Decoração

Faça você mesmo, mas com segurança

Daliane Nogueira
21/01/2011 02:06
Thumbnail
Proteger-se com luvas e óculos é uma medida importante e que poucas pessoas seguem. “Até em atividades pouco complexas, co­­mo a fi­­xação de um prego ou parafuso, cor­­re-se o risco de um acidente. É importante lembrar desses detalhes.”
A maior preocupação fica por conta da rede elétrica, campeã em acidentes domésticos fatais. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elé­trica (Abradee), a média anual de pessoas acidentadas dentro e fora de casa chega a um mil em todo país – pelo menos 40% dos acidentes acontecem em casa.
Duas regras são importantes: desligar os disjuntores no quadro de distribuição, que protegem o circuito elétrico de curtos e sobrecargas; e usar ferramentas (alicates, chaves de fenda, tesouras, estiletes) isoladas, com cabo protegido por borracha ou plástico, para evitar choques, lembra o gerente da Dou­­tor Faz Tudo (franquia nacional de manutenção rápida de imóveis), Ricardo José Carneiro. “É importante lembrar que água e energia elétrica não combinam. Então nunca faça o reparo se houver umidade no local.”
Outro ponto destacado por Carneiro é não insistir no reparo ao perceber que não conseguirá resolvê-lo. “Um conserto mal feito pode ser mais prejudicial do que a situação anterior. Se não conseguir resolver o problema, pare e consulte um técnico capacitado”, recomenda.
Para o gerente de consultoria da Universidade Multicoisas Jair Tava­­res, a escassez de mão de obra para a área de construção civil, e o consequente aumento de preços na prestação de serviços de manutenção, motiva cada vez mais as pessoas a tentarem o conserto por conta própria. Soma-se a isso o aumento da oferta de pro­­dutos que se­­guem o conceito do “fa­­ça vo­­cê mes­­mo”, muito co­­­­mum nos Es­­tados Unidos. “Uma vedação de janela, pintura de paredes e até a montagem de móveis estão mais fáceis, pois os produtos têm mais tecnologia”, comenta.
* * *
Serviço:
Leroy Merlin – (41) 3111-2000
Multicoisas – (41) 2101-8500
Balaroti – (41) 3027-9000
Etna – 0800-285-0066
Loja Coza – 0800 7044 144
Americanas.com – www.americanas.com.br

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!