i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Festividades

O dia certo para montar a árvore de Natal em 2020

  • PorHAUS
  • 01/09/2020 11:53
  • Atualizado em 27/11/2020 às 10:22
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Conforme o fim do ano se aproxima, cresce a ansiedade para preparar a casa para celebrações de Natal e Ano Novo. E em tempos de pandemia, não seria diferente! Afinal, as luzes e o colorido podem contribuir para trazer mais alegria à casa em tempos de isolamento social, além de render bons e divertidos momentos em família.

Siga a HAUS no Instagram!

Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento — tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2020, essa data é neste domingo, 29 de novembro.

Segundo o frei Ladí Antoniazzi, vigário da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, enfeitar a árvore é uma analogia para a preparação dos cristãos para o Natal, e por isso está presente ao longo de todo esse período.

“A árvore representa a vida e a busca da transformação. A gente se enfeita com as qualidades de mudança de vida que pede o Advento: bondade, compreensão, vivência da paz e do amor. É fazer do coração a manjedoura para acolher o Salvador”, ele explicou em entrevista para HAUS em setembro de 2019. “Assim como a árvore de Natal iluminada, o cristão deve iluminar sua vida e a vida da sua casa com a luz de Cristo ao longo do tempo de advento”.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 13 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria. Segundo Antoniazzi, esta data também é uma alternativa para montar a árvore de Natal, já que alguns grupos católicos têm o costume de deixar para este dia.

E quando desmontar?


O dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. No entanto, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data, a decoração se estende até o dia 10 de janeiro de 2021.

Atualização

Reforço da data para montar a árvore de Natal em 2020, segundo a tradição cristão, no domingo, 29 de novembro.

Atualizado em 27/11/2020 às 10:22
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Mário Kume

    ± 0 minutos

    Este ano não teremos árvores de Natal. As árvores serão o coração de cada um que ainda estiverem vivos e simplesmente agradecer a Deus !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso