Decoração

Saiba como usar o Feng Shui para renovar o astral da casa

HAUS
28/12/2018 16:35
Thumbnail
A técnica do Feng Shui tem origem chinesa e resgata a energia vital da casa. A reportagem de HAUS foi em busca de especialistas no assunto que explicam do que cada cômodo precisa para ficar mais equilibrado.
Antes disso, saiba que essa energia vital, também conhecida como chi, entra pela porta da casa e caminha por todos os ambientes levando com ela todo o astral que encontra a sua frente, bom e ruim, de­­pendendo dos obstáculos estruturais e energéticos.
Para que o chi entre com harmonia logo de cara, aproveite para reorganizar a fachada, a área externa ou até o jardim e deixar o verde entrar. A natureza tem poder transformador. A mudança pode ser feita com folhagens, flores, pequenos cursos d’água, caminhos em pedra e sinos de vento, que, aos poucos, deixam o ambiente mais tranquilo e equilibrado. Isso do lado de fora. Mas é pela porta principal que a energia da prosperidade e do trabalho entram em casa. As janelas e sacadas são os pontos principais da entrada de chi em apartamentos.
A seguir, você vai encontrar dicas simples e básicas, como organização, limpeza e fluxo livre, que fazem parte do imenso estudo do Feng Shui. Pois para aplicá-lo na íntegra é preciso fazer um estudo minucioso sobre a planta do seu imóvel. E, de todos os conselhos, o mais importante deles é ir além das aparências e agir como manda o coração, sem seguir necessariamente tendências ou modismos. Afinal, o Feng Shui é a arte do bom senso e a casa é o seu ninho.

Sala de estar

Acolhedoras, são elas que recebem as visitas e a família, que sentam para conversar e relaxar. Em uma sala harmoniosa, a disposição de cadeiras e sofás deve priorizar a conversa e o convívio social. Esta sala de estar, por exemplo, foi toda projetada nos princípios do Feng Shui pela consultora Rosângela de Miranda. Em destaque, os materiais aconchegantes, como madeira e tecidos, cores neutras e luz do sol filtrada. Outra boa dica é reforçar a união familiar com fotografias na decoração, objetos culturais e de valor familiar e símbolos religiosos. Mais abaixo, a sala da arquiteta e consultora Claudia Vega, com fotos de família.

Sala de jantar

É um ponto de encontro e integração familiar muito importante no Feng Shui. Para os chineses, esta área deve ser preservada e íntima, pois é um espaço de prosperidade que não pode ficar vulnerável. Como a maioria das casas atuais tem esse ambiente integrado ao living ou à sala de estar, existem pequenas soluções para deixar a área reservada: uma delas é posicionar um arranjo de flores, ou um objeto decorativo sobre a mesa. No ambiente projetado pela Perffecta, o lustre faz esse mesmo papel.

Cozinha

O lugar onde as refeições são preparadas precisa ser tratado com todo o cuidado. Na tradição chinesa, a cozinha é chamada de “chi pós natal” o que significa que, depois do nascimento, é ela que nos nutre com a energia vital do universo. Acredita-se que todo o processo da preparação dos alimentos pode ser prejudicado pela energia do ambiente ruim e esse distúrbio é repassado a todos que se alimentam na casa. Para a consultora Renata Souza Teixeira, a cozinha não deve ficar exposta diretamente à rua. “Um ambiente protegido, resguardado, silencioso e calmo é o ideal”, salienta.

Escada

Elas são tão importantes e, ao mesmo tempo, esquecidas. A escada é considerada um condutor de energia, uma porta de entrada para o piso superior. E sendo um ponto de passagem, o fluxo energético precisa subir lentamente para que as boas energias não vão embora rapidamente. Para Claudia Vega, o ideal é ter um elemento de guarda (objetos de valor religioso fazem esse papel) no início da escada, e também um pequeno espelho.

Dormitório

Os quartos, dentro da ciência do Feng Shui, são verdadeiros santuários para abrigar os sonhos e um lugar reservado para a renovação de energias. Sua principal função é fornecer condições para o relaxamento e para o sono. São neles em que passamos a maior parte da vida e precisamos nos sentir protegidos. Para Claudia, é preciso estar atento quanto à posição da cama. A cabeceira deve estar protegida; não pode ficar em frente à janela, por exemplo. “O pé da cama também tem de ser posicionado de forma que não fique na mesma direção da porta”, esclarece. E os espelhos precisam ser dispostos de um jeito que o morador não os enxergue diretamente quando estiver deitado.

Para fazer em casa

Para a consultora de Feng Shui Mazzé Schnirmann, mudanças simples podem reenergizar os ambientes. Experimente:
– Sujeira e bagunça definitivamente não combinam com Feng Shui. Além de não reter as boas energias, os objetos deslocados de sua função trazem prejuízos para a prosperidade da casa e também para a saúde dos moradores. Portanto, limpe tudo, jogue os excessos fora e renove a energia.
-As quinas, assim como as vigas, são consideradas “facas afiadas”, cortando o chi (energia) no espaço. Para neutralizá-las, use móbiles, plantas, cores, fontes de água, elementos de guarda nos ambientes. Eles amenizam os efeitos.
-Não deixe paredes rachadas, pregos sem uso na parede, furos, pintura descascada ou com mofo. Eles são sinais de energia decadente. Lembre-se, tudo deve estar limpo e ter função.
-O banheiro é o espaço da higiene física, mental e emocional dentro de casa. Por esse motivo, mantenha sempre a tampa do vaso sanitário e as portas do banheiro fechadas.
-Deixe nos ambientes apenas os itens que sejam úteis ou belos. De novo, o que não tem função ou está estragado precisa ser revisto, arrumado ou repassado.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!