Organização

Decoração

Dicas para organizar a lavanderia em cinco passos

Eloá Cruz, especial para HAUS
05/02/2017 18:24
Thumbnail
De todos os espaços da casa, a lavanderia é a campeã em desorganização. A sala de estar, a cozinha, o banheiro e os quartos são áreas que convivemos muito mais todos os dias. A lavanderia, visitada com menos frequência, é o lugar da casa onde o cantinho da bagunça e o acúmulo de bugigangas está mais presente.
Mas não precisa ser assim. Com dedicação, é possível organizar essa parte da casa e otimizar ainda mais o momento da faxina – afinal, é na lavandeira que todos os produtos de limpeza ficam guardados. Confira cinco dicas para manter a área de serviço em ordem!

1 – Use cestos para separar vários tipos de roupas sujas

Na hora de colocar a roupa na máquina, facilita muito ter cestos que separem roupas claras, das sujas e coloridas. Quando todas as roupas sujas ficam juntas, o trabalho de separação demanda mais tempo. Outra dica é deixar os cestos próximos a máquina, otimizando ainda mais o serviço.

2- Prateleiras para organização

Aposte nas prateleiras e nichos para organizar os produtos de limpeza. Você pode separá-los em tipos específicos: para uso em roupas, limpeza da cozinha, chão e móveis, etc. Se houver animais de estimação e crianças pequenas, esteja atento para colocar todos esses produtos fora do alcance deles.

3- Cestinhas e ganchos

Pequenas cestas de plástico podem ficar na prateleira para organizar pequenas peças como os pregadores, sacolas plásticas e pequenos acessórios que facilitam a limpeza de roupas delicadas. Ganchos em lugares estratégicos para pendurar cabides, ou mesmo para organizar vassouras e rodos também otimizam o espaço.

4- Varal

Com a tendência do mercado em construir imóveis compactos, cada metro quadrado é valioso no espaço. E os varais, quando instalados sem planejamento, podem complicar e muito o ambiente e deixar o local lotado. Por esse motivo, escolha o melhor tipo de varal para sua lavanderia, que vai dos acessórios de chão até os retráteis de parede e teto.

5- Tábua de passar roupa

Escolha um espaço para centralizar o cesto de roupa limpa, cabides vazios, ferro e tábua de passar roupa. Com tudo próximo, a lavanderia fica funcional. Preste atenção também para que o varal não seja instalado logo acima desse espaço, pois a água das roupas que estão secando pode atrapalhar na hora de passar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!