Decoração

Elegante celebração

Ana Carolina Nery
17/12/2010 02:02
Thumbnail
Clássico para dois (foto 2)
Mesmo comemorando o momento da virada fora de casa, não significa que o jantar não precise ter um toque de requinte. A arquiteta Tania Ribas Jamus e o designer de interiores Roberto Amaral da Cunha produziram uma mesa para duas pessoas, na loja Bergerson Presentes. Os profissionais investiram no branco somente para os pratos, para valorizar a comida a ser servida, e optaram por ousar nas cores dos demais elementos. “Tivemos o cuidado de não associar a casamento. Por isso, a composição com azul e rubi”, afirma Cunha. A arquiteta Tania aponta as taças em cores e estilos diferentes. “Elas são muito bem aceitas, deixam a mesa divertida e charmosa”. Outro destaque da decoração é o tampo de espelho da mesa, que é solto. Ele foi removido, estendida uma toalha sobre a base inferior, e recolocado. “O caimento da toalha valoriza a mesa e o espelho oferece requinte e amplitude.”
* * * * * *
Sala festiva (foto 3)
Um dos ambientes da casa, como uma sala, sacada ou varanda, pode ser reservado para brindar a chegada do novo ano. A sugestão do arquiteto Eduardo Mourão, proprietário da Studio Casa, é remover o que não será útil para outro cômodo da casa e abrir espaço para circulação, em um ambiente sofisticado e funcional para fazer o brinde. O mais importante é ter uma mesa de apoio para bebidas, taças e aperitivos. “Como é um período de verão, pincelei com amarelo, para dar cor e por ser um tom muito vivo e que chama bons augúrios”, explica Mourão. O arquiteto misturou o luxo e o rústico entre os objetos. A mesa tem como base raiz de teca e tampo de vidro. Para compor a decoração da mesa e reforçar o clima de alegria, Mourão escolheu bougainville branco. “É uma flor singela e discreta, que tem tudo a ver com a proposta de ano novo, além de ser mais fácil de encontrar nessa época.”
* * * * * *
Ceia informal (foto 4)
A falta de espaço na mesa para acomodar todos os convidados na ceia de réveillon não é problema quando a opção é pelo serviço americano. A proposta do designer Emerson Almeida, da Camicado, é utilizar a mesa como um apoio para os elementos que serão necessários durante a noite. Nesse caso, os objetos estarão separados por função e, após servir, cada pessoa poderá se acomodar onde se sentir mais à vontade no ambiente. Almeida orienta, primeiro, imaginar tudo o que precisará para a ceia, como taças, pratos, talheres e travessas. “É preciso tornar a mesa a mais funcional possível. Tudo o que os convidados precisarão terão de estar nela”, diz. Depois, pense nos elementos que irão compor a decoração. Almeida recomenda utilizar objetos como bolas decorativas sobre o tampo ou dentro de vasos transparentes, fitas decorativas e velas. “As flores dão um toque de charme”. Para a base, ele utilizou apenas caminhos de mesa, que podem ser substituídos por uma toalha.
Serviço:
A Loja – (41) 9839-6797
Bergerson Presentes – (41) 3304-4426
Camicado – (41) 3317-6333
Studio Casa – (41) 3223-6201
Tok da Casa – (41) 3222-7484
Tok & Stok Compact – (41) 3318-5800

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!