Decoração

Está decorando a casa sozinho? Veja seis erros que você não pode cometer

HAUS*
28/07/2017 14:30
Thumbnail

Planejar o ambiente e definir espaços é uma das dicas para não cometer erros. Foto: Bigstock

Sabemos que nem sempre é possível contratar um profissional para planejar toda a decoração de casa. É normal acabar arrumando tudo conforme nosso olhar, conhecimento de observador ou, simplesmente comprando peças que gostamos aleatoriamente. Mas é preciso ter cuidado ao decorar a casa sozinho, para não gastar com peças que não vão encaixar devidamente no local.  Separamos, com a ajuda de especialistas, os seis erros mais comuns durante esse processo. Confira dicas para não cometê-los:

1) Falta de Planejamento

Segundo a designer de interiores da Lojas KD, Alessandra Petrecca, esse é o principal erro. Sair comprando coisas de diferentes lugares, sem pensar no ambiente como um todo, não dará certo. “Visualize o que você tem, pense no que acha que ficaria bom no local e só depois compre”, aconselha.
Foto: Divulgação/ conjunto para sala de estar Lojas KD
Foto: Divulgação/ conjunto para sala de estar Lojas KD

2) Móveis em excesso

Além de diminuir o espaço para circulação de pessoas, encher o ambiente de móveis transmite a impressão de um ambiente reduzido. Lembre-se que tudo deve fluir dentro de um cômodo. A dica de Alessandra é sempre ter uma trena em mãos, assim sabe-se o tamanho certo dos móveis e quanto de espaço eles vão ocupar. Lembre-se de prever a circulação das pessoas. Em geral é preciso guardar entre 60 cm e 90 cm para dar fluidez aos ambientes.
Foto: Pexels
Foto: Pexels

3) Exagero de estilos na decoração

Mesmo que seja indicado misturar estilos para criar uma característica própria, a designer indica que é preciso maneirar. “Pode ser que nada combine e a composição se torne uma poluição visual. É primordial ter um ponto focal”, explica. Um jeito de resolver isso é determinar uma característica em comum nos objetos, cor, textura, material, ou forma, por exemplo.
Foto: Pexels
Foto: Pexels

4) Diminuir ambientes com cores escuras

Somar paredes escuras a móveis escuros é uma opção perigosa. “É importante ter ponderação!”, avisa Alessandra. A dica é fazer uma paleta de cores para cada cômodo do lar, assim, a chance de errar é menor. Na dúvida escolha sempre cores claras para as paredes, além de ampliar o ambiente, facilita na composição dos móveis e decoração. Além disso, evite usar papéis de parede chamativos em todas as paredes de um mesmo ambiente.
Foto: Divulgação/ Larissa Lóh Arquitetura
Foto: Divulgação/ Larissa Lóh Arquitetura

5) Iluminação errada

A arquiteta Larissa Lóh lembra que a iluminação é uma das características mais difíceis para quem vai decorar a própria casa. “É necessário ter cuidado com os tons de luz e formatos escolhidos. “As pessoas acabam colocando luz demais, e gastando desnecessariamente, ou de menos, e tendo ambientes escuros”, conta. A dica de Larissa é analisar a função de cada cômodo para definir a iluminação correta. “Para um ambiente de home-office, por exemplo, é preciso uma luz mais branca, diferente de um quarto, que precisa preparar para o sono”. As lojas especializadas em iluminação costumam ter profissionais que auxiliam neste processo de dimensionar a quantidade de luminárias e lâmpadas para cada ambiente.
Foto: Pexels
Foto: Pexels

6) Ignorar a rotina da casa

Citada como o principal fator de erro por Larissa a rotina dos moradores deve estar por trás de cada decisão. “Deve-se avaliar se precisa de cuidados por causa das crianças, se há um cachorro o piso deve ser adequado, enfim, o que acontece no espaço é o que manda na decoração”, diz.
*com a colaboração de Lívia Mattos
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!