Invista em 5 tendências para escritórios e melhore a produtividade

HAUS
18/05/2017 21:47
Thumbnail

Fotos: Sharise Gulin/Divulgação | Roberto Rapetti

A atual forma de trabalho está em xeque. A Semana de Design de Milão 2017, a maior e mais importante do setor, questiona os formatos tradicionais de trabalhar e traz tendências que tornam a experiência melhor, mais produtiva e mais humana. O indivíduo, e não a burocracia, volta a estar no centro do design de interiores das corporações.
“A feira foi uma resposta às práticas contemporâneas de administração”, avalia a arquiteta Sharise Gulin, especializada em ambientes corporativos, que também esteve durante a Semana de Design de Milão deste ano. “O design do mobiliário e as configurações espaciais estão moldadas nestes novos conceitos, focados no conforto psicológico, acústico e ergonômico dos colaboradores.”
Com o auxílio da arquiteta, separamos 5 tendências para escritórios direto do Salão Internacional do Móvel de Milão!

Mobilidade espacial

O Salão de Milão reforça de vez a estrutura menos engessada dos escritórios. Todas as apostas recaem sobre layouts menos formais, menos divididos, e mais colaborativos, compartilhados. Sem dúvida um dos grandes destaques foi a quantidade de mobiliários adaptáveis. Sofás, divisórias, bancadas, mesas, bancos e cadeiras que se transformam de acordo com a necessidade do ambiente. “Os móveis ficaram mais ajustáveis e os ambientes ficaram mais versáteis e integrados. O ambiente que comportava uma equipe de cinco pessoas, por exemplo, pode facilmente se tornar um espaço para 10, de acordo com a configuração do espaço, e o mobiliário hoje vêm ao encontro desta proposta”, explica Sharise.

Tratamento acústico

Com os espaços cada vez mais integrados, o tratamento acústico de algumas áreas virou item de série, com materiais que absorvem e isolam ruídos, aumentando o conforto nos coworkings. As divisórias são estofadas e levam tecidos com eficiência acústica. “Há também sofás com encostos prolongados que isolam o ambiente, dando mais privacidade, e cabines com isolamento acústico que formam os chamados ‘focus rooms’: pequenas salas de reuniões, áreas para calls, e células com mais privacidade em meio ao espaço comunitário”, diz Sharise.

Cores fortes e ambientes aconchegantes

É o fim dos escritórios estéreis, com luz branca e ambientes claros. A maioria dos fornecedores mostrou espaços de trabalho extremamente aconchegantes, tendência que aparece nas cores, materiais utilizados e também na iluminação. A cor do momento Greenery, o azul, vermelho, laranja e roxo, aparecem em tecidos como o veludo, em painéis e na composição dos móveis. Para ficar mais aconchegante, há uma gama de tapetes com fibras que lembram o artesanal, passando a sensação de conforto.
Fotos: Sharise Gulin/Divulgação
Fotos: Sharise Gulin/Divulgação

Formas orgânicas

As pesquisas científicas sobre os benefícios do design biofílico, aquele que responde à necessidade humana de se conectar com a natureza, apontam para a maior produtividade da equipe quando o ambiente construído traz elementos que lembrem a natureza. Assim, o mobiliário apresentado na feira trouxe formas orgânicas, menos definidas. As cadeiras, mesas e sofás chegam com formas arredondadas, almofadadas e bem criativas.

Experiência individual

Observa-se também a transformação dos ambientes de negociação, para espaços mais informais. Se, cada vez mais os escritórios estão sendo pensados para promover a produtividade e o bem estar dos colaboradores, a sala do CEO ou a de reuniões não deve ser diferente. O ambiente onde serão realizadas as mais importantes negociações na empresa deve ser projetado com a intenção correta. “Ambientes agradáveis podem deixar os envolvidos mais relaxados, favorecendo a negociação, ou até permitir uma melhor leitura da linguagem corporal dos envolvidos. No Irã, em projetos do arquiteto iraniano Arash Ahmadi, os negócios são fechados em rodas de conversas, sentados em tapetes”, finaliza Sharise. Arash foi um dos quatro arquitetos selecionados em todo o mundo para trazer tendências para o escritório do futuro durante a feira de Milão.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!