Decoração

Feira de móveis Interzum, na Alemanha, vai expor inovação e tendências do setor

Luisa Nucada, especial para a Gazeta do Povo
12/11/2014 17:50
Thumbnail

A diretora da alemã Koelnmesse falou da importância do Sul do Brasil para o setor moveleiro | Marcio Pimenta

As novas tecnologias de materiais para mobiliário e acabamento interior serão apresentadas na Interzum, maior feira do setor, que acontece de 5 a 8 de maio do próximo ano em Colônia, na Alemanha. Nesta quarta-feira (12), Katharina Hamma, diretora da Koelnmesse, empresa alemã que organiza o evento, esteve em Curitiba para falar sobre a importância do Brasil no cenário moveleiro, e também antecipou tendências que serão expostas na feira.
“É a primeira vez que fazemos uma apresentação da Interzum no Brasil, e decidimos por Curitiba porque sabemos que o Sul do País é um pólo moveleiro, onde estão as principais indústrias do setor”, afirma Katharina. De acordo com ela, o Brasil é a porta de entrada para o comércio da Alemanha com a América do Sul e representa o sétimo lugar no ranking de países produtores de móveis.
Segundo a diretora, já é possível identificar as inovações que serão apresentadas na feira. “Materiais recicláveis, naturais e renováveis estarão em alta, atendendo a demanda por sustentabilidade. Matérias-primas inovadoras, como casca de caracol, algas marinhas e celulose farão parte das novidades”, conta.
Para suprir necessidades criadas por imóveis cada vez menores, a indústria, juntamente com profissionais de arquitetura e design, está investindo em móveis multifuncionais, como escadas que também são estantes, e pufes que viram mesa, diz a diretora. “Por isso, esse evento que reúne e aproxima fornecedores e especialistas da área é tão importante.”
A criatividade brasileira e a capacidade de oferecer móveis sustentáveis, com linguagem de design clean, agradam muito ao mercado internacional, de acordo com Katharina. Na última edição da Interzum, que ocorreu em 2013, participaram 12 empresas brasileiras como expositoras, além de 600 visitantes do país.
A tradicional feira ocorre desde 1959, sempre em Colônia. Bianualmente, a Interzum aponta o que há de mais novo nas áreas de interiores, mobiliário e design. Em sua última edição, o evento contou com mais de 1,5 mil expositores de 62 países diferentes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!