Living confortável

Decoração

Qual é a distância ideal entre o sofá e a televisão?

HAUS*
21/10/2021 19:11
Thumbnail
Além das configurações de qualidade do som e da imagem, outros aspectos também devem ser levados em consideração na hora de escolher a televisão correta para a sua casa - ou então, a casa certa para a sua TV!
Há uma série de fatores que impactam a decisão de onde colocar o dispositivo, que envolvem considerar as dimensões tanto do ambiente quanto da televisão, a resolução da imagem, a altura, o design e assim por diante.
Seguir algumas recomendações pode garantir o conforto e o bem-estar dos usuários, evitando possíveis problemas de fadiga ocular ou posturas corporais inadequadas.
O ideal é levar em consideração as distâncias necessárias entre os móveis que fazem parte da vida cotidiana e os espaços necessários para seu uso adequado, de modo que funcionem para os fins aos quais foram destinados e evitem gerar grandes dores de cabeça para seus usuários.

Especificações da TV

A maioria das salas de estar é dominada pela televisão. Enquanto alguns procuram escondê-la, há aqueles que procuram deixá-la à vista de todos, e seja qual for o seu caso, apresentamos um simples guia de recomendações a serem consideradas ao escolher a televisão de acordo com as dimensões de nossos espaços.
São dois os fatores principais para decidir onde colocar a TV em sua casa: o tamanho e a resolução. Por tamanho, estamos nos referindo ao comprimento da diagonal da tela, que é expressa em polegadas. Uma polegada equivale a 2,54 cm, portanto, para dar um exemplo, se uma TV tem 40 polegadas, significa que ela mede 1,02 m de um canto ao outro.
Também é necessário analisar sua resolução. Este fator se refere ao número de linhas verticais e horizontais formadas por pixels exibidos em uma tela. Uma coisa a se notar é que quanto maior a resolução, maior a densidade de pixels, sua nitidez e melhor o nível de detalhe, permitindo que você se sente mais perto dela, mantendo o mesmo tamanho de tela.

Características do espaço

Por outro lado, a iluminação do espaço ou a hora do dia também têm impacto na escolha do lugar certo para instalar a televisão e conseguir ter uma experiência confortável. Recomenda-se colocá-la em paredes perpendiculares às janelas e nunca em frente a elas. Desta forma, a ideia é reduzir os reflexos que poderiam ocorrer sem perder a qualidade da imagem.
O ângulo de visão e o limiar de pixelização padrão também são fatores a serem considerados. A orientação fornecida pela Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE) aconselha sentar-se a uma distância que permita que a tela ocupe aproximadamente 30 graus do seu campo de visão, o que se aplica a todos os tipos de conteúdo multimídia.
Outra variável a considerar é a altura em que o dispositivo deve ser colocado. Recomenda-se garantir que o centro da tela esteja aproximadamente à mesma altura que os olhos. Geralmente, os olhos de uma pessoa sentada de altura média estão entre 85 e 100 cm do chão. Portanto, sugere-se que não devem estar bem no meio da altura da tela, mas que uma proporção de um terço da parte superior da tela deve ser respeitada.

Tela curva

Existem vários modelos de TV no mercado que, ano após ano, têm tentado melhorar a experiência do usuário. Nos últimos anos, o design curvo tem se tornado cada vez mais popular, mas você já se perguntou qual é a diferença entre TVs de tela plana e as de tela curva?
As TVs de tela curva permitem que a distância entre seus olhos e o aparelho permaneça constante, colocando você no centro da tela. Além disso, a curvatura permite um campo de visão mais amplo e uma sensação mais envolvente quanto mais próximo estiver da tela, bem como uma redução nos reflexos. Em resumo, o objetivo é melhorar a experiência das pessoas que vivem nos espaços projetados, buscando satisfazer suas necessidades e preferências.
*Agustina Iñiguez, com tradução de Julia Daudén, para Archdaily Brasil

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!