Festividades

Decoração

O dia certo para montar a árvore de Natal em 2021

HAUS
01/09/2020 14:53
Thumbnail
O fim de 2021 chega com a expectativa do reencontro. Depois de quase dois anos de pandemia, este Natal será, para muitas famílias, a primeira reunião de família em muitos meses. Depois de tantos desafios, preparar a decoração para a passagem de ano e montar a árvore de Natal nunca foi tão especial.
Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento — tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2021, essa data é neste domingo, 28 de novembro.
Segundo o frei Ladí Antoniazzi, vigário da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, enfeitar a árvore é uma analogia para a preparação dos cristãos para o Natal, e por isso está presente ao longo de todo esse período.
“A árvore representa a vida e a busca da transformação. A gente se enfeita com as qualidades de mudança de vida que pede o Advento: bondade, compreensão, vivência da paz e do amor. É fazer do coração a manjedoura para acolher o Salvador”, ele explicou em entrevista para HAUS em setembro de 2019. “Assim como a árvore de Natal iluminada, o cristão deve iluminar sua vida e a vida da sua casa com a luz de Cristo ao longo do tempo de advento”.
Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 12 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria.
Segundo Antoniazzi, esta data também é uma alternativa para montar a árvore de Natal, já que alguns grupos católicos têm o costume de preparar ambos na mesma data.

E quando desmontar?

O dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. No entanto, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data, a decoração se estende até o dia 09 de janeiro de 2022.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!