Dia das bruxas

Decoração

Guia do halloween: curiosidades, dicas de decoração e ideias de faça você mesmo

Gazeta do Povo
30/10/2019 16:29
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Neste sábado (31) o mundo celebra o Dia das Bruxas. Popularmente conhecida como halloween, a data que antecede o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) é uma marca da cultura norte-americana que reverbera em outros países, até mesmo no Brasil, e funciona como uma oportunidade de tirar a casa da monotonia, especialmente em tempos de isolamento social.
Para te ajudar a montar um cantinho para as crianças, a espalhar abóboras pelo quintal ou pela sacada, ou a criar uma festa simples e estilosa para a família, HAUS criou o guia definitivo do halloween!
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

Qual a origem do halloween?

Apesar de ser associado aos Estados Unidos, o Dia das Bruxas tem origem a milhares de quilômetros da terra do Tio Sam. Estima-se que tenha surgido por volta do ano 1.000 a.C, em território onde é Inglaterra e Irlanda.
Ele surgiu de um ritual celta chamado “samhain”, que marcava o fim da colheita e começo de um novo ano. Os praticantes do ritual acreditavam que no dia anterior à virada de ano, o véu entre a vida e a morte ficava mais tênue. Segundo as crenças, os espíritos voltavam para visitar os vivos. Para afastar espíritos maus, eles esculpiam rostos assustadores em nabos. Só que o vegetal não era tão abundante e, logo, os celtas passaram a usar abóboras, muito mais comuns.
Os católicos aderiram à prática e, alguns vestidos de santos, iam de porta em porta pedir doações para os pobres e rezar por suas almas, uma prática conhecida como “souling”, possivelmente uma raiz do ‘trick or treat?’ (‘gostosuras ou travessuras?’) — aquela ação em que as crianças saem de porta em porta pedindo doces.
Martinho Lutero abandonou essa tradição entre os protestantes com sua Reforma Protestante em 1517, mas ela continuou a ser celebrada entre anglicanos e católicos. Com a imigração massiva de irlandeses e escoceses para os Estados Unidos no século 19, ela começou a se espalhar mundo afora.

Como fazer uma lanterna de abóbora?

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Essa é uma boa ideia para fazer junto com os pequenos. É fácil e rápido de fazer. Veja o passo a passo para criar uma lanterna de halloween.
Materiais:
– Uma abóbora moranga grande
– Vela pequena
– Papel, lápis e borracha
– Caneta preta
– Álcool em gel
– Pequena faca afiada e colher
– Bowl para colocar o miolo do legume
Passo 1
Desenhe com a caneta preta a careta na abóbora. Comece pelo nariz, depois trace os olhos e a boca.
Passo 2
Trace e corte a tampa da abóbora. Com a colher, retire todo o miolo do legume.
Passo 3
Corte os olhos, o nariz e a boca, cuidando para não ultrapassar o desenho.
Passo 4
Retire com o álcool em gel a marca dos traços feitos com a caneta. Para finalizar a peça, acenda uma vela pequena em seu interior.
Serviço: João Moro, artista plástico, fone (41) 3335-4937.

6 ideias para decorar a casa no halloween

Como todas as outras festividades, não há regras para a decoração. Basta usar a criatividade. Você pode utilizar elementos tradicionais do Dia das Bruxas ou escolher objetos temáticos de alguma série ou filme da sua preferência, como "O Iluminado", "Coringa" e "Stranger Things", por exemplo. Confira a seguir seis ideias para a decoração do Dia das Bruxas!

1-Roseou!

Foto: Pinterest/reprodução
Foto: Pinterest/reprodução
Foto: Pinterest/reprodução
Foto: Pinterest/reprodução
O rosa é o novo laranja na decoração de halloween. Dá para revisitar vários elementos decorativos nos mais diversos tons de rosa. Basta utilizar spray, guache ou tinta comestível.

2-Morcegos, aranhas e teias

São elementos que remetem às poções mágicas e as bruxarias das feiticeiras, além de dar aquele toque abandonado e assustador em casa. A decoração com esses itens pode ser muito barata: feita com recortes de papel, brinquedos comprados em lojas de festas e barbante.

3-Fitas e balões

Fotos: reprodução/House Beautiful
Fotos: reprodução/House Beautiful
Balões são opções baratas para decorar a casa para o halloween. Com uma caneta permanente preta, fica fácil transformar bexigas brancas ou laranjas em uma decoração temática. E não é obrigatório ter muito talento para isso: as inspirações vão desde desenhos mais simples, como fantasmas, até as caveiras mexicanas do Dia de Los Muertos ou as famosas abóboras.

4-Lanternas, bandeiras e luzinhas

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Potes de vidro sem uso, como os de geleia, podem ser reutilizados e virarem lanternas. Esmalte preto, aranhas falsas, algodão (também vale teia de aranha falsa!) e vela eletrônica são os materiais necessários para reproduzir as lanternas abaixo, que podem ‘enfeitar’ qualquer cantinho da casa.

5-Cores nos móveis!

Aproveite o que você já tem em casa! Se tiver algo laranja, deixe a peça à mostra. Pode até ser alguma coisa em outras cores quentes e vibrantes, que se destacam entre tons mais suaves e reafirmam o clima de Halloween.

6-Chapéu de bruxa

Simples chapéus de bruxa pendurados no teto, como se estivessem flutuando, já causam um impacto na decoração. Outra opção é colocar um chapéu sobre luminária. Além de serem visualmente diferentes e de transformarem o objeto por completo, os chapéus tornam a luz mais quente e o ambiente um pouco mais escuro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!