Decoração

Hotel de luxo com visual paradisíaco tem decoração assinada por Piero Lissoni

Fernanda Massarotto *
20/11/2019 20:42
Thumbnail

Foto: Divulgação

“Todo arquiteto é um alquimista”. A frase do italiano Piero Lissoni traduz um pouco do seu processo de criação. “O meu desejo é ser reconhecido pela minha sobriedade”, diz o arquiteto e designer milanês, responsável pela decoração de interiores do luxuoso Grand Park Hotel de Rovinj, na Croácia, considerada uma das mais românticas localidades do mar Adriático. “A ideia de conforto contemporâneo é uma misteriosa alquimia, quase um feitiço”, brinca ele. “Podemos usar todos os ingredientes corretos e, às vezes, não se amalgamam como previsto”.
A química arquitetônica do Grand Park Hotel é acertada. E muito. A vista de tirar o fôlego ganha ainda mais relevância com a escolha de peças de refinado design italiano e os serviços impecáveis da cadeia croata Maistra Collection. O empreendimento contrasta harmoniosamente com o azul das águas do Mediterrâneo e a história do prédio barroco em estilo veneziano da Igreja de Santa Eufêmia, que se encontra na ilha de Santa Catarina. Detalhe: a península onde está localizado o hotel de Rovinj foi dominada pelos impérios Romano, Bizantino e Austro-Húngaro e, depois da Primeira Guerra Mundial, fez parte do território italiano. Isso explica porque ali os habitantes são bilíngues e a cidade é conhecida pelos nomes Rovinj e Rovigno, em italiano.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
História à parte, Piero Lissoni, que contou com a colaboração do escritório 3LHD de Zagabria, seguiu à risca o conceito de leisure hotel (hotel para descansar) em todos os ambientes dos seis andares do edifício. As colinas e os mais de dois mil hectares de área verde protegida serviram de inspiração e reflexão para o designer, que revela ter desenhado cada espaço imaginando o hóspede como um viajante sofisticado. “Pessoas que amam a cultura do local e apreciam o design elegante e simples, que acabam por traduzir o próprio estilo de vida”, reflete ele.
Construído como uma cascata, o Grand Park Hotel de Rovinj se apresenta ao público com 193 suítes (16 delas de alto padrão), dois halls de entrada, dois restaurantes, três piscinas e um spa de 3,8 mil m². O respeito à natureza é total, tanto que os corredores foram batizados com nomes de plantas que crescem no parque ao lado do hotel, enquanto as suítes recebem nomes de ruas e números. “O que reforça o conceito de se sentir em casa”, comenta o designer milanês.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Detalhes e design assinado

O espírito “lar doce lar” do hotel cinco estrelas está presente nos detalhes. Ao entrar no quarto, o hóspede encontra um diário onde pode transcrever sua experiência cotidiana e que, ao mesmo tempo, serve de guia turístico da cidade. Móveis da Porro, marca de design da qual o arquiteto é diretor criativo, se alternam na decoração das suítes, como o elegante e funcional closet Storage.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O lado artístico do arquiteto milanês ganha espaço com um projeto de arte inspirado no mar Mediterrâneo, nas cores da cidade de Rovinj e na mistura de culturas. Sete artistas foram convidados a conceber obras ligadas ao território e, para isso, passaram um período na localidade. As fotografias da italiana Veronica Gaido são protagonistas nas suítes, enquanto uma arte in situ em baixo relevo de Roberta Patalani adorna a parede do lobby. Já os croatos Klara Rusan, Danjiel Srdarev, Marco Tadik, Hana Tintor e Predrag Todorović deram vida a ilustrações criativas espalhados pelo hotel. “Acredito que esse seja um projeto visionário. O design nas áreas internas é muito milanês, mas está interligado a outros estilos bem diversos. Construí espaços, exatamente como se faz na arquitetura”, observa Piero Lissoni.
A atenção ao design também se repete nos dois restaurantes do Grand Park Hotel de Rovinj. No exclusivo Aureo Signature Restaurant, no quinto andar, tons escuros se misturam a superfícies translúcidas e opacas. A essência e elegância da cor preta se delineia nas linhas geométricas das cadeiras de madeira da linha Neve, revestidas em couro e também assinadas por Lissoni para a Porro. “A fórmula [da arquitetura do hotel] é com certeza de grande estilo”, celebra o arquiteto e designer italiano.
*especial para HAUS, de Milão

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!