Decoração

Feira de Colônia adianta tendências 2020: cores vivas, padrões discretos e muita madeira

Luciane Belin*
13/01/2020 22:06
Thumbnail

Mesa com tampo de madeira e base de metal da Ozzio Italia. Foto: Divulgação

O evento internacional que dá a largada para os principais lançamentos e tendências de decoração para o resto do ano começou hoje (13) na Alemanha. A Imm Cologne, realizada na cidade de Colônia, vai até domingo (19) e abre espaço para algumas das mais importantes marcas do mundo adiantarem suas novidades.
Em 2020, a feira reúne 1.158 expositores, dos quais quase 80% são internacionais. A organização espera quase 150 mil visitantes, de 145 países diferentes, atraídos pelos destaques que são considerados uma prévia do Salão do Móvel de Milão, que acontece em abril.
Reunimos algumas das novidades e tendências que a Imm Cologne coloca no radar dos profissionais e apaixonados por decoração, mobiliário e acessórios.

Cinco macrotendências

A Imm Cologne 2020 veio para provar que há momentos em que a principal tendência é olhar para trás. Entre os aspectos que se destacam na feira neste ano está um retorno à madeira enquanto centro da decoração.
Mobília da Burgbad listra a tendência do ano de utilizar a madeira. Foto: Divulgação
Mobília da Burgbad listra a tendência do ano de utilizar a madeira. Foto: Divulgação
Ela nunca saiu completamente de moda, mas, no intuito de tornar o mobiliário mais durável e menos agressivo ao meio ambiente, as peças fabricadas em elementos naturais como a madeira estão de volta com força nas tendências de decoração.
A madeira está por todos os lados, das divisórias e dos móveis aos acessórios, evidenciando a preocupação com a durabilidade.
Mesa com tampo de madeira e base de metal da Ozzio Italia. Foto: Divulgação
Mesa com tampo de madeira e base de metal da Ozzio Italia. Foto: Divulgação
A presença deste material dialoga diretamente com outra tendência percebida em vários dos expositores do evento: a vegetação urbana. Marcas como a Serip enfatizam a presença do verde e das muitas cores da natureza em uma mistura com a modernidade das cidades.
Quando o assunto é estampa, a regra deste ano são cores mais vivas, mas padrões mais discretos. Móveis que poderiam ter saído de um filme de Stanley Kubrick, por um lado, e de Wes Anderson, por outro.
As tonalidades mais vivazes estão nas cadeiras, poltronas e sofás, mas também nas almofadas e acessórios para diferentes cômodos. As estampas discretas, mas consistentes, estão nos tapetes, nas cerâmicas e até mesmo nas divisórias.
A criatividade e inventividade também ditam as regras da decoração neste ano. Das mesas e bancos, mas principalmente passando pelos sofás, a tendência desta edição da Imm Cologne é provar que o lúdico também pode vir carregado de elegância.
Sofá modular After, da Prostoria. Lúdico, elegante e funcional. Foto: Divulgação
Sofá modular After, da Prostoria. Lúdico, elegante e funcional. Foto: Divulgação
Cores chamativas e estampas ousadas são salpicadas de detalhes em dourado, carregando de formalidade móveis e acessórios que, de outra forma, poderiam estar facilmente na sessão de infantis.
Madeira Misia Console Via Lazio 41
Madeira Misia Console Via Lazio 41
Essa pegada levemente vintage aparece ainda na estética retrô-futurista que é outra das tendências desta edição da Imm Cologne. Não se trata do 2020 que vivemos, mas daquele que nossos avós imaginavam que viveríamos, idealizados nos filmes dos anos 70 e 80, com suas linhas arredondadas e fluidas, suas cores metalizadas e elementos que remetem à tecnologia.

Novidades nos stands

Algumas das marcas mais celebradas da decoração e do design mundial levam para a Imm Cologne produtos que já estiveram em Milão no ano passado, acrescentando algumas novidades. E o caso da Moroso, que reformulou seu espaço, mas apresenta os produtos que estiveram expostos no Salone: toda a coleção Gogan de Patricia Urquiola, o sofá Heartbreaker e a linha Precious Chair de Johannes Torpe, e a coleção Modou projetada por Ron Arad, bem como parte da coleção M’Afrique.
Poltrona de Ron Arad para a coleção Modou, da Moroso. Foto: Divulgação
Poltrona de Ron Arad para a coleção Modou, da Moroso. Foto: Divulgação
Já a Bitossi Home apresenta pela primeira vez acessórios de tecido e extensões de algumas das coleções existentes mais populares. Neste ano, a marca toscana apresenta na coleção Bel Paese, assinada pelo designer francês Sam Baron, também uma proposta de toalhas de chá para diversos usos.
O Studio MILO criou outra experiência imersiva com base no conceito de stand spectrum, também apresentado originalmente no Salão do Móvel de Milão em 2019. Os visitantes entrarão em uma fantasia da era espacial dos anos 80 retrô-futurista, um laboratório de ficção científica onde a experimentação reina livremente.
Ambiente criado pelo Studio Milo para a Imm Cologne. Foto: Divulgação
Ambiente criado pelo Studio Milo para a Imm Cologne. Foto: Divulgação
Já a Kartell tem entre seus destaques deste ano a apresentação da AI, uma nova cadeira da marca fabricada 100% com material reciclado.

Das Haus: um espaço experimental

Um dos ambientes mais esperados pelos visitantes da Feira de Colônia é o Das Haus, uma parte do evento que abriga, todos os anos, uma criação arquitetônica original. Neste ano, a Das Haus ficou com o escritório espanhol MUT Design, que propõe um conceito de vida visionário no qual o interior da casa é virado para o exterior.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ao remover os limites entre as salas, a experiência de vida é aberta, não apenas para a natureza, mas também para a comunidade de moradores. O Das Haus 2020 lembra um pavilhão clássico: formado a partir da combinação de um círculo e um quadrado, decorados com móveis minimalistas, abertos por todos os lados.
As cores das lagoas deslumbrantes do Parque Nacional da Albufera, em Valência, foram uma inspiração para Alberto Sánchez e Eduardo Villalón, fundadores da MUT Design, em sua seleção de materiais e esquemas de cores harmoniosos para a visão de viver em casa.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!