Décor

Decoração

Espelho em formato adesivo possibilita novas composições à decoração

Bruno Gabriel, especial para HAUS
20/10/2020 11:00
Thumbnail

O espelho adesivo é ideal para quem deseja mudar a decoração sozinho, mas, por ser de acrílico, exige atenção quanto à qualidade do material | Pinterest / Reprodução

Quem se interessa por decoração e segue alguns perfis sobre o assunto nas redes sociais já deve ter se deparado com um tipo diferente de espelho. Conhecido como “espelho mágico”, o produto é uma peça de acrílico autocolante, que funciona como um adesivo. Com diversos formatos, tamanhos e podendo ser inserido em qualquer canto, a novidade chega a cobrir paredes inteiras.
O sucesso entre o público é tanto que a arquiteta Pati Cello diz só ter tomado conhecimento da praticidade da nova proposta por meio de sugestões dos próprios clientes. “Durante a pandemia, as pessoas estão buscando resolver sozinhas e rapidamente os problema domésticos”, justifica ela, indicando o quanto é fácil encontrar a peça na internet ou mesmo em lojas de departamento. Para ela, o produto ainda soma outras vantagens, como o fato de ser barato e, como define seu próprio lema, ser inquebrável.
O ideal é instalar o produto em áreas menos úmidas
O ideal é instalar o produto em áreas menos úmidas
Outro ponto que vem agradando o público, segundo Pati, é a possibilidade de inserção do espelho autoadesivado em qualquer espaço, criando múltiplas opções de composição. Podendo até mesmo ser recortado, ele dá autonomia para que a própria pessoa exerça a criatividade dentro de casa. “Há formatos grandes e pequenos. O cliente pode comprar quantos adesivos quiser e montar de acordo com o desenho que quer ter na parede”, explica.
Os espelhos podem ser encontrados em lojas de departamento ou lojas de decoração on-line
Os espelhos podem ser encontrados em lojas de departamento ou lojas de decoração on-line
A arquiteta ainda afirma que muitos deles são vendidos prontos, em kits. Nesses casos, há uma sugestão de formato para a colocação, basta segui-la. Com possibilidade de ser inserido sobre parede, papel de parede, azulejo, móveis, vidro e madeira, o espelho autoadesivado também pode receber molduras dos mais diversos materiais.
Podendo ser aplicado sozinho, o produto apresenta como desvantagem a qualidade do material, que nem sempre é boa
Podendo ser aplicado sozinho, o produto apresenta como desvantagem a qualidade do material, que nem sempre é boa
Ideal para a decoração, o produto pode não ser tão indicado para quem está em busca de um reflexo perfeito, no entanto. “É importante entender que se o espelhado é feito no acrílico, a imagem pode não ser tão boa. Ele vale para a decoração, mas a imagem fica disforme”, garante Pati. Uma opção melhor, segundo a arquiteta, é inserir fitas autocolantes na parte de trás de espelhos comuns ou mesmo mandar fazer o item sob medida.
Como forma de garantir a qualidade do reflexo, Pati Cillo utilizou o espelho tradicional colado com a fita dupla face. Depois, ele recebeu a moldura.
Como forma de garantir a qualidade do reflexo, Pati Cillo utilizou o espelho tradicional colado com a fita dupla face. Depois, ele recebeu a moldura.

Cuidados

A principal recomendação para quem quer utilizar espelhos adesivados é se certificar de que a superfície na qual ele está sendo inserido é completamente lisa. Além disso, é essencial estar atento à temperatura do local. Se colocado próximo a lareiras, churrasqueiras ou fogões, o adesivo pode esquentar e se soltar. Ambientes muito úmidos também devem ser evitados, pois o contato com a água pode danificar a cola.
Outro ponto citado por Pati Cello diz respeito à retirada do espelho, que pode danificar a pintura da parede ou do material sobre o qual o item foi colocado. Nesse momento, interessa muito a qualidade do adesivo escolhido. “Se for algo provisório, é melhor usar suportes adesivos de maior qualidade, especiais. Algumas marcas já oferecem uma base plástica com dupla face atrás, em que há uma lingueta que retira [a peça] sem danificar [a parede]”, garante a arquiteta.
Caso a escolha seja inserir a fita autocolante na parte de trás de espelhos comuns, os cuidados não param por aí. “É preciso existir a segurança de que o adesivo suporta o espelho. As recomendações para esses produtos devem ser respeitadas, o que inclui o tempo de espera para secar a cola”, aconselha Pati.
A arquiteta Pati Cillo optou pelo uso do espelho tradicional, mas preso pela fita dupla face no painel de madeira
A arquiteta Pati Cillo optou pelo uso do espelho tradicional, mas preso pela fita dupla face no painel de madeira
Embora a tendência do momento seja mesmo a aplicação dos
espelhos adesivos, Pati chama a atenção para as demais possibilidades existentes
para o uso de espelhos tradicionais, como pendurá-los ou apoiá-los em algum
espaço. Nesses casos, segundo a arquiteta, a criatividade não tem limites. “Há
casos que ao invés de adesivar, as pessoas colocam borda de metal e uma
cordinha para pendurar na parede. Alguns chegam até mesmo a inserir prateleiras
finas no meio do espelho”, conta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!