Decoração

Dez dicas para escolher o sofá ideal

Gazeta do Povo
05/10/2015 18:45
Thumbnail

Projeto de sala de estar da arquiteta Denise Leal Ribas. / Foto: divulgação.

A tarefa parece fácil, mas a escolha do sofá merece toda a atenção. A peça chave da sala de estar precisa ser bem planejada. Afinal, a escolha errada pode deixar o ambiente cansativo, com aspecto menor e até criar dificuldades de circulação do espaço. Para evitar arrependimentos, o designer da Decameron, Marcus Ferreira, dá algumas dicas de como encontrar o melhor sofá para a sua sala.
1. Analise a origem do produto. Um móvel assinado tem por trás a responsabilidade de quem projetou. Todas as matérias-primas escolhidas seguem por padrões de qualidade, aumentando na durabilidade e conforto da peça.
2. Um sofá para home theater ou mesmo para uma sala de TV precisa ser confortável. Então, espuma mole é fundamental para garantir bem estar.
3. Móvel com tecido escuro pode ser uma boa opção para quem tem crianças e animais domésticos em casa. Ele disfarça mais manchas e sujeiras.
4. Entre as tendências atuais de cor, o cinza e o azul são destaque. Um sofá bege também está sempre em evidência.
5. Normalmente, as salas contam com espaço para dois sofás. Você pode combinar os dois com tonalidades da mesma cor, como azul escuro e azul claro.
6. Leve em consideração o espaço para circulação. Um sofá precisa de 70 cm de espaço ao redor dele para não deixar o ambiente sobrecarregado.
7. Uma ideia bem interessante é utilizar sofás para dividir ambientes.
8. Sofá em “L” fica ótimo em espaço amplos, onde não atrapalham na circulação.
9. Não esqueça de escolher a peça de acordo com sua personalidade. Ele pode ter desenho clássico, moderno, contemporâneo, retrô. Tudo depende da cara que você quer dar a sala.
10. O sofá também precisa estar de acordo com o clima da cidade. Um móvel feito com tecido mais fresco fica mais interessante para uma casa no litoral.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!