Decoração

Guia completo e cinco ideias de projetos para montar um quarto montessoriano

HAUS
07/01/2019 20:29
Thumbnail

Projeto da doob arquitetura propõe um quarto montessoriano com uma cama em formato de casinha. Foto: Divulgação

Uma das grandes tendências em decoração, que teve um verdadeiro boom em 2018, é o conceito montessoriano. Criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, o método pedagógico é caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Levado para a decoração, o método Montessori se traduz em quartos que visam o desenvolvimento da criança por meio do estímulo à sua autonomia. As designers Linda Martins e Cris Araújo, do escritório Maraú Design Studio explicam como utilizam esse conceito em seus projetos.
Projeto de quarto montessoriano assinado pela Maraú Design. Foto: Divulgação
Projeto de quarto montessoriano assinado pela Maraú Design. Foto: Divulgação
“Os elementos ficam mais à mão para que a criança sozinha possa manipular. A cama é mais baixa o que permite que ela possa entrar e sair no móvel quando quiser. Os brinquedos são colocados em baús e nichos baixos para que possam pegar e guardar os brinquedos. Cadeiras e mesas baixas para que ela se sente e levante sozinha. Tudo é feito para que a criança possa fazer sozinha, e com segurança, o que quiser sem ter que sempre pedir auxílio a um adulto”, explicam.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ao utilizar esse conceito na decoração do ambiente é preciso prestar atenção no mobiliário a ser inserido no quarto. “É importante comprar linhas específicas de móveis que já tenham altura própria para cada faixa de idade, onde as quinas são arredondadas, o espelho é específico para crianças e vem com uma película protetora que, caso quebre, faça com que o vidro não estilhace. Quando a gente fala de criança é preciso ter um cuidado redobrado. Não recomendo adaptar um móvel qualquer para fazer esse tipo de decoração”, alertam Linda e Cris.
Em um de seus projetos, as profissionais criaram uma ambientação lúdica e autônoma para um bebê, desde os seus primeiros dias de vida. No chão, nichos com brinquedos que serão utilizados pela criança e um espelho com barra para segurar – para que o bebê consiga se reconhecer. “As prateleiras com livros, hoje, estão no alto, mas com a saída da cômoda, ficarão ao alcance da Valentina, para que ela possa pegá-los sozinha. A cama fica rente ao chão, o que evita pequenos acidentes e facilita para que a pequena possa entrar e sair da mesma”.
Projeto da doob arquitetura propõe um quarto montessoriano com uma cama em formato de casinha. Foto: Divulgação
Projeto da doob arquitetura propõe um quarto montessoriano com uma cama em formato de casinha. Foto: Divulgação
As arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da doob arquitetura, também criaram um projeto com as bases do método montessoriano e dão uma dica valiosa: a altura baixa da cama ressalta o pé direito do quarto, que às vezes pode intimidar. O móvel, em formato de casinha ou cabana, torna essa escala mais amigável para a criança, deixando o projeto agradável e confortável.

Enxoval específico

Com o crescente uso dos quartos cunhados no método, algumas marcas passaram a desenvolver mobiliário voltado para essa aplicação. É o caso da Biramar Baby que produz enxovais e acessórios montessorianos no Brasil.
Thayane Ramalho, diretora de criação da empresa, explica que é preciso algumas peças de base para a montagem do quarto. Ela indica cinco produtos entre rolos laterais e almofadas para evitar que a criança se machuque.
Riqueza de elementos deixa os quartos montessorianos mais estimulantes para os bebês. Foto: Divulgação
Riqueza de elementos deixa os quartos montessorianos mais estimulantes para os bebês. Foto: Divulgação
Outra dica é não ter medo de criar combinações na hora da escolha dos complementos. Como o próprio método propõe é importante que as cores estejam presentes e as formas também.  “É possível combinar um tema floral com estilo clássico e com cores que antes não eram comuns aos quartinhos infantis, como por exemplo, o preto. E o resultado é uma composição charmosa e cheia de personalidade”, completa.
Ao escolher as almofadas, a dica é inserir personagens, permitindo a interação da criança e auxiliando no estimulo e criatividade. As bandeirolas são itens que contam positivamente neste quesito.
O quarto montessoriano acompanha o crescimento da criança. Foto: Biramar Baby  / Divulgação
O quarto montessoriano acompanha o crescimento da criança. Foto: Biramar Baby / Divulgação
Segundo Thayane, o colchonete é outro acessório que vale incluir na lista de compras. “São ótimos e práticos, além de criar um espaço destinado à brincadeira, leitura e ou descanso podem ser levados por toda a casa e ainda para passeios.” A dica da especialista é também apostar em criar cantinho lúdico com apoio do colchonete e tenda, além de brinquedos e almofadas.
Para deixar o bebê seguro é necessário atentar para a qualidade dos produtos. “Dê preferência aos tecidos 100% algodão e observe que os acessórios e enxovais não devem ter linhas soltas, costuras grossas que possam machucar a criança e peças que possam se soltar ao serem manipuladas. A segurança dos pequenos deve estar acima de qualquer escolha”, finaliza.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!