Decoração

As dicas e inspirações de duas “meseiras” profissionais para você criar um cenário único

Fernanda Massarotto *
10/12/2019 10:45
Thumbnail

As "meseiras" profissionais Anita Sciacca e Flores Manfredi transformam mesas em verdadeiros cenários.

Não há regras fixas. O que vale mesmo é o bom senso. Misturar, ousar e experimentar. Esses são alguns dos princípios básicos que Anita Sciacca e Flores Manfredi empregam na hora de arrumar uma mesa. Uma atividade corriqueira que virou profissão. As duas amigas, nascidas no mesmo dia, 22 de maio, com um ano de distância, há 4 anos, viraram referência na decoração de mesas para editoriais e comerciais. “Não é uma profissão nova. O estilista de adereço (prop stylist) existe há anos. Mas nos últimos anos, o mercado cresceu muito. Fruto, com certeza, do ‘boom’ de programas de gastronomia e do interesse pela culinária por parte do público” comentam as sócias da agência Table Top, que colaboram para os cadernos especiais Elle Gourmet, Elle Tavola e para a tradicional revista Sale & Pepe, além de várias agências de publicidade na Itália.
Trabalho editorial de Anita Sciacca e Flores Manfredi. Foto: Divulgação
Trabalho editorial de Anita Sciacca e Flores Manfredi. Foto: Divulgação
O trabalho pode parecer simples. Mas não é. A preparação pode levar muito tempo e as exigências de clientes e editores devem ser satisfeitas por completo. “É com certeza estressante. Desenvolver uma ideia e propor o melhor projeto é quase que natural. O que pode tirar o sono é, literalmente, a caça aos adereços, os chamados props”, revelam elas que acabam pedindo ajuda às famílias, aos amigos e até nos grupos nas redes sociais. “O mais engraçado é que: onde vamos ou por onde passamos, temos sempre um olhar garimpeiro. Tudo pode virar parte dos nossos cenários”.
Trabalho de Anita Sciacca e Flores-Manfredi para a Sale & Pepe. Foto: Divulgação.
Trabalho de Anita Sciacca e Flores-Manfredi para a Sale & Pepe. Foto: Divulgação.
A garimpagem a qual se refere a dupla Anita e Flores acabou dando origem a um arquivo de peso. São mais de 500 itens entre talheres, pratos, copos, aparelhos de jantar, toalhas, guardanapos e tecidos variados. Mas, nem sempre basta. Há ocasiões em que é preciso comprar, alugar ou fazer empréstimo de peças em lojas especializadas, brechós, feirinhas de antiguidades, showrooms e boutiques. “Vale a pena para os dois lados. E também é uma boa dica para quem quer realizar um evento ou jantar temático”, recomendam as sócias da Table Top.
Trabalho de Anita Sciacca e Flores-Manfredi para a Sale & Pepe. Foto: Divulgação.
Trabalho de Anita Sciacca e Flores-Manfredi para a Sale & Pepe. Foto: Divulgação.
As incumbências das “meseiras” não se restringem somente criar projetos e encontrar adereços. A sessão de fotos – embora faça parte da etapa final – requer a presença das estilistas. E é nesse momento que a experiência e o gosto pessoal, previamente aprovado, se revelam. Elas admitem que se não houver nenhum alimento a ser fotografado, é tudo mais simples. Caso contrário, é preciso esperar as receitas serem preparadas e os pratos retratados  “Os adereços, porém, não podem ofuscar os ingredientes. E é aí somos nós que determinanos formas, cores e materiais”, esclarecem.
As "meseiras" italianas Anita Sciacca e Flores Manfredi. Foto: Divulgação
As "meseiras" italianas Anita Sciacca e Flores Manfredi. Foto: Divulgação
No dia-a-dia, as prop stilysts se arriscam, de vez em quando, na cozinha. Como boas italianas não desapontam família e amigos. Os elogios são unânimes quando o assunto é organizar uma mesa, seja qual for a ocasião. “Transportamos nossa experiência profissional para o nosso cotidiano”, brincam as amigas. “O conselho que damos é usar o bom senso e não exagerar. Para uma mesa elegante e bonita, basta investir em uma bela toalha, evitar enfeites e jamais usar guardanapos de papel. Misturar copos e pratos é divertido e original”.

LEIA TAMBÉM

*especial para HAUS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!