Decoração

Gigante do fast design investe em linha voltada para agricultura urbana

HAUS*
16/12/2018 19:20
Thumbnail

Foto: Divulgação Ikea/Tom Dixon

O seu jardim pode salvar o mundo. Esta é a premissa da participação da IKEA, marca global de decoração e arquitetura, e do designer Tom Dixon na maior feira de paisagismo do Reino Unido, a Chelsea Flower Show, que acontece em maio na cidade inglesa. A ação mais aguardada do evento é o lançamento da mais nova parceria entre as duas marcas, uma iniciativa que visa repensar o futuro da agricultura urbana.
Segundo ações de comunicação emitidas por ambos, a ideia dessa união é propor soluções para um mundo mais sustentável e mais verde, entre as quais está um convite a transformar cada casa em uma fazenda do século 21. Como? Com o suporte de marcas que, como ambas, se disponham a propor soluções inovadores para o cultivo de plantas e vegetais direto do quintal.
O conceito que aproximou Tom Dixon da IKEA é a ideia de celebrar o cultivo de alimentos como um elemento fundamental da vida cotidiana, algo que poderá inspirar um estilo de vida mais saudável e sustentável. Considerando a economia de recursos que esta atividade poderá ocasionar, reduzindo o gasto com combustível para transporte de alimentos, o desperdício de água e alimentos em si, a equipe fará uso dos princípios de design democrático da IKEA para “promover a agricultura e o consumo sustentável e acessível em nossas casas e comunidades urbanas”.
Foto: Divulgação Ikea/Tom Dixon<br>
Foto: Divulgação Ikea/Tom Dixon<br>
“A jardinagem é uma condição fundamental e elemento inseparável do homem. Ela possui um apelo universal e poder de transformação. Sem as nossas plantas, estaríamos todos em apuros! Mesmo que as pessoas comuns não sejam paisagistas profissionais, acreditamos que é possível compartilhar o conhecimento e ensinar maneiras simples através das quais, qualquer um poderá fazer uma pequena diferença, promovendo a horticultura urbana tanto através das técnicas mais tradicionais quanto com o uso das mais novas tecnologias”, disse Tom Dixon em comunicado.
A apresentação do projeto na feira procura chamar à atenção para o futuro do meio ambiente e a importância do cultivo local de alimentos, ao mesmo tempo em que investiga o contraste entre os métodos de cultivo hiper-naturais e hiper-tecnológicos.
Foto: Divulgação Ikea/Tom Dixon
Foto: Divulgação Ikea/Tom Dixon
“Para a IKEA, este projeto é uma forma de refletir sobre como podemos incorporar o cultivo de alimentos em nossa vida cotidiana e doméstica. A agricultura é essencial à vida em sociedade e o design é a chave para desenvolver soluções mais inteligentes. Porque no final das contas, é importante que as pessoas se sintam inspiradas a cultivar e colher seus próprios alimentos em suas casas e comunidades”, disse James Futcher, líder criativo da IKEA Range and Supply.
Após a Chelsea Flower Show, a equipe começará a desenvolver uma série de produtos voltados à agricultura urbana, os quais estarão disponíveis em todas as lojas IKEA ao redor do mundo a partir de 2021.
*Com informações Archdaily Brasil.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!