Decoração

Estilo industrial está em alta em projetos comerciais e residenciais

HAUS
04/11/2016 16:39
Thumbnail

O estilo industrial foi além de restaurantes e hoje já é encontrado em outros tipos de ambientes, como os escritórios. Foto: Fernando Zequinão | Fernando Zequinao

Canos e tubulações aparentes. Muito metal e peças com acabamentos que parecem oxidados. Objetos reciclados e a predominância das cores preta, cinza e branca. Essas são algumas das características do estilo industrial de decoração, em alta nos projetos atuais e que deixa os ambientes com ar contemporâneo.
Mais encontrada em ambientes comerciais como restaurantes, a decoração industrial ganhou tanta força nos últimos anos que vem sendo aplicada também em escritórios e residências. No Anuário HAUS 2016 é possível encontrar alguns desses novos usos. Confira cinco desses projetos:

Comerciais

Em sua proposta para o Café do Viajante, Givago Ferentz mesclou diversos estilos na arquitetura e na decoração. Entre eles está o industrial, que aparece nos trilhos aparentes das luminárias no teto e nas paredes de tijolo aparente.
Foto: Leticia Akemi/ Gazeta do Povo
Foto: Leticia Akemi/ Gazeta do Povo
O projeto conceitual para um salão de beleza proposto por Sabrina Becker tem um ar moderno, com toques industriais na decoração: nos trilhos das lâmpadas e na textura de tijolinhos aparentes de algumas paredes.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin propõem um ambiente de trabalho diferente com esse projeto de escritório. Alguns dos revestimentos usados são destaques no espaço e dão um tom idustrial, como o forro ripado em madeira natural e o subway tile, mesmo usado nos metrôs, que parece um tijolo aparente.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Residenciais

Neste loft projetado por Michele Krauspenhar, o tom industrial fica por conta dos metais e da cor cinza presente em boa parte do espaço. Destque para a mesa de centro e para a cozinha integrada no cant direito da foto, que aliam esses dois elementos.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer
Neste apartamento estilo estúdio projetado por Karin Brenner, a parede com mobiliário todo preto faz um contraponto para a parede oposta, toda branca e com tijolos aparentes, o que confere um ar industrial ao espaço.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!