Verão

Decoração

Dicas de decoração para aproveitar a temporada de calor

Sharon Abdalla
22/11/2021 20:36
Thumbnail

As plantas renovam o ambiente e trazem bem-estar. | Bigstock

Dias mais longos. Temperaturas subindo. Chuvas de verão. A temporada de calor começou e, com ela, também é hora de dar aquela repaginada na casa para trazer a leveza e o clima dos meses mais quentes do ano para a decoração e a organização doméstica. Mas calma. Nós não estamos falando em grandes obras ou reformas, mas sim de mudanças simples que você mesmo pode colocar em prática para ter mais conforto e, ao mesmo tempo, mudar a “cara” ou o estilo dos ambientes.
A primeira delas, e umas das mais fáceis de se executar, é investir em plantas. Com os meses de isolamento da pandemia, elas já ganharam espaço em diversos lares, mas se você é do time que ainda não se rendeu ao “poder” do verde ou tem poucos vasos em casa, saiba que a temporada de calor é a melhor época para trazer a natureza para perto. Afinal, estamos na primavera, a estação das plantas e das flores, e elas costumam seguir vistosas também durante o verão.
“As plantas renovam o ambiente, trazem bem-estar. Quanto mais planta a pessoa conseguir colocar em casa, melhor. Hoje, há muitas opções de vasos, com diferentes tipos de suportes e alturas, e outros que são quase uma escultura. Também é possível criar uma parede verde, tanto com plantas naturais quanto com as preservadas”, sugere a arquiteta Alessandra Gandolfi.
Cores, plantas e organizações ajudam a deixar a casa com a cara da estação.
Cores, plantas e organizações ajudam a deixar a casa com a cara da estação.

Mais cor

Céu azul. Folhas de verde vibrante. Flores de todas as tonalidades. As cores reinam na temporada de calor e são uma ótima aposta, também, para mudar os ambientes. Aqui, a solução aparece, por exemplo, na inserção de objetos coloridos ou com formas que remetem às temáticas de verão, como o mar. Mas também na decoração e até na pintura das paredes. Barata e relativamente fácil de fazer, a pintura pode ser aplicada em todo o espaço, em uma parede de destaque, em arco ou em meia parede. As opções são diversas e a escolha depende do gosto e das habilidades manuais de cada morador.
“Pintar uma parede muda o ambiente. A cor traz mais alegria, uma sensação de mais frescor para a decoração”, pontua a arquiteta. Aliada à pintura, Alessandra sugere apostar em cestarias. Elas podem aparecer em cachepôs, como local para se guardar revistas e redes, ou penduradas nas paredes, em composições que unam peneiras, chapéus e outros objetos trançados à mão.
Outra sugestão que, além da estética, contribui para o conforto dos moradores e visitantes é substituir os tecidos mais pesados (como veludo, lã ou apeluciados) das cortinas, mantas, almofadas e também da roupa de cama por peças de linho ou algodão, ou pelo voil, no primeiro caso.
Prefira tecidos mais leves para cortinas, mantas e almofadas.
Prefira tecidos mais leves para cortinas, mantas e almofadas.
“Hoje em dia há uma infinidade de texturas, muitas delas naturais, e isso traz um diferencial bem grande, muda o ambiente”, complementa a arquiteta. Aqui, além das matérias-primas naturais, os tecidos podem trazer cores, estampas e padrões que remetam à natureza e ao calor, como temas florais ou referentes à praia.
Já para a área externa, a principal dica é investir em acessórios e mobiliários, como redes, balanços e espreguiçadeiras. Além de decorar, eles permitem que se desfrute momentos de descanso e relaxamento ao ar livre e em diferentes períodos do dia.

Organizar é preciso

Este período do ano também é favorável para dar uma boa organizada nos armários e, quem sabe, iniciar a tradicional limpeza de fim de ano. Isso porque, com o aumento das temperaturas, é hora de dar um até logo para as roupas mais pesadas, de inverno, e colocar para uso as peças mais leves e coloridas, que têm tudo a ver com o verão.
“Muita gente não tem espaço suficiente para guardar roupas ou até mesmo as peças de rouparia, por isso fazer a organização é importante. Trocar as peças de lugar, colocar as de inverno para cima ou para trás e descer, ou puxar para frente, as de verão”, ensina a personal organizer, Carol Appel.
Pintar as paredes é uma forma prática e barata de trazer o verão para a decoração.
Pintar as paredes é uma forma prática e barata de trazer o verão para a decoração.
A dica de ouro aqui é aproveitar esse momento para já realizar uma triagem nas peças e exercitar o desapego. Além de otimizar o espaço dos armários e tornar o dia a dia mais prático, isso permite que você encaminhe para doação as roupas e sapatos que não irão voltar para os cabides e prateleiras.
Por falar em cabides, pendurar as roupas é uma das melhores formas de guardá-las, pois assim elas ficam à vista e, consequentemente, você lembrará mais de usá-las. Já para as peças que serão guardadas até o inverno chegar, a dica é usar sacos de TNT para embalá-las. “O TNT respira mais. O plástico embolora e é mais propício à criação de fungos”, ensina Carol.
Para driblar a falta de espaço, sacos a vácuo são uma boa opção, especialmente para guardar cobertores, edredons e peças mais volumosas. Para que elas não amarelem ou fiquem com “cheiro de guardado”, basta retirá-las do vácuo e deixá-las ao sol uma vez por mês antes de guardá-las novamente, como lembra a personal organizer.
E vale destacar, também, que o momento da organização é o ideal para se realizar a limpeza dos armários. Para isso, basta passar um pano úmido embebido em uma solução de bicarbonato, vinagre e amaciante nas prateleiras, gavetas e paredes internas e esperar secar bem antes de reorganizar as peças e colocá-las nos novos lugares.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!