Decoração

Especial Milão: cinco macrotendências de design para decorar a casa

Daliane Nogueira Larissa Jedyn
21/05/2016 01:00
Thumbnail
Milão é todo design. Dos 230 mil metros quadrados da Feira Internacional do Móvel aos bairros coalhados de inspiração jovem, a cidade mostra que é a principal referência no setor e que o mundo inteiro precisa ver o que se mostra por lá.
Cinco macrotendências ficaram evidentes entre os lançamentos dos principais expositores, que mostram que a crise ficou para trás, a economia tem tudo para seguir em frente e o caminho é a produção mais real. Quer saber por onde ir? Aposte no minimalismo, nas linhas retas, salpique de cor sua casa e misture sempre os materiais, não esquecendo dos clássicos. Veja nossas apostas.
LEIA MAIS
PURISMO
Design racional e forma pura. A grande sacada está na solução que o produto oferece. Neste contexto aparecem sofás componíveis e com encostos mais baixos; poltronas com desenhos menos sinuosos e composições geométricas nas estantes e mesas de apoio. Nos ambientes montados, pouca intervenção visual, onde luxo é ter o mínimo com o máximo conforto.
Adrenalina
Adrenalina
MDF ITÁLIA
MDF ITÁLIA
Porro
Porro
COR
Não se trata de uma explosão multicolorida, exceto as marcas que têm em seu DNA o trabalho vibrante. Mas nos ambientes de base sóbria, quase sempre feita no cinza ou algum tom terroso, há intervenções de amarelo, azul, vermelho e verde em muitos estofados e móveis de plástico, acrílico e tubulares (sim, eles estão voltando!).
Nas marcas que fazem estandes ambientados, a cor se fez presente em detalhes de acabamentos, como na parte interna de estantes ou em tampos de mesas de apoio, por exemplo.
Porro
Porro
Moroso
Moroso
GLAS ITÁLIA
GLAS ITÁLIA
Arco
Arco
MISTURA DE MATERIAIS
Misturar e experimentar talvez seja o grande recado de Milão. Vale compor madeira com pedra e incluir ainda os tecidos naturais, como linho e algodão. Estes, aliás, vem se firmando como os grandes produtos para estofados, mas ganharam novas colorações, dentro da matiz sóbria, como o azul escuro e as variações de cinza e a companhia do veludo. Merece um destaque a volta do couro, que está tanto nas poltronas e sofás, como revestindo estantes e aparadores.
Lema
Lema
Alki
Alki
RIVA 1920
RIVA 1920
RIVA 1920
RIVA 1920
RIVA 1920
Walter Knoll
Walter Knoll
A PEÇA
Ao caminhar pelos corredores do Salão Internacional do Móvel, uma peça apareceu como destaque de várias marcas: a mesa de jantar. Vários designers pensaram no produto como centro dos ambientes. Há peças com pés superdescolados, acabamentos especiais e com materiais misturados. Em muitos casos, o que vale é imprimir, ali, a assinatura da marca e do designer.
Arco
Arco
Cassina
Cassina
Bross Itália
Bross Itália
A matéria-prima mais emblemática quando se fala em móveis é a madeira. Natural, com veios aparentes, escura ou misturada com outras cores e acabamentos, o material reconquista o protagonismo e se apresenta com formatos diferentes. O bambu e o pinus prevaleceram principalmente no design de móveis. E o aspecto rústico, com o proposital “não acabamento” aparecendo em furinhos e falhas.
Meritalia
Meritalia
Vitra
Vitra
RIVA 1920
RIVA 1920
NORMAN COPENHAGEN
NORMAN COPENHAGEN
Covo
Covo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!