Decoração

Decoração kitsch em mansão clássica é destaque na Itália

HAUS
08/08/2016 22:34
Thumbnail

Linguagem neoclássica se contrapõe à decoração contemporânea, multicolorida e kitsch, fazendo da hospedagem no hotel uma experiência única. Fotos: Byblos Art/Divulgação

Há quem torça o nariz para aquele tipo de decoração multicolorida com um pezinho no kitsch. Ninguém é obrigado a gostar, claro. Mas os principais eventos de design e decoração do mundo vem flertado com o estilo.
E já pensou nesse design contemporâneo encapsulado em uma construção neoclássica superelegante?
Foi essa a proposta do hotel de luxo Byblos Art, em Verona, na Itália, que celebra 10 anos de existência este ano. A decoração de hoje contracena com a arquitetura neoclássica e não deixa nada a desejar em personalidade e charme.
O projeto de interiores recebe assinatura do prestigiado designer Alessandro Mendini, que trabalhou com formas geométricas em móveis criados por outros gigantes do design, como Ron Arad, Eero Saarinen e astro Philippe Starck.
O mix improvável se vê por todas as dependências do hotel: das esculturas abstratas pelos jardins tradicionais, dos afrescos conversando com mobiliários de linhas sinuosas, das salas de banho com luzes cenográficas, dos corredores coloridos repletos de arcos romanos.
A mansão que hoje abriga o hotel foi construída no século 18 pelo arquiteto italiano Ignazio Pellegrini. Toda a arquitetura original foi preservada, o que inclui as molduras ornamentais e os painéis nas paredes.
A obra de Pellegrini aproveitou diversos resquícios arquitetônicos de uma casa forte romana reformada pelo arquiteto Michele Sanmicheli no século 15.
O lugar também é considerado um museu de arte contemporânea a céu aberto. Reúne obras dos maiores nomes das artes de ontem e de hoje, como Tom Wessleman, Jim Dine, Anish Kapoor e Cindy Sherman.
Com essa releitura colorida do luxo e do neoclássico, o hotel já coleciona diversos prêmios. Ano passado foi coroado como o melhor resort da Itália pelo World Luxury Hotel Awards, já foi reconhecido como o hotel com a melhor arquitetura da Europa pela Condé Nast Traveller, e como hotel europeu com a melhor identidade gráfica pela Prix Villegiature Winter.
A diária do hotel começa em 241 euros, o equivalente aproximado a R$ 840, para os quartos mais simples. Mas sua lição mais importante não é financeira. A experiência do resort prova que a decoração não tem dogmas, e que luxo e bom gosto não são feitos apenas de tons nudes.

LEIA TAMBÉM

Inhotim celebra 10 anos com programação especial

Novo campus Cabral da UFPR vai integrar paisagens e dar novo fôlego à região

Quer ter uma horta em casa? Saiba como

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!