Design para repousar

Decoração

Hotel em Curitiba aposta em conceito de luxo voltado a relaxamento e bem-estar

HAUS
20/06/2022 19:34
Thumbnail
Descansar, recuperar as energias, encontrar refúgio para escapar da velocidade com que a vida acontece. Luxo, hoje, é tempo e aconchego, momentos de tranquilidade. A ideia de desacelerar e proporcionar o ambiente adequado para que os hóspedes relaxem com qualidade foi o que norteou o projeto do Qoya, mais novo hotel em Curitiba com proposta de luxo.
Antes sob a bandeira Four Points by Sheraton, o novo estabelecimento da rede HCC foi fechado em março de 2021 para uma reforma completa e reinaugurado como Qoya, em abril deste ano.
Assinado pelo Studio Melina Romano, o projeto da reforma do prédio de 16 andares aposta, agora, em quatro conceitos: slowness, well-being, soulful e natural. Ou seja: desacelerar, sentir-se bem, estar acolhido e em sintonia com a natureza.
Para isso, emprega texturas, formas orgânicas e materiais naturais, além de investir em peças de design que reforçam as características propostas no desenho.
Plantas naturais e a paleta de cores reforçam a conexão com a natureza. “Criamos esse projeto de luxo que foge dos padrões atuais, é um novo conceito que vai perdurar e vai se conectar com o que as pessoas estão buscando hoje como premissa para suas vidas e para sua própria experiência. O hotel acima de tudo é um lugar de experimentar de fato essas sensações”, conta Melina.

Design para acalmar

Simbolicamente, o nome do sofá que compõe o lobby do Qoya já oferece uma pista sobre o conceito e as sensações que o local desperta: Ninho. É acolhedor, natural, e foi desenvolvido pelo estúdio especialmente para o Qoya.
Outras peças de design reconhecido compõem os ambientes, quartos e suítes do hotel. Na recepção, um painel de Cavaco Maché foi desenvolvido pelos designers brasileiros Nicole Tomazi e Sergio Cabral. As banquetas são de Gustavo Bittencourt. O banheiro da recepção ganhou cuba dupla de pedra esculpida desenhada especialmente para o Qoya pelo escritório da arquiteta que assinou o projeto.
Nos quartos, as mesas são de Giacomo Tomazzi e na suíte presidencial há peças da Breton, de Cris Bertolucci e Alex Rocca. Os espelhos em formatos orgânicos foram recortados um a um, assim como os tapetes soltos e as pedras do piso das suítes.
A louça do Restaurante Koré também foi desenvolvida especialmente para o Qoya pela marca de cerâmica artesanal Poteria, com cores baseadas na natureza, sob supervisão do chef Jaime Spazzini, que durante três meses acompanhou pessoalmente cada etapa do processo de produção.

Bem-estar a partir dos sentidos

O nome Qoya foi inspirado na rainha do antigo povo Inca, com a ideia de apresentar uma nova concepção de hospedagem ao unir luxo e contemporaneidade. Entre os destaques da Mobitec, que assina todo o mobiliário planejado do hotel, estão as colunas que abraçam o mobiliário no lounge e a escada em madeira natural, que tornou o espaço instagramável para quem visita ou se hospeda por lá.
No restaurante, a Mobitec produziu um mobiliário curvo e fluido, feito em lâmina de madeira natural e assentos verde oliva. O resultado? Design e arquitetura que abraçam padrões naturais e minimalistas. Os apartamentos são refinados, mas sem ostentação. Para seguir com a proposta do hotel, perfis em aço nos armários, uso abundante de madeira natural e cores essencialmente claras. Nas cabeceiras, a madeira tem aspecto de aço Corten, o que mantém o espaço confortável, mas com um toque de modernidade.
Além do mobiliário e dos acessórios de decoração, outros aspectos buscam reforçar a atmosfera relaxante a partir da estimulação dos sentidos.
A identidade olfativa exclusiva foi desenvolvida pelo Good Smell Estúdio Olfativo e a curadoria musical é da Bananas Music Branding, que criou playlists exclusivas para cada ambiente do hotel e para o Spotify.
Além disso, o
hotel Qoya conta com piscina semiolímpica coberta e aquecida, academia e o Spa
Tereza Zanchi, com tratamentos estéticos e várias terapias, incluindo ofurô,
Shiatsu, Pedras Quentes e outras massagens.
Nesta primeira fase de lançamento estão disponíveis dois modelos de apartamento (Qoya Superior e Qoya Deluxe) e dois de Suíte (Qoya Suite e Qoya Presidential Suite). O hotel também é pet friendly.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!