Decoração

Arquiteto de Curitiba faz reforma no apê de Zeca Camargo no Rio

Stephanie D’Ornelas*
24/07/2019 19:51
Thumbnail

Foto: Felipe Guerra/Divulgação

Desde que comprou seu apartamento no Rio de Janeiro o jornalista e apresentador Zeca Camargo tinha vontade de reformar o local. Mas foi só neste ano, quase uma década depois da aquisição, que o plano saiu do papel. Para auxiliar e inspirar quem também tem o sonho de reformar a casa, o apresentador resolveu compartilhar o cotidiano da obra do início ao fim em um reality show, o ‘Reforma Certa – Leroy Merlin’, que é exibido durante o programa global ‘É de Casa’.
O projeto do novo lar do apresentador é assinado pelo arquiteto curitibano Felipe Guerra, que quis transmitir a atmosfera carioca ao apartamento localizado no Jardim Botânico. A paleta de cores escolhida é baseada em tons azuis, enquanto os materiais transmitem a ideia de frescor e tropicalidade. Para armazenar as dezenas de livros de Zeca de maneira organizada, Guerra criou uma prateleira que circunda praticamente todo o apartamento.
Foto: Felipe Guerra
Foto: Felipe Guerra
O apê, que antes era bastante compartimentado, teve toda a área social integrada à cozinha. Para isso, várias paredes tiveram que ir abaixo, o que representou um dos principais desafios da obra. “O apê é muito antigo, tem 60 anos. Ele foi todo feito com alvenaria estrutural, ou seja, não tem pilar nem viga, as próprias paredes é que sustentam as lajes. Tivemos que criar um sistema de vigas metálicas que ficam exatamente no alinhamento onde eram essas paredes”, explica.
Foto: Felipe Guerra
Foto: Felipe Guerra
Outra tarefa desafiadora está sendo executar o projeto no ritmo televisivo. “Não é fácil, porque o tempo da obra não é o tradicional. Como sempre tem que ter uma equipe filmando o processo e essa equipe não fica 24 horas por dia na obra, às vezes precisamos retardar alguma etapa do trabalho para executar apenas quando a equipe estiver no local”, diz Guerra. O tempo estimado da obra é de dois meses e meio.
Fotos antes versus projeção de como ficará o espaço da cozinha. Fotos: Felipe Guerra
Fotos antes versus projeção de como ficará o espaço da cozinha. Fotos: Felipe Guerra
O arquiteto curitibano, que não tinha experiência anterior com televisão, está satisfeito com o feedback que está recebendo dos telespectadores. “O apê chamou muito a atenção das pessoas pelo fato de que estava numa condição bem ruim. O antes e depois desse projeto vai ser fantástico. Eu estou aprendendo também, como profissional. Estou utilizando a minha ferramenta de trabalho, que é a arquitetura, mas agora numa plataforma de televisão, que é outro universo, outra dinâmica”, pontua.
Foto: Felipe Guerra
Foto: Felipe Guerra
Guerra adianta que, fora das telinhas, a obra já está bem avançada. “A gente vai conseguir executar 100% daquilo que pensamos no projeto. Encontramos soluções técnicas para todas as dificuldades que surgiram”, conta o arquiteto.
Foto: Felipe Guerra
Foto: Felipe Guerra
O reality ‘Reforma Certa’ contará com 12 episódios. O quinto vai ao ar na próxima manhã de sábado (27) durante o programa ‘É de Casa’, na Globo. Confira aqui os episódios anteriores.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA MAIS:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!