Decoração

Ideias para festas infantis fora do comum

Luisa Nucada
19/02/2015 15:26
Thumbnail

Crédito: Bigstock

O tradicional modelo de festa infantil, com arcos e mais arcos de balões, mesa de doces e decoração temática, é super prático para os pais. As casas de eventos geralmente oferecem o pacote completo, com tudo prontinho: brinquedos infláveis gigantes, serviços de buffet, comida e até produtores para correrem atrás do que for preciso. Mas essa brincadeira sai cara, e as comemorações, padronizadas.
Segundo Miriam Santana, proprietária do Espaço Hoy!, sala para reuniões intimistas, a criatividade é a chave para fazer um evento personalizado e com clima de exclusividade, para poucas pessoas. “No lugar da cama elástica e da piscina de bolinhas, entram brincadeiras mais lúdicas, bem mais voltadas para a criança.” Como exemplo, ela cita uma comemoração que teve como tema “Um Dia de Chef”.
Na festinha, que comemorava o quinto aniversário de uma menina, os convidados – todos crianças – ganharam chapéu de mestre-cuca e avental e colocaram as mãozinhas na massa: fizeram cupcakes, docinhos e decoraram o bolo. Na escola de gastronomia imaginária, os pequenos tiveram um dia fora do comum e aprenderam receitas, conceitos de higiene pessoal e organização da cozinha. Para 20 pessoas, a festa saiu por menos de R$ 500.
Reduzir a lista de convidados também permite realizar a comemoração no espaço gourmet do condomínio, em casa e até mesmo em estabelecimentos comerciais. “Livrarias e salões de beleza, por exemplo, podem ser alugados por algumas horas para a realização de uma festa”, sugere Miriam. Assim, é possível entreter a criançada com fábulas e histórias, ou proporcionar um “dia de princesa”, com cabeleireiro e manicure, para a filha e as amiguinhas dela.
Faça você mesmo
Para a produtora de eventos Naty Fogaça, do Como Antigamente, empresa que planeja eventos vintage, os pais têm procurado se envolver no preparo da festa, agregando a ela símbolos afetivos. “Muitos guardam os potinhos das papinhas para fazer a lembrancinha da festa de primeiro ano. A reutilização de materiais está em alta”, aponta.
O conceito Do It Yourself (Faça Você Mesmo) também está em voga, com decoração feita a mão e comida mais natural. “Dá para fugir daquela festa que vem pronta, que serve fritura e refrigerante. É um resgate das coisas simples e bem pensadas”, diz a produtora.
Ao invés dos brinquedos padronizados, que ocupam muito espaço e são alugados, vale investir em atrações que valorizam o toque, o tato. “Um espaço kids com materiais para trabalhos manuais faz a alegria das crianças. Dá para montar uma oficina de criação de chapéus, por exemplo”, sugere. Basta papel, tinta, giz de cera, carimbos, penas e tecidos para garantir muita diversão e arte. “Os pais ficam junto e têm se encantado ao acompanhar e observar seus filhos brincando”, conta Naty. De acordo com ela, festas nesse estilo são ideais para acomodar entre 50 e 80 convidados.
Serviço  

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!