Espaço zen

Decoração

Garagem dá lugar a spa com conforto térmico e decoração minimalista

Luciane Belin, especial para HAUS
23/06/2022 12:59
Thumbnail

Conforto térmico nos detalhes e linguagem limpa e elegante. | Eduardo Macarios

Uma garagem de 40 m² pouco utilizada e de difícil acesso aos automóveis foi transformada por uma família em espaço de relaxamento. Com projeto assinado pelo arquiteto Giuliano Marchiorato, a reforma foi realizada em uma casa em Curitiba e o resultado foi um verdadeiro spa em casa.
“Era uma área subutilizada da casa, e, devido à pandemia, a família passou a estar mais tempo em casa; tiveram a ideia de dar uso ao espaço, já que gostavam bastante de fazer massagens, sauna, e que antes da pandemia faziam esses tratamentos fora da residência, decidiram trazer isso para dentro”, explica o arquiteto.
Para descomprimir sem precisar sair de casa.
Para descomprimir sem precisar sair de casa.
O primeiro passo foi garantir o conforto térmico. A calefação central da residência foi estendida até a garagem extra. O espaço também conta com ar condicionado e os toalheiros térmicos são um toque final que garante a comodidade no dia a dia do uso do home spa, que também aplica elementos de conforto acústico.
Antes, garagem. Agora, um lugar para não pensar em nada.
Antes, garagem. Agora, um lugar para não pensar em nada.

Spa em casa

Um cantinho zen, um lugar para esquecer de todas as demandas e preocupações externas, e concentrar em sentir-se bem. O sonho e o verdadeiro sentido contemporâneo de “luxo”. Neste espaço, além de macas para massagem e de uma sauna, o projeto incluiu também uma banheira para banho contemplativo.
Banheira para banho contemplativo.
Banheira para banho contemplativo.
Esse “oásis urbano”, como define o arquiteto, aplica linguagem minimalista e contemporânea, com mínimos acabamentos que remetem à contemplação. “Priorizamos os elementos naturais, como madeira, pedra e demais acabamentos naturais”, complementa Marchiorato.
Ripado em diferentes alturas para criar movimento.
Ripado em diferentes alturas para criar movimento.
Um microcimento areia veste pisos e paredes, lâminas naturais de madeiras aquecem e trazem uma atmosfera de acolhimento, enquanto o mármore Travertino contribui com rusticidade e naturalidade.
Microcimento, mármore e madeira como materiais essenciais do projeto.
Microcimento, mármore e madeira como materiais essenciais do projeto.
Os traços minimalistas mimetizam as linhas retas e orgânicas, e as marcenarias em alturas distintas promovem diferentes sensações de escala ao usuário, evidenciando as premissas projetuais.
Conforto na sauna.
Conforto na sauna.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!