Design autoral

Decoração

Guria Marcenaria lança linha de espelhos inspirada no art déco de grandes capitais

Isadora Rupp, especial para a HAUS
04/03/2021 20:28
Thumbnail

Diogo e Juliana, da Guria Marcenaria: lançamentos para 2021 após um ano com sucesso de vendas. | Larissa Guimarães/Divulgação

Foi um processo até a marceneira Juliana Bello Schlichting, idealizadora da marca curitibana Guria Marcenaria, perder o receio de lidar com ferramentas e maquinários complexos envolvido no processo de fazer objetos de madeira. Historiadora de formação, ela estudou design de mobiliário e encarou um curso prático de marcenaria no Centro de Criatividade de Curitiba para colocar de pé o desejo de mudar de ramo.
Deu certo: a marca cresceu, mas mantém a essência do artesanal e da marcenaria fina, que ela produz junto com o seu companheiro, Diogo Santos, que é economista e também largou a carreira anterior, de gerente financeiro, para abraçar o design.
Mesmo com a falta de insumos básicos que afetou a indústria em 2020 - e que atingiu em cheio principalmente os pequenos produtores, como a Guria - a marca lançou no começo de 2021 novos produtos no portfólio: uma linha de espelhos e um organizador, ideias que puderam ser concretizadas após um ano de muito trabalho.
Diogo e Juliana na oficina da marca, que fica junto da casa do casal. Foto: Larissa Guimarães/Divulgação.
Diogo e Juliana na oficina da marca, que fica junto da casa do casal. Foto: Larissa Guimarães/Divulgação.
Apesar da pandemia, as vendas da Guria Marcenaria cresceram 50% em 2020 em relação a 2019. Juliana acredita que o avanço se deu muito pelo fato de as pessoas terem incorporado a compra on-line no cotidiano - toda a venda é realizada por e-commerce, próprio e de parceiros. "A gente já estar online e não ser uma empresa tão grande, que vende em escala, nos ajudou na adaptação da demanda".

Novidades

O primeiro novo produto de 2021 é onipresente e vem ganhando a decoração: espelhos. São três modelos art déco, inspirados na arquitetura das capitais mundiais Paris, Nova York e Rio de Janeiro, cidades que preservaram muito desse período. "Tenho uma paixão pelo estilo art déco, acho muito interessante, principalmente a questão da moda", conta Juliana. Como boa historiadora, a pandemia atual a levou a revisitar fatos relacionados à gripe espanhola de 1918, e as consequências sociais geradas. "Encontrei muitas coisas sobre art déco e acabamos desenvolvendo o espelho".
Modelo Paris.
Modelo Paris.
Cada modelo remete a uma fase histórica diferente que envolve o estilo: o Paris fala da primeira, onde era comum adornos que enfatizavam a geometria, mas também exuberantes e glamourosos.
O Nova York representa um segundo momento, quando o mundo passa pela crise de 1929, com a quebra da bolsa de valores. Ao mesmo tempo, a cidade vivia uma era cultural rica, com a expansão do rádio e do Jazz. "Os arcos desse modelo proporcionam um conforto visual e o detalhe em madeira feijó com as cores formam uma parceria perfeita entre o clássico e o contemporâneo", define Juliana.
Espelho Nova York.
Espelho Nova York.
No modelo Rio de Janeiro, a marca se inspirou na maior estátua art déco do mundo, o Cristo Redentor, e usou arcos semicirculares dispostos de forma simétrica.
No modelo Rio de Janeiro, linhas são simétricas.
No modelo Rio de Janeiro, linhas são simétricas.
O organizador, batizado de "Tô Aqui", surgiu como um experimento que Juliana e Diogo fizeram para a casa deles.
Eles queriam algo bonito para deixar aquela "baguncinha" do dia a dia que precisa estar sempre à mão, mas que não polua a casa. Em madeira curvada, o produto pode ser instalado no hall de entrada e conta com prateleira e seis ganchos para deixar chaves, celular, máscara entre outros objetos do dia a dia.
Os lançamentos estão disponíveis no site da marca.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!