Diferentes estilos

Decoração

7 ideias de decoração de mesa posta para a Páscoa

Luan Galani
31/03/2021 14:36
Thumbnail
A Páscoa já está batendo à nossa porta. Mas nada de ignorar esse momento especial, certo? Seja em uma chamada de vídeo com a família ou em uma mesa posta para os que estão por perto, apostar em uma decoração simples e assertiva pode deixar o ambiente mais leve para a data.
E se engana quem pensa que é preciso sair às compras para isso. HAUS convidou algumas arquitetas para preparar uma mesa de Páscoa com itens que já tinham em casa e separar algumas dicas para tornar esse dia mais especial. Confira!

Mesa rústica

Uma forma super simples e charmosa de dar um up na mesa de Páscoa é investir nas plantas! A arquiteta Alessandra Gandolfi apostou em formas e texturas diferentes que trazem um ar mais rústico à produção. Pequenos enfeites que remetam ao momento também são válidos, como mini ovos da Páscoa e coelhos de pelúcia.

Mesa delicada

A arquiteta Bruna Souza, do escritório BE Studio, preparou uma mesa de Páscoa delicada. Com um jogo de louça de porcelana, o destaque vai para os desenhos campestres, com imagens de animais, plantas e frutas. Além disso, para trazer a temática sem perder a sofisticação, a profissional dobrou o guardanapo em formato de coelho. O sousplat de trama foi comprado em uma viagem ao Vietnã, trazendo elementos naturais junto à mesa. As taças foram usadas de forma neutra, para destacar a porcelana.

Mesa criativa

Sim! É possível montar uma bela mesa de Páscoa com o que já se tem no acervo. A arquiteta Roberta Jiraschek, da SUM Architecure, criou uma composição simples e encantadora para sua família apreciar a bela vista ao ar livre da área gourmet. Ela aproveitou os enfeites temáticos que já possuía, além de alguns temperos e plantas da própria horta e jardim, para criar a mesa posta. Para dar um charme ao mix de texturas de base neutra, preparou uma apresentação diferenciada com os guardanapos. Os ovinhos pintados à mão foram amarrados com os tecidos para remeter às orelhas de coelhos. Ideia fácil e prática para replicar na sua casa!

Mesa divertida

A arquiteta Mariana Stockler criou uma mesa cheia de referências à data. Com enfeites, sousplat e porta-guardanapo de coelho, o espaço vira pura diversão para as crianças. Aliás, os filhos são a grande motivação para Mariana, que antes da pandemia não investia em produções para esses momentos. Para ela, a dica é ir colecionando aos poucos objetos que possam dar mais corpo às composições e, assim, deixar as datas comemorativas ainda mais especiais.

Mesa moderna

Em tempos de isolamento social, a arquiteta Danielli Wal e a designer Mayara Wal, do Ponto 41 Escritório de Arquitetura e Design, pensaram em uma composição para duas pessoas. A própria bancada da cozinha serviu como suporte para a mesa posta. Por ser um espaço de nuances mais frias, as profissionais investiram em uma técnica muito simples de se replicar em casa: brincaram com as cores para criar um ambiente alegre, gostoso e contemplativo. O laranja remete às cenouras e aos coelhos (símbolos da Páscoa) e o azul vem como tom complementar. As louças e roupas de mesa temáticas da Birds dão o toque final para enaltecer o espírito de Páscoa.

Mesa lúdica

Que tal se inspirar na própria família para compor sua mesa de Páscoa? Com duas filhas pequenas, a arquiteta Mariana Paula Souza aproveitou a temática lúdica da época. Os clássicos ovinhos pintados à mão e as velas da Labboni são protagonistas, criando uma atmosfera de encanto e afeto. Os coelhinhos conversam com os passarinhos no ninho, representando fertilidade e vida nova. A mesa posta segue a paleta clara de tons pastel (como rosa, azul e verde), adorada pelas crianças e perfeita para uma composição de Páscoa. Uma das dicas da profissional é fazer um mix de texturas e estampas, como a que foi feita entre a rouparia de mesa da Hortelã Home, as louças e os demais itens de décor.

Mesa intimista

Mesa intimista para um brunch de Páscoa.
Mesa intimista para um brunch de Páscoa.
A Cosy Home, em parceria com a The Home Collection, de Bruna Garcia Abrão, montou duas opções intimistas de mesa posta: a primeira, para um brunch especial e a segunda, para um almoço ou jantar de Páscoa.
Para o brunch, a mesa posta pode ser mais descontraída, sem muitas pratarias, mas com todo o charme que a Páscoa pede. A dica é mesclar flores, um trilho de mesa que combine com algum item decorativo da casa e as louças para um café especial.
Mesa intimista para almoço de Páscoa.
Mesa intimista para almoço de Páscoa.
Para o almoço ou jantar de Páscoa, entram sousplats e talheres de prata, por exemplo, taças coloridas e muitas flores. Por ser a principal refeição do dia, a mesa precisa ser bem especial para registrar e celebrar a data. Nas composições foram utilizados louças e tecidos da Entreposto, da coleção Majorelle, com design exclusivo. As peças estão disponíveis na Cosy Home, única loja de Curitiba a contar com produtos da grife. As flores são da Flor do Dia Curitiba.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!