Decoração

Feitos para brilhar

Franco Caldas Fuchs, especial para a Gazeta do Povo
06/09/2012 03:28
Thumbnail
A decoração pode estar maravilhosa. Mas, sem uma boa iluminação, toda a be­­leza do ambiente se esvai. Ao mesmo tem­­po, a luz, por si só, também pode ser um item decorativo. Nesse tipo de proposta, arquitetos e light designers buscam um complexo equilíbrio entre bri­­lhos, cores e sombras. “Ao contrário do que alguns pensam, o ideal é dosar a quan­­tidade de luz. Se você ilumina de­­mais, o ambiente perde o charme. Ex­­plorar as sombras é muito importante, porque elas criam um clima especial”, afirma a arquiteta Fernanda Borio.
Profissionais da área destacam que efeitos luminosos podem ser obtidos não só com objetos estilosos, que dão suporte à luz, como lustres e abajures, como também por meio do próprio facho de luz emitido. “Um facho colorido projetado em uma textura ou em um papel de parede valoriza a decoração. É um efeito bastante procurado”, diz Vanessa Moraes, light designer da Ideally Iluminação.
Importância do projeto
Para saber se um ambiente fica melhor com uma luz direta, indireta (rebatida) ou geral, e para definir o tipo de lâmpada que deve ser usada – incandescente,­ fluorescente ou LED –, a dica é buscar pro­­fissionais que façam um projeto lu­­mino­técnico. Afinal, com a variedade de lâmpadas disponíveis no mercado, é grande o risco de um leigo transformar a casa num “carnaval de luz”, como observa Adriana Syp­­nie­­wski, light designer e proprietária da Grey House. “Ao repor uma lâmpada queimada, é importante a pessoa também consultar o autor do projeto. Se você substitui as lâmpadas originais de maneira aleatória, há o risco de descaracterizar a iluminação”, orienta Adriana. Muitas lojas oferecem projetos luminotécnicos gratuitos, desde que os materiais sejam comprados no local.
Serviço:
• Dalton Vidotti Arquitetura, Rua José Lass, 270, (41) 3335-0029.
• Fernanda Borio & Mariana Stockler Arquitetura, Rua Kellers, 521, São Francisco, (41) 3232-7879 e www.boriostockler.com.br.
• Grey House Iluminação, Rua Noel Rosa, 61, Bigorrilho, (41) 3336-4159 e www.greyhouse.com.br.
• Ideally Iluminação, Rua General Aristides Athayde Jr., 54, Bigorrilho, (41) 3339-1525 e www.ideally.com.br.
• LedArt Iluminação, Alameda Presidente Taunay, 1.480, (41) 3335-7230 e www.ledart.com.br.
• Sandro Percicotti Arquitetura, Avenida Senador Salgado Filho, 5.229, (41) 3376- 8156 e www.sandropercicotti.com.br.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!