i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Dicas de cuidados para manter seu tapete com cara de novo

  • PorHAUS
  • 01/02/2019 08:25
Tapetes podem perder a beleza e durabilidade se não forem bem cuidados. Projeto das arquitetas Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas. Foto por Marcelo Stammer
Tapetes podem perder a beleza e durabilidade se não forem bem cuidados. Projeto das arquitetas Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas. Foto por Marcelo Stammer| Foto:

Tapetes são versáteis por oferecer tanto beleza quanto conforto a um ambiente. Além de aquecerem o quarto ou sala, as peças criam a sensação de aconchego e são um diferencial na decoração.

Itens de boa qualidade costumam exigir um investimento maior. E, para valorizá-lo, é preciso saber cuidar do produto, preservando a beleza dos detalhes.

Confira alguns cuidados para manter seu tapete sempre limpo e bem cuidado!

Atenção com tapetes sintéticos para não danificar material utilizado na confecção. Projeto de Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, foto por Marcelo Stammer
Atenção com tapetes sintéticos para não danificar material utilizado na confecção. Projeto de Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, foto por Marcelo Stammer

>>> 8 atitudes que podem estragar seu tapete

 LIMPEZA

Antes de pensar em limpar um tapete, é preciso atentar ao material utilizado em sua confecção. Eles podem ser de fibra natural ou sintética, e cada um tem uma forma específica de limpeza. Para os tapetes de fibra, a sugestão é evitar o uso de vassoura. Esfregar as fibras pode dar um aspecto desfiado aos fios. E cuidado com o vinagre, produto que é usado com frequência na limpeza. Com muito uso, a acidez pode descolorir o tapete.

As lavagens podem ser feitas a seco, a cada dois anos. No dia a dia, uma simples passada de aspirador de pó é suficiente para manter o tapete limpo. A sugestão é que sejam aspirados três vezes na semana, e sempre no sentido dos fios e da costura. No caso dos tapetes sintéticos, é preciso ficar atento às recomendações do fabricante.

Cuidados com tapetes coloridos envolvem evitar contato direto com luz solar. Projeto dos arquitetos Sergio Valliatti Jr e Luciana Patrão. Foto por Eduardo Macarios
Cuidados com tapetes coloridos envolvem evitar contato direto com luz solar. Projeto dos arquitetos Sergio Valliatti Jr e Luciana Patrão. Foto por Eduardo Macarios| Eduardo Macarios

>>> Fuja do branco! Use cores para delimitar os ambientes pequenos

Em geral, os tapetes têm etiquetas com instruções, assim como as roupas. Em alguns casos é importante evitar o contato com água, pois alguns têm as fibras presas com cola, e podem perder a resistência. Na hora de secar, cuidado com o sol: tecidos úmidos podem alcançar temperaturas muito altas, danificando o tapete.

MANCHAS

Para limpeza e remoção de manchas, novamente é preciso ter atenção com as diferenças. A empresa paulista Kian Artes em Tapetes sugere, para o caso de manchas líquidas, utilizar papel absorvente para retirar o excesso e depois cobrir a mancha com um pano umedecido com água morna. O tapete pode ser deixado para secar naturalmente.

No caso de manchas de gordura, a indicação é que se aplique bicarbonato de sódio ou serragem e, depois, que se utilize o aspirador de pó para retirar o produto. Não esfregue para não correr o risco de a mancha espalhar. Se não funcionar, a orientação é buscar uma empresa especializada para retirar a mancha com cuidado.

Esfregar tapetes com muita intensidade pode estragar costura, principalmente em modelos sintéticos. Projeto da arquiteta Viviane Loyola. Tapete da Originale Maison. Foto por Marcelo Stammer
Esfregar tapetes com muita intensidade pode estragar costura, principalmente em modelos sintéticos. Projeto da arquiteta Viviane Loyola. Tapete da Originale Maison. Foto por Marcelo Stammer

HIGIENIZAÇÃO

Pelo menos uma vez por ano é importante chamar uma empresa especializada para higienizar o tapete. Este processo elimina a sujeira que as limpezas do dia a dia não conseguem remover e, principalmente, bactérias e ácaros da poeira.

>>> Relaxamento: 5 dicas de decoração para criar um cantinho zen em casa

TAPETE / CURITIBA/15/07/11/ VB CASA E DECORACAO / TAPETES DA LOJA YELLOWART / FOTO:JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO
TAPETE / CURITIBA/15/07/11/ VB CASA E DECORACAO / TAPETES DA LOJA YELLOWART / FOTO:JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO| GAZETA

No caso de carpetes, é recomendável que se contrate sempre uma empresa especializada para realizar a limpeza, para não correr o risco de o revestimento não secar totalmente e ficar com o desagradável cheiro de ‘cachorro molhado’.

LEIA TAMBÉM

4 estilos de sofá para transformar a sala de estar

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.