Guia do halloween: curiosidades, dicas de decoração e ideias de faça você mesmo

Sugestões de cantinho do Dia das Bruxas para crianças ou uma festa simples e estilosa para os amigos

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

por Gazeta do Povo

30/10/2019

compartilhe

Nesta quinta-feira (31) o mundo celebra o Dia das Bruxas. Popularmente conhecida como halloween, a data que antecede o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) é uma marca da cultura norte-americana que reverbera em outros países, até mesmo no Brasil, e funciona como uma oportunidade de tirar a casa e a cidade da monotonia e como desculpa para reunir os amigos e confraternizar.

Para te ajudar a montar um cantinho para as crianças, a espalhar abóboras pelo quintal ou pela sacada, ou a criar uma festa simples e estilosa para os amigos, HAUS criou o guia definitivo do halloween!

dicas decoração halloween lanterna

Foto: Reprodução/Pinterest

Qual a origem do halloween?

Apesar de ser associado aos Estados Unidos, o Dia das Bruxas tem origem a milhares de quilômetros da terra do Tio Sam. Estima-se que tenha surgido por volta do ano 1.000 a.C, em território onde é Inglaterra e Irlanda.

Ele surgiu de um ritual celta chamado “samhain”, que marcava o fim da colheita e começo de um novo ano. Os praticantes do ritual acreditavam que no dia anterior à virada de ano, o véu entre a vida e a morte ficava mais tênue. Segundo as crenças, os espíritos voltavam para visitar os vivos. Para afastar espíritos maus, eles esculpiam rostos assustadores em nabos. Só que o vegetal não era tão abundante e, logo, os celtas passaram a usar abóboras, muito mais comuns.

Abóboras eram mais comuns que nabos nos países anglo-saxônicos. Foto: Pexels/Reprodução

Os católicos aderiram à prática e, alguns vestidos de santos, iam de porta em porta pedir doações para os pobres e rezar por suas almas, uma prática conhecida como “souling”, possivelmente uma raiz do ‘trick or treat?’ (‘gostosuras ou travessuras?’) — aquela ação em que as crianças saem de porta em porta pedindo doces.

Martinho Lutero abandonou essa tradição entre os protestantes com sua Reforma Protestante em 1517, mas ela continuou a ser celebrada entre anglicanos e católicos. Com a imigração massiva de irlandeses e escoceses para os Estados Unidos no século 19, ela começou a se espalhar mundo afora.

Como fazer uma lanterna de abóbora?

Foto: Pixabay

Essa é uma boa ideia para fazer junto com os pequenos. É fácil e rápido de fazer. Veja o passo a passo para criar uma lanterna de halloween.

Materiais:

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

– Uma abóbora moranga grande
– Vela pequena
– Papel, lápis e borracha
– Caneta preta
– Álcool em gel
– Pequena faca afiada e colher
– Bowl para colocar o miolo do legume

Passo 1

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Desenhe com a caneta preta a careta na abóbora. Comece pelo nariz, depois trace os olhos e a boca.

Passo 2

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Trace e corte a tampa da abóbora. Com a colher, retire todo o miolo do legume.

Passo 3

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Corte os olhos, o nariz e a boca, cuidando para não ultrapassar o desenho.

Passo 4

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Retire com o álcool em gel a marca dos traços feitos com a caneta. Para finalizar a peça, acenda uma vela pequena em seu interior.

Serviço: João Moro, artista plástico, fone (41) 3335-4937.

6 ideias para decorar a casa no halloween

Como todas as outras festividades, não há regras para a decoração. Basta usar a criatividade. Você pode utilizar elementos tradicionais do Dia das Bruxas ou escolher objetos temáticos de alguma série ou filme da sua preferência, como O Iluminado, Coringa e Stranger Things, por exemplo. Confira a seguir 6 ideias para a decoração do Dia das Bruxas!

1-Roseou!

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

O rosa é o novo laranja na decoração de halloween. Dá para revisitar vários elementos decorativos nos mais diversos tons de rosa. Basta utilizar spray, guache ou tinta comestível.

2-Morcegos, aranhas e teias

Foto: Reprodução/Pinterest

São elementos que remetem às poções mágicas e as bruxarias das feiticeiras, além de dar aquele toque abandonado e assustador em casa. A decoração com esses itens pode ser muito barata: feita com recortes de papel, brinquedos comprados em lojas de festas e barbante.

3-Fitas e balões

Fotos: House Beautiful/Reprodução

Balões são opções baratas para decorar a casa para o halloween. Com uma caneta permanente preta, fica fácil transformar bexigas brancas ou laranjas em uma decoração temática. E não é obrigatório ter muito talento para isso: as inspirações vão desde desenhos mais simples, como fantasmas, até as caveiras mexicanas do Dia de Los Muertos ou as famosas abóboras.

4-Lanternas, bandeiras e luzinhas

dicas decoração halloween lanterna

Foto: Reprodução/Pinterest

Potes de vidro sem uso, como os de geleia, podem ser reutilizados e virarem lanternas. Esmalte preto, aranhas falsas, algodão (também vale teia de aranha falsa!) e vela eletrônica são os materiais necessários para reproduzir as lanternas abaixo, que podem ‘enfeitar’ qualquer cantinho da casa.

5-Cores nos móveis!

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

Aproveite o que você já tem em casa! Se tiver algo laranja, deixe a peça à mostra. Pode até ser alguma coisa em outras cores quentes e vibrantes, que se destacam entre tons mais suaves e reafirmam o clima de Halloween.

6-Chapéu de bruxa

Foto: Reprodução/Pinterest

Simples chapéus de bruxa pendurados no teto, como se tivessem flutuando, já causam um impacto na decoração. Outra opção é colocar um chapéu sobre luminária. Além de serem visualmente diferentes e de transformarem o objeto por completo, os chapéus tornam a luz mais quente e o ambiente um pouco mais escuro.

LEIA TAMBÉM

Decoração viva: criar abelhas nativas dentro de casa começa a se popularizar

A história da sala de estar em 500 anos: qual seu estilo favorito?

15 ideias para usar o peg board, novo queridinho da organização

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você