Decoração

É fácil! Aprenda a fazer um patchwork com retalhos de papel de parede

Mariana Domakoski*
23/09/2016 19:19
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Fez uma aplicação de papel de parede recentemente e ficou com algumas sobras? Uma opção para aproveitá-las é fazer uma composição com os retalhos, conhecida como patchwork, que pode ser criada com padronagens iguais ou diferentes. O resultado compõe com o mobiliário e ajuda a levantar a decoração.
A base para compor o ambiente criado por Yara Mendes com exclusividade para HAUS é justamente essa técnica. As cores dos móveis e dos adornos são encontradas nos papéis de parede. Mas essa base poderia ser outro elemento, como um sofá ou uma almofada. “É necessário que algo sirva como referência”, aponta a decoradora.
O antes do ambiente, sem patchwork.
O antes do ambiente, sem patchwork.
Para equilibrar as cores, foram feitos links entre elas. O amarelo do banquinho compõe com o amarelo da banana de porcelana e dos detalhes do patchwork. O azul da almofada equilibra com a mesma cor presente em vários dos retalhos. “Se o objeto é grande, será uma presença marcante, não havendo necessidade de conectá-lo com outro elemento”, aponta Yara.
Um ponto importante no projeto é a sobreposição dos retalhos. Para dar vida ao espaço foram usados vários padrões de papel de parede da JVN. Os móveis e objetos de decoração são da Villa Batel.

Materiais

– Retalhos de papel de parede;
– Cola específica de papel de parede (encontrada em locais que vendem papel de parede). Comprar a quantidade especificada pelo fabricante tendo em vista a metragem que se deseja colar (geralmente, 100g de pó de cola fazem 5 m² de papel de parede);
– Água, para misturar à cola de papel de parede (de acordo com a especificação do fabricante);
– Régua de 30 cm ou mais;
– Estilete ou tesoura;
– Trena;
– Espátula de borracha para massa corrida;
– Bandeja ou balde de tinta;
– Rolo de tinta;
– Pincel pequeno;

Passo a passo

Confira informações detalhadas do passo a passo

1)Corte os quadrados (ou outro formato desejado) de papel de parede.
2)Prepare a cola, misturando o pó de cola à água, seguindo as especificações do fabricante. Mexa a mistura de 5 a 10 minutos, até que o pó fique bem diluído, formando uma goma.
3)Passe a mistura de cola na área da parede em que se deseja aplicar o papel.
4)Passe a mistura de cola no verso do papel de parede. Deve-se formar uma camada de mais ou menos 1 mm. Para ver se é suficiente, passe o dedo e veja se um “murinho” lateral se forma dos lados do caminho do seu dedo. Se sim, a quantidade está ideal.
5)Posicione o pedaço de papel de parede. Avalie bem se ele está na posição correta e dê leves batidinhas, para fixação.
6)Alise com a espátula, para retirar eventuais bolhas de ar. Não aperte com muita força, senão a cola começa a vazar. Se houver desníveis de cola, não se preocupe: eles vão sumir depois que a cola secar.
O depois do ambiente, com o patchwork.
O depois do ambiente, com o patchwork.
* especial para a Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!