, como as pessoas com necessidades especiais”, explica Adélia, sobre o primeiro eixo.
O design na esfera pública será o segundo eixo da convenção. Segundo a curadora, essa abordagem segue a tendência recente de apropriação dos espaços urbanos. Será discutida a presença do design nos foodtrucks, caminhões que comercializam comida, e nos parklets, vagas de estacionamento transformadas em áreas de convivência.
O terceiro eixo trata do alcance demográfico, impulsionado pela ascensão de várias camadas da sociedade ao consumo. “O design tem o desafio de viabilizar produtos com qualidade e preços acessíveis”, diz Adélia.
Batizado de “Interdependência ou morte”, o quarto eixo da convenção compreende os processos colaborativos, projetos desenvolvidos com o apoio dos usuários. Os cinco eixos em conjunto terão organicidade e dissociarão o design de algo caro, elitista, afirma a curadora geral.
Os curadores adjuntos da bienal são Jorge Lopes, Celaine Refosco, Freddy Van Camp, Bruno Porto e Rico Lins. A coordenadora executiva é Roselie Lemos e a produção é assinada por Ana Helena Curti.
A convenção é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil, Governo do Estado de Santa Catarina e Floripa Convention & Visitours Bureau e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Associação Catarinense de Design (SC Design) e Centro Design Catarina.

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