Expertise

Decoração

Experiência e conhecimento técnico: o papel das lojas e showrooms no mercado da decoração

Sharon Abdalla
29/06/2020 21:26
Thumbnail

Foto: Divulgação/Móveis Campo Largo

Difícil encontrar um setor que não tenha sido impactado pela pandemia que assola o mundo desde o início de 2020. E na cadeia de decoração, mais especificamente no que diz respeito às lojas de mobiliário, não foi diferente. Ao mesmo tempo em que seus serviços e produtos ganharam relevância para responder às necessidades de conforto e de se realizar todas as tarefas cotidianas integralmente em casa, as visitas aos showrooms foram prejudicadas pelas restrições de abertura ou horários impostos pelas autoridades para conter o contágio ou pelo receio dos clientes de se expor em tempos nos quais, infelizmente, ele ainda é uma realidade.
Contraditórios, tais aspectos colocaram um desafio aos lojistas, que buscaram formas de manter os negócios girando sem deixar de lado a segurança de clientes e equipes. A solução para muitas delas, como era de se imaginar, veio da tecnologia. A Móveis Campo Largo, por exemplo, inaugurou seu e-commerce há cerca de dois meses, com o objetivo de ter na ferramenta uma vitrine virtual que dê visibilidade ao mix de produtos, suas variações e precificação, como conta Edson Luiz Marochi, diretor da marca.
Outros showrooms, como a Saccaro e a Artefacto, apostaram no atendimento remoto via Whatsapp, telefone e wish list (lista de desejos) para responder à demanda dos clientes. "O atendimento remoto está dominando completamente a forma de negociação. Tanto para o envio de orçamentos como para a negociação em si. Ele facilita muito para a pessoa fazer a proposta de preço, uma vez que no cara a cara ela poderia ficar constrangida", aponta Fernando Kersting, proprietário do Grupo MovDecor, do qual a Saccaro faz parte. "Nos meses de março, abril e maio, tivemos um crescimento de 43% sobre o mesmo período do ano passado", completa Pedro Torres, gestor da Artefacto, ao destacar os resultados do modelo.
Produtos da marca suíça Vitra.
Produtos da marca suíça Vitra.
Eficaz e célere, a flexibilidade ofertada pela tecnologia não é capaz, no entanto, de superar uma das etapas que fundamentam a existência das lojas físicas e showrooms: a necessidade dos clientes de experimentar, de sentir os produtos. "O cliente tem ido à loja efetivamente na finalização [da negociação]. Para visualizar, validar o que está comprando e fazer o pagamento", descreve Kersting.

Experiência como valor agregado

A necessidade desta validação vinda da experiência física é apontada pelos empresários e gestores dos showrooms como um dos pontos que justificam a presença física dos negócios, especialmente quando se fala sobre produtos de alto valor agregado.
Isso porque, além do apelo estético, as peças precisam responder a desejos e necessidades que englobam ergonomia e conforto, passando pelas sensações que são capazes de gerar em seus usuários. "É muito difícil comprar móveis por catálogo. O conforto é algo muito subjetivo, que precisa do toque", lembra Torres.
Foto: Divulgação/Artefacto
Foto: Divulgação/Artefacto
Outros pontos que se somam em favor das lojas físicas tratam da possibilidade de personalização dos produtos e do atendimento de pós-venda. "As equipes de vendas são muito especializadas, com conhecimento técnico [sobre as peças]", acrescenta Eviete Dacol, designer e proprietária da Inove Design, que ainda lista a garantia de qualidade e de entrega dos produtos como outras vantagens.
Para ela, todas essas características, que podem ser resumidas como segurança em relação à compra, pesam a favor dos showrooms no comparativo com o e-commerce ou a venda direta, que despontam como concorrentes, também, dentro do mercado de design assinado. "Para nós que trabalhamos com produtos de alto valor agregado, [a venda sem a experiência] acaba commoditizando algo que não é uma commodity", resume Kersting.
A favor deles, no entanto, os canais digitais têm um bom argumento: o preço, geralmente mais baixo por envolver custos de operação menores. "O preço sempre é um desafio, pois ninguém quer extrapolar. Mas quem dá o preço é o mercado. O [setor] moveleiro de alto padrão tem a maioria das matérias-primas [ou das importações] ancoradas pelo dólar. [Com a variação da moeda] ou você absorve o custo e moderniza a forma de atendimento para agilizar e ter maior produtividade de atendimento e conversão em vendas ou acredita que o teu produto vale aquilo e repassa os preços. O repasse só se faz necessário quando não há mais condições de absorvê-lo. Nós, por exemplo, mantemos os preços estabilizados desde julho do ano passado, porque temos estoque de matéria-prima", conta Torres.
Ele ilustra que a manutenção das lojas físicas responde a cerca de 40% a 50%, ou mais, de acordo com o posicionamento da marca, do preço final do produto. Já a carga tributária, que também varia de acordo com o enquadramento de cada empresa, fica na casa dos 25% do valor final da venda, na projeção de Marochi.
Foto: Divulgação/Saccaro
Foto: Divulgação/Saccaro
Até que a tecnologia seja capaz de responder ao que a experiência física proporciona, a aposta segue em fazer dos meios remotos aliados à agilidade e concretização das vendas, uma vez que eles não deverão perder o lugar que conquistaram, mesmo quando passada a pandemia. "Existe uma tendência de showrooms menores, com equipes mais enxutas, de não se expor tudo. Nosso cliente de Curitiba, no entanto, é muito exigente, quer ter tudo [à mostra]", acrescenta Eviete ao elencar outras das possíveis alternativas futuras no sentido de otimizar os custos que envolvem a manutenção de uma loja física.
"A fábrica, os criadores, os lojistas, os profissionais [da arquitetura e design de interiores] e o consumidor compõem uma cadeia produtiva de atendimento na qual, efetivamente, cada um tem o seu valor. Não consigo visualizar importância maior ou menor a nenhum deles", finaliza Kersting.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!