Decoração

Designers europeus criam coleção de mobiliário a partir de tiras de castanheira

Luan Galani
18/01/2016 16:00
Thumbnail

Mesinha de centro, cesto e painéis formam a coleção Zumitz. Fotos: Alki/Divulgação

Produtos de decoração com toques artesanais deixaram de ser coisa da vovó. Diversas empresas apostam cada vez mais nos detalhes feitos à mão para conferir mais personalidade, elegância, exclusividade e charme.
É o caso da francesa Alki, que juntou o designer francês Jean Louis Iratzoki ao designer basco Ander Lizaso, para criarem uma coleção de mobiliário a partir de uma cesta trançada com tiras de castanheira.
A técnica de trabalhar com a castanheira sobrevive graças a alguns poucos artesãos que vivem próximos aos Pirineus, cordilheira ao sudoeste da Europa que forma uma fronteira natural entre a França e a Espanha. Até hoje esse trançado artesanal é utilizado por pescadores, padeiros e pequenos comerciantes do País Basco.
Essa mesma autenticidade – do material e da técnica – foi decisiva para os designers. A coleção recebeu o nome de Zumitz, em alusão direta à expressão basca zumitzak, que define a técnica empregada no trançado com castanheira. As peças também utilizam estruturas metálicas tubulares, que formam o esqueleto dos móveis.
Os objetos da nova coleção da Alki se encaixam perfeitamente em diferentes estilos de decoração, mas têm um apelo maior para composições contemporâneas. Confira abaixo algumas fotos do processo de produção das peças.
Via designboom, com fotos de divulgação de Alki.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!