Decoração

Escritório criativo une arte e design no ambiente de trabalho

Luciane Belin*
09/05/2019 10:30
Thumbnail

Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Descontração é palavra-chave no redesenho dos espaços corporativos contemporâneos. A ordem quando se trata de trabalho é elaborar espaços que, cada vez mais, fujam do convencional e não se pareçam em nada com uma repartição profissional.
O pedido para que “o escritório não tenha cara de escritório” costuma partir, inclusive, dos próprios clientes, que desejam um projeto que reflita a identidade da empresa e contribua para um cotidiano com qualidade de vida.
Foto: Jonathan Campos
Foto: Jonathan Campos
A ideia geral é que o espaço físico se reflete no estímulo mental e deve funcionar transmitindo determinadas mensagens aos funcionários, conforme explica a arquiteta Sharise Gulin. “Os ambientes são projetados para estimular a equipe a alcançar os objetivos da empresa. A ideia foi tornar os espaços agradáveis de maneira a propiciar conexão, criatividade, produtividade e prosperidade. Imaginamos espaços fluidos onde todos os ambientes se conectam física ou visualmente, preservando, entretanto, o conforto acústico, essencial para o trabalho”.
Foto: Jonathan Campos
Foto: Jonathan Campos
Foi essa perspectiva que norteou a Sharise Gulin Arquitetura na elaboração de um amplo espaço dedicado ao escritório de uma empresa de holding, em que o desafio de criar uma composição com móveis do acervo da empresa e peças de arte, visando o futuro dos negócios da companhia.
Foto: Jonathan Campos
Foto: Jonathan Campos
Itens como a “cristaleira da avó”, o aparador de tronco de madeira maciça, as cadeiras “da casa da mãe”, o recamier, a mesa de mármore e o sofá da “casa da chácara” são alguns exemplos de resgates feitos pela arquiteta, que dialogam com novidades de design como a poltrona Grand Repos, do designer Antonio Citterio, a SPUN Chair, criada por Thomas Heatherwick, e a cadeira Sayl, com design de Yves Béhar.
Foto: Jonathan Campos
Foto: Jonathan Campos
Criadas especialmente para o projeto, uma mesa em Corian retroiluminado se destaca na sala da diretoria, enquanto um painel 3D vazado proporciona o charme e personalidade da sala de reuniões. No hall de entrada, um biombo em fibra ótica chama a atenção, assim como os arquivos em vidro colorido sob as janelas.
Foto: Jonathan Campos
Foto: Jonathan Campos
A arte nas mais diferentes formas, como grafite, pinturas e esculturas, está em todos os ambientes da empresa, que ocupa os dois últimos pavimentos de um edifício corporativo.
No jardim, sofá e poltronas Bubble Club trazem o design de Philippe Starck para um espaço voltado à descontração dos visitantes e funcionários.
Foto: Jonathan Campos
Foto: Jonathan Campos
“No pavimento superior existe um jardim contemplativo. Criamos uma área de reuniões informais em um deck suspenso.Sintetizam-se ali os benefícios e o bem-estar que o contato com a natureza e a arte trazem para o ambiente corporativo, resultando em retenção de talentos e produtividade”, diz Sharise.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!